' '

7 de jan de 2012

Novidades Disney divulgadas por Maffia no allTV

Por E. Rodrigues     

DISNEY ESSENCIAL começa em março, WALT DISNEY APRESENTA em fevereiro, ZÉ CARIOCA ESPECIAL 70 ANOS, a volta da produção nacional, DISNEY OLÍMPICO em quatro edições mensais, especiais AS ORIGENS no segundo semestre, ALMANAQUE DO PATO DONALD homenageando Vicar... O editor Paulo Maffia, da Abril, falou há pouco no HQ & Cia., da allTV, sobre essas novidades. E mais. Confira um resumo a seguir..


WALT DISNEY APRESENTA 
Falou-se dessa nova coleção, bimestral, que começa em fevereiro. O Planeta Gibi já havia adiantado o conteúdo mais detalhado aqui.

DISNEY ESSENCIAL 
Maffia confirmou a publicação dessa coleção semanal, a princípio em 20 volumes, a partir de março. Será seguido o formato já consolidado com PATETA FAZ HISTÓRIA, antes utilizado em CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY. A ideia é reunir, a cada volume, histórias representativas de um personagem em determinadas situações. O editor deu os seguintes exemplos: Tio Patinhas X Maga Patalójika, Donald e seu carrinho 313, Superpateta, Donald e seus sobrinhos.

E outra coleção semelhante pode vir no segundo semestre (sem detalhes divulgados).

DISNEY OLÍMPICO
Na mesma linha de DISNEY GOL, de 2011, porém possivelmente mensal. Serão quatro edições com HQs inéditas e republicações. Maffia chamou a atenção para a falta de sintonia da Disney Itália e da Egmont em divulgar previamente suas produções temáticas, o que dificulta o lançamento por aqui de coisas como histórias relativas a um evento específico na época em que ele esteja ocorrendo.

E deixou uma pista interessante: com referência à Copa no Brasil, a Abril vai avisar "com um ano de antecedência" as outras editoras Disney do mundo sobre a produção de material especial com Zé Carioca.

COLEÇÃO AS ORIGENS
Em linha semelhante, para o segundo semestre, deve vir a coleção que traz as origens de personagens Disney, como Indiana Pateta, Morcego Vermelho (adeus aos especiais desses dois personagens, portanto), Superpateta, Urtigão, Peninha, Tio Jeremias... A ideia foi de Marcelo Alencar.

ZÉ CARIOCA INÉDITO
Novamente afirmou-se que a volta deve ocorrer em 2012. Maffia informou que o artista e pesquisador Fernando Ventura está como que um coordenador desse projeto (Ventura colaborou muito com a editora na transformação de GEMINI 8 de um produto de animação para uma revista em quadrinhos, e seu trabalho — e de sua equipe — foi bastante apreciado). Um projeto desse investimento tem que ser extraordinário, que chame a atenção, disse Maffia, pontuando que ZÉ CARIOCA passará a ser a revista em quadrinhos de maior custo da editora, mesmo que traga uma só HQ inédita, de 8 páginas, por edição. 

ZÉ CARIOCA 70 ANOS
Sem dar detalhes, o editor informou que o aniversário do papagaio (em agosto) não passará em branco. Haverá um especial, que está em desenvolvimento.

VICAR
Maffia lamentou as mortes de Jorge Kato (homenageado em DISNEY JUMBO) e do desenhista chileno Vicar — que será lembrado em ALMANAQUE DO PATO DONALD (provavelmente #7, abr/12), com seleção de suas HQs e biografia a cargo de Marcelo Alencar.

DISNEY JUMBO
A periodicidade não está definida. Dependerá nas vendas.

QUADRINHOS DISNEY NAS LIVRARIAS
Também em estudos está o lançamento de quadrinhos Disney em livrarias (e bancas especiais, como a do Conjunto Nacional, na Paulista). Uma coleção em capa dura, com O Mistério dos Signos e Carl Barks, por exemplo. O editor reiterou sua posição, no entanto, de que o foco continua sendo a venda em bancas.

DISNEY GIGANTE, MICKEY X, ALMANAQUE DISNEY, PENINHA...
Foram descartadas as possibilidades de novas edições de DISNEY GIGANTE (que não vendeu bem) e de HQs de Mickey X. Assim como a volta de ALMANAQUE DISNEY. Tampouco Peninha terá revista solo, ou mesmo um PENINHA FÉRIAS (o personagem não teria, hoje, uma produção de qualidade tão boa quanto a da época dos Estúdios Abril).

DISNEY EM PORTUGAL
Maffia reforçou que a Abril não tem permissão contratual para vender quadrinhos Disney em Portugal ou para Portugal.

DISNEY EM QUADRINHOS DIGITAIS
Esse assunto teria que ser tratado com a Disney, e não com a Abril. De qualquer maneira, Maffia opinou que não acredita que isso ocorrerá tão cedo, porque os licenciamentos (para que as editoras possam lançar os gibis em papel) é faturamento garantido para as produtoras, diferentemente das versões digitais. Idem para Marvel (Disney) e DC (Warner) no Brasil. Porque Disney e Warner abririam mão das verbas que recebem das editoras?

DUCKTALES inéditos da BOOM!
A publicação da produção inédita americana sairá a partir de março em TIO PATINHAS.

FLOYD GOTTFREDSON
Uma coleção com a compilação das tiras do mestre americano, a exemplo da lançada na Itália e daquela em curso nos EUA, não está nos planos da Abril por enquanto. Mas poderia vir em dois ou três anos, caso o mercado de quadrinhos Disney em livrarias no Brasil prospere (por exemplo).


9 comentários:

  1. Muito bom! Várias novidades e lançamentos que virão!

    A única nota que lamento é que o Almanaque Disney não vai voltar. Vai ser difícil aparecer uma revista com a essência dele.

    ResponderExcluir
  2. UFA, vamos respirar, quanta novidade...

    Mas me preocupo com esse monte de COLEÇÕES. A ideia é sempre legal, mas tem que se dar um descanso aos bolsos dos leitores... Havia sido anunciado que só no segundo semestre teria outra coleção...

    ResponderExcluir
  3. Poxa não pude acompanhar lá no site da TV,tive que sair,mais gostei das tais novis;

    WALT DISNEY APRESENTA ,
    DISNEY ESSENCIAL,VICAR,DUCKTALES inéditos da BOOM(enpogados com todos mas esses em especial)!

    ...sobre;QUADRINHOS DISNEY NAS LIVRARIAS...também apoio o Maffia que a venda em banca,gotaria que 'O Mistério dos Signos' tivesse capa dura,seria legal,mais que venda em bancas igual aos livros de capa dura de coleções da revista Recreio!(em banca é muito mais fácil de encontrar..não é um todas esquinas que se tem uma livraria)!:D

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante das novidades, pena que o Almanaque Disney não vai voltar, ela e o Aventuras Disney eram as minhas revistas preferidas, mas quem sabe um dia não resolvam voltar com elas, só não entendi uma coisa no final da entrevista ele falou que a boom perdeu o direito sobre determinado personagem que eu não consegui escutar qual era, alguem pode me tirar essa dúvida?

    ResponderExcluir
  5. Diego, a licença da Boom! para publicar Disney acabou. Suas últimas produções foram DuckTales (um arco de quatro episódios com ~22 páginas cada, que sairão em TIO PATINHAS a partir de março), e um crossover DuckTales X Darkwing Duck (também em arco de 4 partes).

    E concordamos que Almanaque Disney e Aventuras Disney deixam saudade e lacuna.

    Abs.

    E.Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Aah tá, agora entendi. Obrigado pela resposta, será que tem chance de esse crossover entre DuckTales e Darkwing Duck ser publicado aqui também? Me amarrava nos dois quando era criança, ontem colocando em ordem as minhas revistas antigas achei vários almanaques disney, alguns de 15 anos atras, deu mais saudade ainda da publicação. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Bá Darkwing Duck e Tico e Teco e os Defensores da Lei não tem mesmo chance de sair por aqui então?
    São duas série bem legais e mesmo tendo sido canceladas tem um final. E o ultimo arco de Darkwing duck é um crossover com Ducktales.
    Isso ia ser legal se saísse por aqui.

    ResponderExcluir
  8. Olá de novo.

    Li com muita atenção as novidades Disney previstas para 2012 e, claro, como sou português e apixonado pelos quadrinhos Disney, gostaria que Maffia explicasse mais sobre "a Abril não ter permissão contratual para vender quadrinhos Disney em Portugal ou para Portugal".

    Quem tem os direitos de publicação? Ainda é a Edimpresa?
    Quando acabam esses direitos?

    Sei que há muitos portugueses que estão a pensar importar revsitas brasileiras pelo vosso site... mas estamos a passar dificuldades económicas e isso não será solução para todos...

    Um abraço e continuação do bom trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito que republicassem os Magicos de Mickey, em especiais, formato americano como dos EUA em 3 edições magnificas, ou poderia ser em uma mesmo bonita, formato americano capa dura, pois a saga merece, e tambem Hero squad, pois perdi as duas, e alguns epicos como titanic, e o vento levou, e seria interessante tambem virem brindes com as revistas como no passado, miniaturas disney, a moedinha numero 1 do tio patinhas, ia ser muito legal, pois na Italia volta e meia a topolino vem com brindes legais, poderiam muito bem fazer igual aqui, fica todas as sugestões, ah e se republicar carl Barks comprarei pois apesar de ter tudo sou fã incondicional dele e compro tudo, assim como de Don Rosa que deveriam republicar tambem em especiais.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.