' '

12 de out de 2012

Gibicon #1: Sidney Gusman com Maffia, Jean com Gonsales...


Jean Galvão, Folha de S.Paulo, 12/out/2012


Jean estará com Sidney Gusman e Paulo Maffia, entre outros, no debate sobre quadrinhos infantis que acontece no Paço da Liberdade (sala de cinema), dia 26/out, às 13:30h, dentro da programação do
 Gibicon #1, em Curitiba.

Onde o visitante do Gibicon também poderá encontrar esse artista:

Dia 25, Gibiteca: oficina de tiras para crianças

Dia 26, Memorial de Curitiba: mesa de autógrafos
Dia 27, Aliança Francesa: debate sobre tiras, com Jean, Bennet e Fernando Gonsales, entre outros



Gibicon #1: 25 a 28/out/12, Curitiba

LANÇAMENTOS GIBICON:

PAULO MAFFIA – Ediçao Especial 70 anos do Zé Carioca
Há 70 anos, no dia 24 de agosto de 1942, o Rio de Janeiro assistiu à première mundial de Alô, Amigos (Saludos Amigos), longa-metragem de animação no qual o papagaio José Carioca fez sua estreia. Criado no Brasil durante a passagem de Walt Disney por países da América Latina, em missão política para arregimentar apoio aos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o Zé ainda estrelaria outro filme, Você Já Foi à Bahia? (The Three Caballeros), em 1945. Para celebrar o aniversário do mais brasileiro dos personagens da Disney, a Editora Abril lança, em outubro e novembro, duas edições especiais de 300 páginas cada uma, que, entre outras coisas, trazem tiras inéditas dos anos 1940, histórias raras de todas as décadas e duas HQs inéditas produzidas especialmente para estes especiais.

DANILO BEYRUTH - Álbum do personagem Astronauta, álbum de estréia da nova coleção da Maurício de Souza de quadrinhos autorais com os personagens da Turma.

LEONARDO MELO - Undeadman - Vol. 1: Idade Média:
Jason de Ely ganhou a imortalidade na Idade Média. O que para muitos seria uma dádiva, para Jason tornou-se uma maldição, já que ele passou mais de um século sendo torturado sem o alívio da morte. Uma vez livre, Jason passou por várias aventuras. Foi ao Japão, enfrentou Drácula antes deste tornar-se um vampiro, participou das Cruzadas, viu a Peste Negra de perto e muitas outras coisas. Este primeiro volume de histórias do "Undeadman" reúne todas as aventuras passadas na Idade Média, desde sua origem até a trágica saída da Europa.

WILL - 20.000 Léguas em Quadrinhos: Nesta adaptação, um dos maiores clássicos de Júlio Verne ganha vida numa fantástica HQ! Mergulhe nessa aventura, na companhia do Professor Aronnax, do fiel Conselho e do valente Ned Land, em busca das maravilhas e tesouros do fundo do mar. Embarque no extraordinário submarino Náutilus e descubra o mistério que envolve o enigmático Capitão Nemo! Capa cartonada, 64 páginas em cores, formato: 20cm x 28cm (preço não definido)

VITOR CAFAGGI - Valente Para Todas. O segundo volume da coletânea do Valente.

PAULO RAMOS - Revolução do Gibi - A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil
O livro explica as raízes que levaram ao aquecimento do atual cenários de histórias em quadrinhos no Brasil. Editora: Devir

BIRA DANTAS - D. Quixote e O Ateneu (editora Escala Educacional)

ANDRÉ CALIMAN - HQ independente: "Revolta!"
A hq é o início da série que conta a história de alguns amigos sem muito a perder, descobrindo seus ideais.

KEY - História da Gibiteca de Curitiba, livro com DVD
"O livro 'História da Gibiteca de Curitiba' conta como a tradição dos quadrinhos em Curitiba de desenvolveu, desde fins do século XIX, e através de todo o XX, e até o XXI. São vistas manifestações precursoras; a fase das revistas alternativas e a profissional, da Grafipar. Conta-se como começou a Gibiteca de Curitiba, seu percurso, sua história, sua presença no cenário da cidade. Mostra-se suas perspectivas, os projetos arquitetônicos para uma séde definitiva e que atenda suas necessidades, que continuam crescendo. É um trabalho documental e depoimental, sendo sua parte mais importante as declarações de entrevistados que participaram de seu percurso. O livro é bem ilustrado e acompanhado de DVD."

PABLO MAYER -  Revista com um história curta da  webcomic - Franco Show.

GALVÃO - Livro de tiras "Vida Besta por Galvão"
O livro é o meu primeiro lançamento fora do mundo virtual e é uma seleção de tiras diárias que saíram em jornais de um período de 2007até 2012. Tem 64 páginas coloridas e acabou de sair do forno. É um lançamento nacional, porém independente. A Juarez & Donizete Editora é minha em parceria de um camarada de loucuras e o livrotambém é o debut dessa nossa editora, que tem a pretensão de lançar mais coisas "erradas" a partir de agora, não só no campo dos quadrinhos. Vamos ver o que acontece.

JOE BENNETT - JOE BENNETT SKETCHBOOK 
Joe Bennett SketchBook é um incrível livro de imagens com fragmentos desse majestoso artista. O livro traz diversas páginas de quadrinhos, capas e estudos de desenhos e personagens, além de relatos pontuais de importantes figuras que acompanharam de perto a carreira desse mestre dos quadrinhos. Este livro será uma edição de luxo de baixa tiragem exclusiva e enumerada, será uma edição rara que fã nenhum da nona arte pode perder. Uma verdadeira coroação a carreira de um artista magnífico, o genial JOE BENNETT.

IBRAIM ROBERSON - 1 - SketchBook - Ibraim Roberson
Quase tudo o que passou pela prancheta do artista desde sua entrada para o concorrido mercado de quadrinhos. Um enorme apanhado de vários sketches, capas e páginas de quadrinhos, contendo diversos processos de criação e estudos de pose e técnica.
Serão lançados do Ibraim também: TrainingBooks, Perspectiva, Corpo Masculino, Corpo Feminino, Rosto Masculino, Rosto Feminino

SONIA LUYTEN - Mangá o poder dos quadrinhos japoneses (3a edição)
Prefácio de Mauricio de Sousa. Obra referência sobre o universo das histórias em quadrinhos japoneses, o mangá.

FERNANDO GONSALES - Vostradeis
É um álbum colorido com 14 histórias sobre as agruras de um feiticeiro charlatão nos tempos escabrosos medievais.
  
DW RIBATSKI - COMO NA QUINTA SÉRIE (Balão Editorial)
O que acontece quando um policial da temida F.O.D.A. (Força Especial das Rodovias) encontra um jovem transgressor que reage a uma abordagem de maneira pouco convencional. Esse é o plot da história Como na quinta série, segundo volume da coleção ZUG da Balão Editorial. Escrita e desenhada soberbamente pelo ótimo autor DW Ribatski (La Naturaleza, Vigor Mortis), o livro mergulha numa trama perturbadora sobre a autoridade, o poder e a ignorância humana. Em cada página, que funciona como um quadrinho, o leitor é conduzido mais profundamente a essa história, se envolvendo cada vez mais com os antagonistas, até o apoteótico final. Um trabalho de encher os olhos.

MÁRIO CÉSAR - EntreQuadros - Círculo Completo
E se não fosse possível esquecer um grande relacionamento? E se a memória desse amor interrompido impedisse você de seguir adiante? Nesta nova edição de EntreQuadros, o psicanalista Freuderico se depara com essas questões após terminar o relacionamento com sua amada Martha. Então, surge em sua vida Karina, que pode ser a terapia de que ele precisa, tendo como divã a cidade de São Paulo, mais que um cenário, quase um personagem, com sua vida noturna e cultura pop diretamente envolvidas na vida de Freuderico. O círculo se completa sempre? Há como resetar um grande amor e uma grande perda para começar de novo? É sobre isso que versa Mário César, em sua melhor forma, na EntreQuadros – Círculo Completo, com um pano de fundo repleto de fantasia, amor, perdas e recomeços.

MARCELO DE OLIVEIRA - A UCMComics lançará o terceiro número da revista "Fantasia - O Senhor do Mundo dos Devaneios", assim como os números anteriores para quem os perdeu nas bancas. A revista "Fantasia - O Senhor do Mundo dos Devaneios" possui histórias de suspense e terror permeadas pelo personagem "Fantasia", uma entidade que está acima da vida e da morte e precisa, as vezes, intervir quando o equilíbrio entre o bem e o mal é quebrado.

FÁBIO MOURILHES – Efeitos da Ditadura no trabalho de Henfil.
Através de análises pictóricas do trabalho de Henfil e pesquisas bibliográficas relacionadas a um momento específico da história política brasileira, onde prevaleceu a censura e a ditadura militar, busca-se entender aqui de que modo foi traduzida a prática da charge e dos quadrinhos a partir de uma postura ousada e de contestação, assumida por Henfil. Com a Revista Fradim, ficam documentados os principais problemas presentes em sua época. Contudo, ao cobrar um posicionamento político, nota-se que seu trabalho vai além de mero registro documental, servindo de arma ideológica e crítica.

CHICO LAM - Conheça e Desenhe os Dinossauros com o Menino Caranguejo.
Nessa aventura jurássica o Menino Caranguejo e sua turma se depara com os perigos dessa terra inóspita, num ambiente cheio de aventuras e surpresas gigantescas. São mais de 10 dinossauros para você conhecer e desenhar.

JOSÉ AGUIAR - FOLHETEEN - Tiras pra todo lado
Lembra-se dos melhores anos de sua vida?
Certamente eles não foram sua adolescência, tema da tira Folheteen, protagonizada por Malu em seu universo particular repleto daqueles desencontros que você conhece bem. A incapacidade de nos comunicarmos, autoconfiança, tédio, sexo e várias outras coisas que nos atormentam desde sempre, são os temas que visitamos pelos olhos dela. Ou melhor, os seus. Este livro reúne uma seleção de tiras publicadas entre 2010 e 2012, no caderno GAZ+ do jornal Gazeta do Povo. Prefácio de Fernando Gonsales.

LEANDRO ROBLES - Escola de Animais (Balão Editorial)
Publicada entre 2003 e 2009 na Folhinha, suplemento infantil da Folha de S.Paulo, a série de tiras Escola de Animais de Leandro Robles fez um tremendo sucesso com seu universo no qual pequenos animais vão a escola, como os humanos, e aprontam todas em aulas pra lá de divertidas. Com o passar do tempo, o universo da tira expandiu-se, e outros cenários ganharam histórias do pequeno coala Coal, da girafinha Rafa, das ovelinhas, do sapo tio do hot-dog e de Chump, o chupa-cabra mais maluco do mundo. Apesar de o público-alvo principal ser o leitor de infantojuvenil, uma coisa é certa: em cada tira do álbum, as risadas estão garantidas, tanto para as crianças, quanto para os adultos.

GIAN DANTON - O ROTEIRO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, de Gian Danton (editora Marca de Fantasia) – Nesse livro o neófito pode encontrar todas as dicas para se tornar um roteirista de qualidade. São tratados temas como: tipos de roteiros, a formatação do roteiro, o conflito, a criação de personagens e ambientação e outros. O autor é roteirista de quadrinhos desde 1989, tendo ganhado diversos prêmios, entre eles o HQ Mix, Ângelo Agostini e PADA.

GIAN DANTON - GRAFIPAR, A EDITORA QUE SAIU DO EIXO, de Gian Danton (editora Kalaco) – A Grafipar foi uma das maiores editoras brasileiros e um dos seus pontos altos foi a extensa publicação de quadrinhos nacionais. Este livro conta a história do surgimento do movimento de quadrinhos da Grafipar e de seu líder: o descendente de japoneses Cláudio Seto, um dos introdutores da linguagem do mangá no Brasil. O livro também analisa revistas, histórias e conta os bastidores da vila de quadrinistas, que existiu em Curitiba no início dos anos 1980.

PANDEMÔNIO - O RyotIRAS OMNIBUS é uma coletânea das tiras publicadas no site ryotiras.com por Ricardo Tokumoto. Com 212 páginas, além das melhores tiras selecionadas também contará com material extra inédito. O livro foi realizado pelo financiamento coletivo no site catarse.me, no qual conseguiu mais de 700 apoiadores e mais de 150% do valor necessário. O lançamento acontecerá na GIBICON em Curitiba, no final de outubro.



PROGRAMAÇÃO:

Dia 25 de outubro

Paço da Liberdade Sala de Aula 2 Andar
14h - Debate - Cor nas HQs - Rod Reis/ Renato Faccini/ Marcio Menyz - mediação Érico Assis
16h - Debate: Mulheres nos Quadrinhos- Ana Luiza Khoeler - Pryscila Vieira - mediação Sonia Luyten
Memorial Sala Londrina
16:30h - Debate: Quadrinhos na Alemanha - Isabel Kreitz/ Mawill -  mediação de Augusto Paim

Dia 26 de outubro

Goethe
18h - EIJQ - Debate: Conciliando Jornalismo e Quadrinhos - Gonçalo Junior /Paulo Ramos/ Augusto Paim - mediação: Rodrigo Casarin
Paço Sala de Aula 3 Andar
13h30 -  Debate Novos Rumos da HQ nacional - Eduardo Medeiros, Mário César, Galvão, Vitor Cafaggi - mediação: Sonia Luyten
15h30 - Debate: Webcomics e quadrinhos digitais - Gus Morais, Galvão, Cadu Simões - mediação de Lielson Zeni
Paço da Liberdade Sala de Atos
10h - Fórum dos eventos de quadrinhos - Fabrizio Andriani(Gibicon), José Aguiar(Gibicon), Afonso Andrade(FIQ), Roberto Ribeiro (RioComicon) Emerson Vasconcelos (Multiverso Comicon)- Guilheme Mateus dos Santos (Nerd Expo - SC) mediação: Paulo Ramos
13h30 - Debate: Publicando nos EUA - Carlos Magno, Joe Benett, Eduardo Risso, Ibraim Roberson, Rod Reis, Renato Guedes - mediação Lielson Zeni
15h30 - Debate: Historietas de Argentina - Salvador Sanz / Eduardo Risso - mediação Paulo Ramos
17h Debate - Artistas que participam da HQ na BD/ Ana Koehler, Ricardo Manhães, André Diniz mediação: José Aguiar
19h Debate: Profissão roteirista - Spacca, Gian Danton, Cadu Simões - mediação: Afonso Andrade (FIQ)
Paço- sala de cinema
10h - Debate - traduzindo quadrinhos - Julio Schneider/ Augusto Paim/ Érico Assis - mediação: Lielson Zeni
13h30 - Debate: Quadrinhos infantis - Sidney Gusman/ Paulo Maffia/ Jean Galvão/ Chico Lam/ Leandro Robles - mediação: Érico Assis
15h30 - Debate: Adaptações literárias - Spacca/ Bira Dantas/ Laudo - mediação Afonso Andrade
Memorial Sala Londrina
10h - Debate: Terror, ficção e erotismo/ Watson Portela, Nelson Padrella, Eros Maichrowicz, Paulo Nery, Fernando Ikoma - mediação Franco de Rosa (Grafipar)
13h30 Debate: Tiras made in Curitiba - Benett/ Pryscila/ Thiago Recchia - convidado especial: Solda/ mediação: Paulo Ramos
15h - Debate: Herança da Grafipar - Faruk El Khatib, Gonçalo Junior, Watson Portela,Gustavo Machado e Franco de Rosa - mediação Gian Danton
17h - Debate: Mercado Europeu - Liberatore, Civitelli, Roberto Diso, Burattini, Mawil - mediação Érico Assis
Cinemateca
19h Debate- FILME BASEADO EM HQ - UM NOVO GÊNERO CINEMATOGRÁFICO?: Guilherme Caldas, José Aguiar, Lielson Zeni, Joe Bennett - Mediação: Marden Machado

Dia 27 de outubro

Aliança Francesa
11h - Debate: HQ Autoral - DW e Lielson Zeni
Goethe Institut
10h - EIJQ* - Debate - Jornalismo em quadrinhos tem História? - Aristides Correa Dutra e Juscelino Neco - mediação de Vinícius Rodrigues
Paço- sala de aula 3 andar
14h - Debate: Mercado Editorial Brasileiro - Guilherme Kroll (Balão Editorial), Medauar (JBC), Douglas Quintas dos Reis (Devir) - Mediação Lielson Zeni
Paço- sala de atos
10h - Debate: Tex, Zagor e Mister No - Cultura pop italiana. Fabio Civitelli, Moreno Burattini e Roberto Diso - tradução e mediação: Julio Schneider
14h Debate: Tiras com Jean Galvão/ Benett/ Pryscila/ Fernando Gonsales/ João Montanaro - mediação Paulo Ramos
16h - Debate: Quadrinhos independentes - Cadu Simões/ Daniel Esteves/ Will / Eduardo Medeiros- mediação Yuri
18h - Debate: Grafic MSP - Sidney Gusman, Vitor Cafaggi, Danilo Beyruth - mediação Claudio Yuge
Paço- sala de cinema
14h - Debate: Novos rumos da HQ em Curitiba - Marcelo Oliveria (UCM) / Andre Caliman / Leonardo Melo/ André Ducci / Guilherme Caldas/ Pablo Meyer - mediação Yuri
16h - Debate - 70 Anos de Zé Carioca - Paulo Maffia e Gustavo Machado
18h - Debate Projeto Osmose - Intercâmbio em Quadrinhos Brasil e Alemanha - João Montanaro/ Mawil/ Reinhard Sauer/ Augusto Paim - mediação José Aguiar
Memorial Sala Londrina
16h - Homenagem a Sergio Bonelli - Sidney Gusman, Moreno Burattini, Fábio Civitelli, Roberto Diso, Julio Schneider - mediação Franco de Rosa

Dia 28 de outubro

Memorial Sala Londrina
11h - Debate - Grafipar e a ditadura - Franco de Rosa, Faruk El- Khatib, Watson Portela, Rettamozo, Nelson Padrella - mediação: Gonçalo Junior (Grafipar)
16h Debate - Gibiteca 30 anos e além - Key Imaguire, Maristela Garcia, Fabrizio Andriani, José Aguiar e representantes da Fundação Cultural de Curitiba

* Il Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.