' '

31 de dez de 2011

SETE posts mais lidos de 2011

Por E. Rodrigues

Os checklists são mais e mais os campeões de acesso do Planeta Gibi. Colocando-os à parte (vide ranking completo no final), registra-se na 7ª posição de mais lidos de 2011 a notícia exclusiva da volta de LULUZINHA clássica às bancas: "Em breve, leitores e colecionadores terão o prazer de reencontrar nas bancas de jornais uma turma que dali se ausentou por mais de 15 anos: Luluzinha, Bolinha e seus amigos estarão de volta aos gibis, via Ediouro / Pixel"... 

30 de dez de 2011

DISNEY JUMBO #1 — dez/11

Por E. Rodrigues

Confira a seguir o conteúdo completo de DISNEY JUMBO #1, o gibi com 516 páginas que a Editora Abril acaba de lançar (já disponível aqui). O volume é dedicado a Jorge Kato, o precursor dos quadrinhos Disney no Brasil, falecido há pouco. Abrindo com Esta É a sua Vida, Pato Donald (não vista por aqui desde 1991), o gibi traz ainda a excelente Donald na África (Carl Barks), O Cavaleiro Negro e sua continuação (Don Rosa), Peninha, Biquinho, 00-ZÉro, Mickey... e muito mais. Importante: a encadernação funcionou: pode-se abrir e ler a revista sem susto.

29 de dez de 2011

SETE casos de capas inéditas

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

De vez em quando, por motivos diversos, acontece: a editora divulga uma capa que acaba sendo substituída ou que seria de uma revista jamais publicada. É nesse caso que se encaixa o ALMANAQUE CLÁSSICOS DO BUMERANGUE #7 (set/08). A Panini iniciara uma linha infantil em 2004, com personagens de HB, Warner, Cartoon e Turner. De todos, só restariam SCOOBY-DOO! e TOM & JERRY — por obrigação contratual, registre-se, e ainda assim aos trancos e barrancos em 2011 (SCOOBY-DOO! já tem sua volta garantida em fevereiro, com numeração reiniciada). 

AS AVENTURAS DO SUPERMAN #2 — dez/11

Por Maurício Muniz (especial para o Planeta Gibi)

O último filho de Krypton está de volta em aventuras de tirar o fôlego, baseadas no desenho animado de sucesso e escritas por Mark Millar, um dos maiores astros dos quadrinhos na atualidade. Desta vez, Superman viaja para o futuro, visita a capital do planeta Krypton, descobre que um inimigo conhece sua identidade secreta e enfrenta um demônio capaz de dominar corpos alheios.


OS JOVENS TITÃS #2 — dez/11

Por Maurício Muniz (especial para o Planeta Gibi)

O desenho animado dos Jovens Titãs foi um enorme sucesso entre as crianças e os adolescentes. Nos quadrinhos que adaptam a série animada, o estilo e os temas da produção para a TV se mantêm os mesmos: tão importante quanto enfrentar e vencer inimigos perigosos é a amizade e a interação entre Robin, Ravena, Mutano, Ciborgue e Estelar, heróis jovens que buscam seu lugar no mundo com muito humor e rodeados por pizzas, filmes e vídeo games.

28 de dez de 2011

LIGA DA JUSTIÇA SEM LIMITES #2 — dez/11

Por Maurício Muniz (especial para o Planeta Gibi)

Os heróis da Liga da Justiça estão de volta, em aventuras que exploram variadas facetas do universo da DC Comics em uma revista inspirada pelo desenho de grande sucesso na TV. Mesmo se têm presença garantida nesta edição especial, ícones como Batman, Superman, Mulher-Maravilha e Flash dão espaço para que personagens menos conhecidos brilhem em tramas inteligentes e divertidas, capazes de surpreender leitores novos e antigos.

27 de dez de 2011

BATMAN, OS BRAVOS E DESTEMIDOS #2 — dez/11

Por Maurício Muniz (especial para o Planeta Gibi)

Batman, o herói mais popular da DC, retorna em histórias que exploram sua faceta mais leve e aventureira. Ao lado de uma galeria de heróis especialmente convidados, como Arqueiro Verde, Patrulha do Destino e Canário Negro, o cruzado de capa enfrenta o Coringa, Hugo Strange, ninjas, o abominável homem das neves, robôs assassinos e monstros gigantes em histórias que misturam ação e bom humor.

24 de dez de 2011

Weihnachts-Geschichten


O Planeta Gibi deseja a todos um Feliz Natal e um 2012 cheio de alegrias e conquistas 

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

A edição alemã de Natal deste ano não é majestosa como foi a de 2010, com HQs de Carl Barks ocupando dois volumes enluvados numa bela caixa (veja aqui). Ainda assim, seria o sonho de consumo de todo colecionador brasileiro, a começar pela capa de Don Rosa. WEIHNACHTSKLASSIKER abre com o clássico dos clássicos de Natal, O Trenzinho da Alegria (Barks) e segue com Jack Hannah, Carl Fallberg, Paul Murry, Al Taliaferro, Bob Karp, Tony Strobl, Vicar, Romano Scarpa e outros, além do próprio Rosa (Um Natal Fatal).

22 de dez de 2011

Checklist dezembro 2011 — Disney

Por E. Rodrigues  :: postado originalmente em 28/nov/11 ::

ATUALIZAÇÃO: mais capas de janeiro. DISNEY BIG #12 chega homenageando os 50 anos do simpático Prof. Ludovico... O ALMANAQUE DO TIO PATINHAS #5 vem com os aniversários de Maga Patalójika e Patacôncio... MICKEY #831 traz uma releitura em quadrinhos do cartoon clássico Os Fantasmas Solitários... E ainda tem as edições semestrais de férias, os almanaques bimestrais, a conclusão da coleção PATETA FAZ HISTÓRIA... São mais de vinte revistas Disney pela Editora Abril, para bolsos e gostos distintos. (E sobre o fim da linha na On Line, leia aqui.)

OS MORTOS VIVOS #7 MOMENTOS DE CALMARIA — HQM Editora

PRESS RELEASE — Os Quadrinhos que deram origem ao seriado The Walking Dead ganham sétimo volume no Brasil.  Depois de passar por experiências traumatizantes nas mãos do Governador, o grupo de Rick Grimes aproveita a relativa segurança da prisão para, enfim, tirar um tempo para tentar entender os últimos acontecimentos e ...

21 de dez de 2011

Checklist dezembro 2011 — Diversos

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro  :: postado originalmente em 5/dez/11 ::

ATUALIZAÇÕES: OS MORTOS-VIVOS #7 e LULUZINHA TEEN: resumo e imagens. Lulu e Bolinha (clássicos) ganham seu segundo almanaque pela Pixel... DARK TIMES retorna em STAR WARS #32, da On Line — que após cancelamento da linha Disney, volta a publicar os quadrinhos de POKÉMON...  Nas livrarias, mais uma compilação de tiras de NÍQUEL NÁUSEA, Cadê o Ratinho do Titio?, a 11ª pela Devir, que também lança REX MUNDI Vol. 4 e OESTE VERMELHO. Da Conrad, chega YURI — QUARTA-FEIRA DE CINZAS. E a Abril lança três novas HQs nacionais.

20 de dez de 2011

Checklist dezembro 2011 — Mauricio de Sousa

Por E. Rodrigues     :: postado originalmente em 28/nov/11 ::

ATUALIZAÇÃO: +capas +crossover Disney/Mauricio em CLÁSSICOS DO CINEMA. Além das edições #60 (cinco anos de Panini, portanto) dos títulos mensais, em dezembro os leitores e colecionadores dos quadrinhos de Mauricio também terão o ALMANAQUE DO ASTRONAUTA #10 e as edições em inglês e espanhol da turma jovem, entre outros. A L&PM lança a compilação de tiras de Nico Demo que era há muito prometida pela Panini (é a segunda vez que o personagem ganha uma revista assim; antes, a Globo já havia lançado a sua em 2003). Por fim, vale registrar os lançamentos dos encadernados SAIBA MAIS! em capa dura, ocorridos no final de novembro.

19 de dez de 2011

Morcego Verde recheia o ALMANAQUE DO ZÉ CARIOCA #5

Por Rivaldo Ribeiro

As cores fortes e o traço vigoroso do repaginado Morcego Verde de meados da década de 1990 ocupam quase toda a edição #5 do ALMANAQUE DO ZÉ CARIOCA, lançamento da Editora Abril (com capa inédita de Aparecido Norberto). São meia dúzia de pérolas, todas desenhadas por Paulo Borges. Curiosamente ficaram de fora as paródias cult mais facilmente identificadas com HQs clássicas de Batman (como O Cavaleiro das Trevas e A Piada Mortal). Ou seja, é de se esperar que venham mais edições semelhantes a essa.

16 de dez de 2011

Editora Abril lança novos gibis de autores nacionais

Por E. Rodrigues

GEMINI 8GAROTO VIVO e UFFO são os três títulos nacionais que a Abril lança no final deste mês. Cada gibi terá 36 páginas coloridas e inéditas, em formatinho, por apenas R$ 1,95 cada. GEMINI 8 é uma criação da TV PinGuim (Peixonauta). Os outros dois foram os vencedores do 1º Prêmio Abril de Personagens. UFFO, sigla para Uma Família Fora de Órbita, é uma criação de Lucas Lima (pai de Nicolau, personagem de tiras de jornais do interior de São Paulo). E GAROTO VIVO veio da produtora Triboulet (experiente em animações para comerciais).

A capa final de DISNEY JUMBO #1

Por Rivaldo Ribeiro

Veja a seguir a capa final da primeira edição de DISNEY JUMBO, o gibi com mais de 500 páginas de quadrinhos que chega no final do mês. A Abril substituiu a ilustração inicialmente divulgada aqui (e que deverá ser usada em edição futura) por problema com o arquivo de uma das HQs, cujos personagens figuravam naquela capa.  O gibi abre com Esta É a sua Vida, Pato Donald, a HQ de Vic Lockman e Tony Strobl que saiu nas históricas TIO PATINHAS #9 (1966) e PATO DONALD #1000 (1971). O preço será R$ 15,95.

STAR WARS #32 — dez/11

Por E. Rodrigues  

DARK TIMES volta às páginas de STAR WARS, da On Line Editora, com Fora da Escuridão (arco composto de cinco partes, ainda em publicação nos EUA, onde será concluído em fevereiro). LEGACY vem com dois capítulos de Tatooine (partes 2 e 3, de quatro) e KNIGHTS OF THE OLD REPUBLIC inicia o Duelo de Ambições (de três partes). No próximo número, DARK TIMES fica de fora e, em seu lugar, volta INVASION (com Revelações, cujo quinto e último episódio saiu mês passado nos EUA).

14 de dez de 2011

PATETA FAZ HISTÓRIA #20— dez/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Cai o pano. Encerra-se aqui PATETA FAZ HISTÓRIA, com um volume dedicado totalmente à série de histórias Teatro Disney. A Abril ainda decidiu incluir uma HQ que antecede essa série, identificada originalmente com o selo Mickey Mouse Club, mas que o Inducks aponta como pertencente à outra (por similaridade de temática, por certo). A seguir, uma geral em Teatro Disney e um  pouquinho de cada HQ — que inclui até uma raríssima aparição desmascarada dos Metralhas. Volume especial, com 148 páginas.

13 de dez de 2011

A capa espetacular de DISNEY JUMBO #1

Por Rivaldo Ribeiro

Veja a seguir a capa espetacular da primeira edição de DISNEY JUMBO, o gibi com mais de 500 páginas de quadrinhos que chega no final do mês. Desenhada por Carlos Mota, a ilustração é bastante representativa do universo Disney, colocando Biquinho e Prof. Gavião, entre outros há muito afastados das capas brasileiras, ao lado de medalhões.  O gibi abre com Esta É a sua Vida, Pato Donald, a HQ de Vic Lockman e Tony Strobl que saiu nas históricas TIO PATINHAS #9 (1966) e PATO DONALD #1000 (1971). O preço de capa será R$ 15,95.

12 de dez de 2011

Checklist dezembro 2011 — Marvel Comics

Por E. Rodrigues    :: postado originalmente em 3/dez/11 ::

ATUALIZAÇÃO: mais capas, todos os resumos e O FEITICEIRO. E lá se vão dez anos de Marvel na Panini. HOMEM-ARANHA, X-MEN e X-MEN EXTRA chegam, portanto, às suas edições #120 (o aracnídeo, excepcionalmente, com 100 páginas). UNIVERSO MARVEL #20 traz a conclusão de Terras das Sombras, e GRANDES HERÓIS MARVEL #6 destaca Surpreendentes X-Men: Xenogênese (iniciada mês passado e com conclusão para o #7). A minissérie, de Warren Ellis e Kaare Andrews, traz o grupo formado por Wolverine, Ciclope, Emma Frost, Fera, Tempestade e Armadura.

Checklist dezembro 2011 — DC Comics

Por E. Rodrigues       :: postado originalmente em 1/dez/11 ::

ATUALIZAÇÃO: capas dos gibis Abril. A quantidade e a variedade de lançamentos DC Comics pela Panini continuam dando um banho na linha Marvel. Só para dezembro há dezoito itens no checklist oficial, abrangendo desde as revistas de linha e minisséries até especiais capa dura, como a clássica SUPERMAN VS. MUHAMMAD ALI. Os fãs da linha Vertigo nunca tiveram tanta atenção como na Panini (sem falar da sensação que se tem de que, pela primeira vez no Brasil, esses títulos finalmente serão editados do início ao fim).

8 de dez de 2011

PATETA FAZ HISTÓRIA #19— dez/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Com esta edição, completa-se no Brasil a publicação de todas as 38 HQs de 44 páginas produzidas da série PATETA FAZ HISTÓRIA. Antes, somente a Alemanha havia compilado essa obra. A Volta ao Mundo em 80 Dias, que abre o volume, coloca o leitor na torcida para que nossos amigos atinjam seu objetivo. Assim, além do humor mordaz e do abundante nonsense nas soluções, somos envolvidos pela aventura. Já Mickey Aladim foi a última produção da 1ª fase da série, com três tiras por página e  mais apelo visual.

6 de dez de 2011

Mais novidades nos gibis Disney em 2012

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

A Editora Abril prepara o lançamento de WALT DISNEY APRESENTA para fevereiro. O título (que havíamos adiantado aqui) será um selo para grandes sagas e seleções especiais, com periodicidade bimestral, em formatinho e com quantidade variável de páginas a cada edição. Mesclando histórias inéditas com republicação de material há muito não visto por aqui, o gibi será uma versão turbinada de EDIÇÃO EXTRA, bem no ano em que este título clássico da Abril completaria 40 anos. A seguir, saiba o conteúdo das edições de 2012 (e mais novidades).

1 de dez de 2011

Checklist dezembro 2011 — Bonelli

Por Rivaldo Ribeiro

A Mythos anuncia sete lançamentos da linha Bonelli para este mês de dezembro. JÚLIA KENDALL #85 traz outra trama cheia de mistérios, Chuva Negra; Tex comparece com três títulos, com destaque para TEX ANUAL #13 e O Longo Braço da Lei; Zagor, além de seu título principal, traz uma aventura completa em ZAGOR EXTRA #94, O Segredo do Castelo. E MÁGICO VENTO #114 apresenta Crime e Castigo, com o protagonista no encalço de um terrível assassino. Capas e resumos a seguir.

DISNEY BIG #12 — dez/11

Por E. Rodrigues

Os 50 anos de criação do Prof. Ludovico são comemorados nesta edição de DISNEY BIG, que encerra com uma seleção bem heterogênea de HQs com o personagem (veja abaixo). O gibi abre com Os Sete Fantasmas e A Mansão Nano, histórias que ficam no tema da HQ principal de MICKEY deste mês, e segue com criações geniais de Júlio de Andrade & Canini, Carl Barks, Don Rosa, Ivan Saidenberg & Herrero, Carl Fallberg & Paul Murry... E muito mais. Confira.