' '

27 de jan de 2012

DISNEY ESSENCIAL: detalhes e primeiras capas

Por E. Rodrigues

Começa em 9/mar DISNEY ESSENCIAL, a nova coleção semanal de quadrinhos pela Abril, no formato visto em PATETA FAZ HISTÓRIA. Serão vinte volumes, com 100 páginas cada, por R$ 10,00 (sendo que o #2 virá grátis com o volume 1). Anunciada ainda em 2010 (veja aqui), DISNEY ESSENCIAL segue proposta semelhante à de SELEÇÃO DISNEY e da última fase de EDIÇÃO EXTRA, do início dos anos 1990. Sua base é a compilação espanhola de HQs italianas SERIE ORO, de 2009, e tem um especial atrativo para o Brasil: cerca de 80% dessas histórias são inéditas por aqui. 



#1: Tio Patinhas Versus Maga Patalójika

A Dupla Personalidade
Por Rodolfo Cimino & Cavazzano, Itália, 1971, 37 páginas
Publicada pela última vez no Brasil em 1979, em TIO PATINHAS DE OURO #2, a HQ traz um dos melhores embates Patinhas X Maga já produzidos. Pela primeira vez no Brasil com layout original e integral (antes, havia saído remontada em 28 páginas).

Zio Paperone e il Telefonino Stregato
Por Carlo Gentina & Stefano Intini, Itália, 2006, 28 páginas
Inédita no Brasil.

Zio Paperone e la Camelia per Amelia
Por Stefania Lepera & Alessio Coppola, Itália, 2006, 24 páginas
Inédita no Brasil.




#2: Donald e seus Sobrinhos

Paperino e la Mania dei Cicciomon
Por Carlo Gentina & Stefano Intini, Itália, 2001, 23 páginas
Inédita no Brasil.

Paperino, Qui Quo Qua e la Vacanza di Lavoro
Por Bruno Concina & Marco Mazzarello, Itália, 2003, 30 páginas
Inédita no Brasil.

O Piquenique Ideal
Por Giampaolo Soldati, Itália, 2000, 10 páginas
Publicada antes no Brasil em PATO DONALD #2245 (2002).

Paperino e il Pedinamento Investigativo
Por Carlo Panaro & Luciano Gatto, Itália, 2003, 27 páginas
Inédita no Brasil.


TEXTO DA CONTRACAPA: 

Desde que surgiram, nos anos 1930, os quadrinhos Disney foram sendo construídos com personagens e situações marcantes que imprimiram lembranças indeléveis em nossa memória. Formou-se em torno de cada um deles – Mickey, Donald, Patinhas e tantos outros – uma mitologia tão rica e complexa que ela passou a ser automaticamente reconhecida aos olhos do mundo. Com o passar do tempo, tornou-se desnecessário explicar a quem quer que fosse que Mickey namora a Minnie, que seu melhor amigo é o Pateta e que ele tem embates colossais com dois vilões que amamos odiar: Mancha Negra e João Bafo-de-Onça. Igualmente dispensável tornou-se apresentar Donald – sujeito irritado, azarado, que não consegue manter um emprego – ou o Tio Patinhas, sempre acossado pelos terríveis Irmãos Metralha, pelo milionário rival Patacôncio e, principalmente, pela Maga Patalójika, determinada a roubar a primeira moeda do velho muquirana para fazer com ela um amuleto e transformar-se assim na bruxa mais poderosa do mundo. Nesta nova grande coleção da Editora Abril, reunimos os assuntos prediletos que orbitam o universo Disney. Assim, ao se deparar com títulos como Tio Patinhas versus Maga Patalójika, Os Problemas Domésticos do Pateta e Os Infinitos Azares do Pato Donald, você sabe exatamente o que esperar: histórias que mostram a natureza dos personagens, os hábitos, o comportamento recorrente, as brigas, as rixas, os desafios, os laços de família e amizade. A cada volume, um novo tema. Em cada tema, uma formidável compilação de histórias em quadrinhos, clássicas e inéditas, que, acreditamos, serão tão preciosas para você quanto a Número Um é para o Tio Patinhas ou o 313 para o Pato Donald. Mais que preciosas, essenciais. 


A COLEÇÃO:
#1 — 9/mar: Tio Patinhas Versus Maga Patalójika
#2 — 9/mar: Donald e seus Sobrinhos
#3 — 16/mar: Os Problemas Domésticos do Pateta
#4 — 23/mar: Tio Patinhas e a Moeda Número Um 
#5 — 30/mar: Mickey e Minnie
#6 — 6/abr: Donald e seus Primos
#7 — 13/abr: Mickey Versus Mancha Negra
#8 — 20/abr: As Grandes Aventuras do Superpateta
#9 — 27/abr: Tio Patinhas Versus Irmãos Metralha
#10 — 4/mai: Mickey Versus João Bafo-de-Onça
#11 — 11/mai: Donald e Margarida
#12 — 18/mai: Os Passatempos Malucos do Pateta
#13 — 25/mai: As Grandes Viagens do Tio Patinhas
#14 — 1/jun: Mickey e Pluto
#15 — 8/jun: Os Infinitos Azares do Pato Donald
#16 — 15/jun: Pateta e seus Antepassados
#17 — 22/jun: Tio Patinhas Versus Patacôncio
#18 — 29/jun: Donald e seu Carro 313
#19 — 6/jul: O Detetive Mickey
#20 — 13/jul: Donald e seus Empregos que Não Duram


31 comentários:

  1. Que excelente notícia, essa promete ser uma coleção realmente imperdível (vou separar um espaço na prateleira para essa preciosidade). Achei os títulos temáticos muito bem selecionados para refletir diversas nuances dos quadrinhos disney. Esse ano promete ser bastante tentador para o já colecionador disney, e para quem já teve ou terá a oportunidade de acompanhar essa obra.

    ResponderExcluir
  2. Eu critiquei o nome, pois para mim uma coleção intitulada essencial deveria ter as grandes histórias de cada tema, e como já vimos a seleção é a mesma da série oro espanhola, com artistas italianos que não são top15.

    ResponderExcluir
  3. Enfim, eu n gostei da disney essencial n ter NADA de essencial, apenas histórias italianas a um preço não muito bom e com uma capa estilo PFH.

    ResponderExcluir
  4. Antes que achem que eu tô criticando só por criticar, eu ADORO histórias italianas, e adoro o fato de ser inéditas, minha crítica é o nome da coleção, e a maneira como querem vender ela a gente (Disney ESSENCIAL). Olhem a descrição dada pela própria abril:

    "Em cada tema, uma formidável compilação de histórias em quadrinhos, clássicas e inéditas, que, acreditamos, serão tão preciosas para você quanto a Número Um é para o Tio Patinhas ou o 313 para o Pato Donald. Mais que preciosas, essenciais."

    Alguém acha essa seleção:
    1 - formidável?
    2 - preciosa?
    3 - essencial?

    ResponderExcluir
  5. ADOREI saber que 80% das histórias será de inéditas!! ISSO sim que é essencial!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, vai ser ESSENCIAL comprar essa coleção! Show de bola!

    E já vi que vai ter um monte de mimimi dos mais velhotes, que odeiam o material italiano, mas continua com a minha opinião de que essa coleção é essencial para os leitores mais jovens e que ainda querem conhecer o trabalho ATUAL dos quadrinhos Disney e das personalidades que permeiam esse mundinho.

    Uma pena o Sergio já sair marretando a coleção, respeito o direito dele de ficar revoltado com o título e isso se sobresair sobre as demais qualidades positivas da revista, mas eu gostei. Foi um pouco mais do que esperava, sendo que a base da coleção seria a Serie Oro.

    Minha unica reclamação, não é quanto ao nome, mas quanto a seleção. Achei meio feio a Abril simplesmente copiar o conteudo da coleção espanhola. Vindo do Maffia, eu esperava uma seleção mais caprichada, intercalando HQs de vários países, como são nossas publicações por aqui.

    Isso eu achei vacilo, porém, como fã do material italiano... seja bem vinda Essencial Disney

    ResponderExcluir
  7. Pode até não ser "essencial" dentro da minha concepção do termo...

    "essencial" (ao menos pra mim) é: Barks, Canini, Paul Murry, etc...

    mas mesmo assim não deixa de ser uma coleção mto interessante.... pois pelo menoa boa parte dela (metade) abrange temas do meu interesse: superpateta, o carro 313, mickey detetive, etc!!!

    vou cofrar não todas, mas pelo menos várias dessas...

    ResponderExcluir
  8. mesmo eu sendo parte dos "velhotes" ranzinzas q não curtem mto os gibis italianos...

    eu fiquei bastante feliz com essa coleção:

    pois gosto de variar um pouco pra não ficar só no QUARTETO FANTÁSTICO da Disney: Barks/Rosa/Murry/Canini!!!

    só espero q essa ed. do superpateta traga a tão esperada origem dele (prometida há anos)... se não for agora, sabe deus qdo sairá depois!!!

    ResponderExcluir
  9. como assim não vai ter a edição,malandrangens do zé carioca(onde podiam publicar hqs holandesas para num ficar todo republicação),só por isso num compro humpht

    ResponderExcluir
  10. Thiago, em algum momento Maffia já havia dito (no allTV, ou mesmo aqui, não me lembro mais) que o pacote veio fechado, não sendo possível para a Abril fazer alterações.

    Mas devo dizer que foi um alívio enorme eles erem podido mudar as capas à vontade. Eu gostei muito. Aquelas capas da Serie Oro espanholas eram típicas coisas de quase-brinde de jornal.

    ResponderExcluir
  11. Léo, as origens do Superpateta devem sair na coleção Disney Origens, no 2º semestre, sobre a qual Maffia falou um pouco em sua entrevista no allTV (e que resumimos no post "Novidades Disney divulgadas por Maffia no allTV", cujo link está aí do lado direito, entre os mais lidos dos últimos 30 dias — cheio de coisas interessantes, por sinal).
    Abs.

    ResponderExcluir
  12. As capas melhoraram muito mesmo, vejam a diferença da belíssima capa brasileira do Donald e sobrinhos.

    ResponderExcluir
  13. Incrível,riquíssima e imperdível será essa coleção(gostei da seleção dos temas e os desenhos nas capas são lindos)…que saia logo nas bancas(só em março mesmo?buáá!!xD)!!!:D

    Não tem a importância da CLD e PFH...mas será mais divertida(é assim que EU gosto com temas mais livres e em mix/HQs dos patos e ratos na coleção!)!;)

    ResponderExcluir
  14. Eu, ao contrário dos "velhotes", adoro histórias italianas... essa coleção promete por ter muitas inéditas, n sabia desse lance do "pacote fechado", só o título da coleção a meu ver deveria mudar (e o preço...)

    ResponderExcluir
  15. Gostei do formato "Coleção semanal" e curti a idéia dessa coleçãomas algumas eu comprarei só pra ter a coleção completa pois não me interessam nem um pouco.

    ResponderExcluir
  16. "Léo, as origens do Superpateta devem sair na coleção Disney Origens, no 2º semestre,"


    opa... valeu!!!

    eu já tinha lido a matéria assim q foi ao ar... mas tinha esquecido q o Superpateta tava incluído na lista pra sair nas "origens" (eu me lembrava do "indiana" mas não do "super", rs)!!!

    essa "origens" é outra coleção q promete, hein??

    este ano tá bem promissor pra Disney....

    ResponderExcluir
  17. Como o PG já fez e eu reforço, tanto ao Thiago quanto aos demais que comentaram que "devia ter mudado tal coisa" ou "devia ter incluído outra coisa".
    Da forma como a Disney trabalha atualmente, os pacotes já chegam fechados por contrato, impossibilitando alterações. No máximo, neste caso (e foi uma batalha árdua), a Abril conseguiu autorização para mudar as capas.
    É importante deixar isso claro (a limitação contratual) para que as informações não sejam erradas ou incompletas ("Achei meio feio a Abril simplesmente copiar o conteudo da coleção espanhola." Ou "como assim não vai ter a edição,malandrangens do zé carioca(onde podiam publicar hqs holandesas para num ficar todo republicação)")
    Em resumo, a coisa é colocada mais ou menos desta forma: ou publica assim ou não publica...
    A Abril optou por publicar.

    ResponderExcluir
  18. Tenho 28 anos, não me considero um velho, mas fiquei bastante decepcionado com o conteúdo dessa coleção. Não sou um grande fã de histórias italianas, é verdade, mas esperava no mínimo uma mistura de histórias por países. Mas como nosso amigo comentou há pouco, esse pacote com certeza já estava fechado por contrato. Lamento, esperava mais. Com certeza não fará parte da minha coleção, diferente do Pateta Faz História que comprei todos.

    ResponderExcluir
  19. D+. Vou comprar tudo (leitor assíduo. rsrsrs).

    ResponderExcluir
  20. É legal que as publicações Disney continuem de vento em popa, mas a Abril devia dar um tempo pro leitor respirar. Agora que a Editora descobriu a mina de ouro das coleções em formatinho, é uma atrás da outra. E sendo semanal, não dá nem tempo de ler.

    Como a produção italiana é muito grande, fatalmente há histórias ruins e mal desenhadas. Mas a qualidade (ou falta dela) depende do autor. Tem muita história boa que não apareceu no Brasil, como o Chacabano frequentemente lembra.

    Essa coleção pode ser interessante. Mas a Mestres Disney era a ESSENCIAL que foi interrompida e já está mais do que na hora de ser retomada. Tem púbico pra isso agora, que antes não tinha tanto. De essencial essa coletânea tem tanto quanto teria uma coleção com volumes como As Epopéias de Colimério ou As Peripécias de Bichinho Bucky.

    ResponderExcluir
  21. Não querendo desmentir o que o Júlio disse, mas nosso colega Thiago mandou um e-mail pro maffia (divulgado no fórum calisota) que assim respondeu:

    Thiago - Tem uma galera em pavorosa no Calisota em relação ao conteúdo. A coleção seguirá a mesma seleção de histórias da serie oro espanhola? Quer dizer, terá apenas HQs italianas? Vc mesmo não irá selecionar nada aqui pra nossa versão, como fez em alguns volumes de clássicos da literatura Disney?

    Paulo Maffia escreveu:
    Basicamente é 70% do que saiu lá, só trocamos por HQs codigo D ou W, as historias que tinham sido publicadas recentemete por aqui(coisa de dez anos eu troquei) então acabou ficando mais de 85 material inedito e bem variado.

    ResponderExcluir
  22. Essa iniciativa do Maffia de conseguir negociar e trocar histórias que já tinham saido há pouco tempo aqui é ótima,diga-se de passagem!

    ResponderExcluir
  23. Essencial é algo como clássico e esta coleção de clássico não tem nada. Gostaria que outra editora comprasse os direitos das publicações Disney no Brasil. A Abril continua a desrespeitar nossa inteligência.

    ResponderExcluir
  24. Na expectativa da "nova loja" PG

    ResponderExcluir
  25. A loja é a mesma. A parada foi necessária para conferir / organizar estoques (e evitar erros como expor produto indisponível). Nos próximos dias estarão cadastradas muitas revistas e coleções completas, sobretudo Marvel e DC.
    Abs.

    ResponderExcluir
  26. Ahan, é pq a data prevista era ontem, aí postei só pra mostrar que tô na expectativa, rsrs.

    ResponderExcluir
  27. [E já vi que vai ter um monte de mimimi dos mais velhotes, que odeiam o material italiano, mas continua com a minha opinião de que essa coleção é essencial para os leitores mais jovens e que ainda querem conhecer o trabalho ATUAL dos quadrinhos Disney e das personalidades que permeiam esse mundinho.]

    Olá, Thiago. Bom, devo estar na categoria 'velhote', pois já passei dos trinta, e de fato sou chegado num 'mimimi' de vez em quando, mas não neste caso. Amo a produção italiana, embora saiba que algumas vezes ela erra a mão. Gosto inclusive daqueles cartunistas que desenham os 'patos' com traços mais caricaturais.

    [Como a produção italiana é muito grande, fatalmente há histórias ruins e mal desenhadas. Mas a qualidade (ou falta dela) depende do autor. Tem muita história boa que não apareceu no Brasil, como o Chacabano frequentemente lembra.]

    Chuif, chuif. Estou emocionado. Obrigado, Lucrécio.

    ResponderExcluir
  28. A palavra 'essencial' realmente não é lá muito adequada para esta coleção, que está mais para 'alternativa', mas estou feliz por ver a produção italiana de hqs Disney receber um tratamento caprichado através dessa coleção. Além do mais, assim como existem bandas alternativas essenciais, existem hqs alternativas que podem ser consideradas essenciais. É uma questão de não se fechar em idéias preconcebidas sobre o que deve ser uma hq Disney.

    ResponderExcluir
  29. Talvez a palavra 'essencial' tenha sido usada para se referir não às histórias em si, mas aos temas de cada volume.

    ResponderExcluir
  30. São mesmo "coleções fechadas" como disse o Júlio e que tiveram algumas pequenas variações substituindo certas hqs como falou Paulo Maffia. O nome "Disney Essencial" realmente não é dos melhores, mas o conteúdo é bom tendo alguns volumes que se sobressaem em relação a outros.

    É melhor ter uma boa coleção "possível" nas bancas do que uma ótima coleção "impossível" sempre em projetos e nunca se realizando.

    Temos que ser práticos também, que venha Disney Essencial...
    Abs.

    ResponderExcluir
  31. E vamos aproveitar para corrigir tudo: o nome oficial é ESSENCIAL DISNEY.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.