' '

13 de ago de 2012

TIO PATINHAS de ago e set: DonaldDuplo e profecia Maia

TIO PATINHAS de agosto traz de volta o agente DonaldDuplo (em missão que continua nas edições seguintes, num total de quatro episódios), além de Patinhas X Maga, mais um clássico inédito de Peninha, e o traço de Marco Rota para fechar. Em setembro, tudo o que (talvez!) você queria saber sobre o fim do mundo abre a edição, com arte do mestre Cavazzano. E depois do agente DD (precedido de introdução para os esquecidinhos ou para quem não tem a edição anterior), uma HQ leve dinamarquesa. Confira tudo a seguir. 


TIO PATINHAS #565
Editora Abril — lançamento em 3/ago/12
mensal, 84 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, R$ 4,95
distribuição setorizada

capa: Michel Nadorp


O Cerco à Caixa-Forte
De Carol & Pat McGreal (roteiro) e Giorgio Cavazzano (desenhos)
Itália/Dinamarca, 2011

Faça Você Mesmo
De Dick Kinney (roteiro) e Al Hubbard (desenhos)
Estados Unidos, 1965


Uma Missão de Três Dias
Episódio Um
De Fausto Vitaliano & Marco Bosco (roteiro) e Lorenzo Pastrovicchio (desenhos)
Itália, 2010

Os Supersobrinhos
De Gorm Transgaard (roteiro), Francisco Rodriguez Peinado (desenhos) e Enriqueta Perea (arte-final)
Dinamarca, 2008





Nem Tudo que É Velho Vai pro Museu
De Carol & Pat McGreal (roteiro) e Marco Rota (desenhos)
Dinamarca, 2010


EM SETEMBRO:



TIO PATINHAS #566
Editora Abril — lançamento em 5/set/12
mensal, 84 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, R$ 4,95
distribuição setorizada
capa: Giorgio Cavazzano (ideia e desenho) e Stefano Intini (cores)



A Profecia do Avesso
De Fausto Vitaliano (roteiro), Giorgio Cavazzano (desenhos) e Sandro Zemolin (arte-final)
Itália, 2012




Uma Missão de Três Dias
Episódio Dois
De Fausto Vitaliano & Marco Bosco (roteiro) e Lorenzo Pastrovicchio (desenhos)
Itália, 2010


Chove Chuva
De Per Hedman (roteiro) e Marçal Abella Bresco (desenhos)
Dinamarca, 2011


>>> Compre estas e outras edições de TIO PATINHAS aqui, no Planeta Gibi Comic Shop

TIO PATINHAS foi lançada pela Editora Abril em dez/63 com o título ALMANAQUE TIO PATINHAS. Esse prenome seria abandonado em out/70, na edição #64 — não por acaso, em seguida a Editora Abril lançaria o ALMANAQUE DISNEY, que viria a herdar seções clássicas da revista do velho muquirana, como Maravilhas da Natureza. Inicialmente com periodicidade irregular, somente em mai/66, na edição 10, TIO PATINHAS se tornou mensal. Outra curiosidade é um fato desconhecido por muitos colecionadores: saíram duas edições #9 —uma delas foi recolhida e hoje é mais rara que a própria #1.

Editor: Paulo Maffia
Indexação auxiliar: Inducks
Imagens das capas europeias: Inducks / Outducks


    



Por E. Rodrigues

11 comentários:

  1. Realmente tá imperdivel...seleção de HQs está show!;)

    ResponderExcluir
  2. Pena donald duplo sair em TP e não em revistas separadas como no ano passado. Será que n vendeu bem então? Se vendeu mal, garanto (pelas opiniões em redes sociais de muita gente) que se tivesse sido lançado 1 edição com as primeiras HQs os 3 volumes venderiam bem mais.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez cagaram na retranca com o perdao da palavra publicando DD picadinho assim e nao fazendo um especial, sacanagem mesmoooo como sempre, e ainda por cima nao fizeram nem uma chamada de capa no Tio Patinhas, ou seja, om povo la nao tem visao nenhuma de negocios mesmo, e depois querem vender, desse jeito comoooo, gente da Abril vamos acordarrrr estamos em 2012, pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Se TP vender com DD, vai ser na cagada, pois não tem chamada de capa, está sendo picada em várias edições (vai ser no minimo 3 meses) e comerá páginas preciosas no gibi do tio. Então: tá critica a situação!

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que Donald Duplo vai sair nessas edições. Eu até já até me dispenso de comprar, já que não tenho um nada desse personagem, e não gosto de pegar o bonde andando. Pelo visto, vou ficar alguns meses sem comprar o Tio Patinhas. Donald Duplo, do jeito que começou a ser publicado no Brasil, com tanta lambança, deveria é ser esquecido de vez.

    ResponderExcluir
  6. Liza

    Faça como a maioria que comenta em blogs, foruns e redes sociais...
    Não leia gibi, apenas colecione!

    Eles sequer leem as HQs, olham a capa dão uma folheada na revista, depois vão no inducks para dá uma de expert e encher o saco da Abril.

    ResponderExcluir
  7. Eu não coleciono nenhum titulo Disney regular, descontando alguns dos almanaques. Eu compro mais é pelo conteúdo, e é por isso que não me interessa uma HQ com a publicação de algo que até já passou da metade, e que eu não acompanhei nenhuma edição. Séries com continuidade como essa Donald Duplo, não da pra se ler ao acaso, diferente das HQs tradicionais da Disney.

    ResponderExcluir
  8. Donald Duplo não é Marvel e DC que depende tanto assim de leitura anterior para entender. Basicamente, uma vez lidas as histórias anteriores, o leitor pode aproveitar melhor as atuais. Mas não que seja imprescindível para entender. Situação lamentável de pessoas que não conseguem entender uma HQ do Pato Donald... Que eu saiba, a Disney faz séries para atrair os leitores, não para afugentar.

    O pessoal que gosta de colecionar e não leu as mais antigas, basta procurar as Aventuras Disney nos inúmeros sebos virtuais disponíveis. Só não consegue se for muito preguiçoso. Não precisa nem levantar a bunda da cadeira.

    Agora, qual é a desculpa pra não aproveitar essa deixa na revista Tio Patinhas e publicar as duas histórias que foram puladas da sequência? Uma delas foi desenhada pelo Cavazzano. Vão deixar o mestre de fora? É obrigação da Abril publicar TUDO do Giorgio!
    Eu não tenho nem que pedir por isso.

    ResponderExcluir
  9. noosaaa vi uma certa revolta no ar ai da Liza e do Vinicius, pra que isso gente, liza se vc nao quer comprar e nem ler DD nao posso fazer nada, simplesmente vc vai perder uma otima historia e aventura, e se nao vai comprar Tio Patinhas so por causa disso, entao vc nao e' uma leitora disney, e quanto ao Vinicius que e' isso rapaz nao tenhas inveja do pessoal das antigas que tem colecao e conhece melhor disney, fica assim nao meu amigo.

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu não vou correr atrás desse material que foi publicado no Brasil cada parte em um canto. Quando sairam os dois especiais mais recentementes, nem comprei pois eu não tinha aquelas edições de Aventuras Disney, que até onde eu sei, foi cancelada pois não vendia bem. E isso pra mim, já seria um motivo para terem republicado a origem em uma edição a mais daqueles especiais. Mas não publicaram, e pra pegar uma coisa pelo meio não faz muito sentido, pois ao contrário do que foi dito alguns comentários acima, Donald Duplo depende sim de cronologia. Não é o material tradicional da Disney que dispensa ordem de leitura, pois aquela HQ já foi pensada pra ser lida em ordem cronológica desde o início. Mas por mim tanto faz, pois graças a Donald Duplo, vou dar um bom tempo nas revistas do Tio Patinhas, que por sinal, nem era sempre que eu comprava. Mas agora, com esse material no mix, é um motivo a menos pra querer comprar.

    A propósito, pra ser leitor da Disney tem que se comprar tudo de tudo? Acho que não, heim? Eu compro aquilo que me agrada, e não por vício ou colecionismo. E material pela metade realmente não me agrada. É o mesmo que assistir algum filme de uma trilogia famosa, deixando de ver o episódio inicial. Imaginem assistir Senhor dos Anéis perdendo o primeiro filme, ou mesmo a saga do De Volta para o Futuro. Você pode até ver e curtir, mas vai ficar perdendo muito, sem entender muitos pontos da trama. E o mesmo vale pra gibis que precisam de leitura em ordem cronológica, como é o caso do Donald Duplo.

    ResponderExcluir
  11. Sobre essa Questão da Série do Donald Duplo, eles realmente estão pisando na bola. Quando lançaram os dois especiais em formato quadradinho, eu mandei um e-mail pra eles dizendo que deveria ter sido lançada uma edição reunindo as primeiras histórias que saíram na extinta Aventuras Disney. Eles chegaram a publicar meu comentário na seção de cartas da revista do Pateta ou do Mickey, não me recordo agora, e responderam dizendo que não viam necessidade de republicar pq estava muito recente na época. Não me convenceu. Bem, a história da série eu acho um tanto confusa, (por isso que precisa sim dos primeiros episódios pra tentar entender melhor). Eu ainda não entendi até agora como o Donald se torna um agente desmemoriado a la Jason Bourne e com pinta de 007 e fazendo suas missões no ritmo de 24 horas. Mas os desenhos e o clima de aventura de espionagem me agradam e quero ter o que puder da série. Sei pelo Inducks que há vários episódios ainda inéditos de DD por aqui que saíram e ainda saem na Revista italiana Topolino e parece que os desenhos ficam melhores a cada capítulo. O certo mesmo seria a Abril lançar revistinhas reunindo todos os capítulos, começando pela reedição dos que já saíram por aqui ou fazer isso um mês sim, dois meses não na Disney Big, ou reunir uma boa quantidade de episódios em sequência e lançar na Disney Jumbo. Assim daria para acompanhar melhor e curtir mais.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.