' '

31 de out de 2011

As atrações dos próximos gibis Disney

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Morcego Verde, Maga, Prof. Ludovico, Patacôncio, Metralhas... Os gibis Disney dos próximos meses terão algumas seleções especiais. Uma delas será das melhores HQs de 10 páginas do Donald criadas por Carl Barks e selecionadas pelo maior especialista brasileiro no assunto, Marcelo Alencar (responsável pela tradução e textos da prestigiada coleção O MELHOR DA DISNEY). Esse presente de Natal estará em ALMANAQUE DO PATO DONALD #5, que sai por volta de 20 de dezembro. Quer mais? Confira a seguir.

30 de out de 2011

PATO DONALD #2399 e 2400 — out e nov/11

Por Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Um thriller com Donald e Margarida abre a edição de outubro de PATO DONALD: noite chuvosa, pessoas agindo estranhamente, uma epidemia, um ser misterioso... Já a edição de novembro vem mais leve, com humor e aventura. A arte de Arild Midthun e Marco Rota se destacam. Há caça a tesouro pirata submerso (com Tio Patinhas, Donald e sobrinhos), aventura no velho oeste, as trapalhadas habituais de Donald em seus empregos inusitados... E mais. Confira a seguir.

27 de out de 2011

DREADSTAR: A ODISSEIA DA METAMORFOSE — Devir

PRESS RELEASE — Finalmente no Brasil a tão aguardada saga cósmica que deu origem a Dreadstar, um dos mais cultuados e importantes heróis da ficção científica nos quadrinhos! Publicada originalmente na lendária revista Epic Illustrated #s 1 a 9 (1980-1981), a grandiosa saga reunida neste volume é um dos trabalhos mais respeitados de Jim Starlin e uma das principais obras na gênese do quadrinho adulto nos EUA. Uma legítima obra-prima dos anos 1980, DREADSTAR: A ODISSEIA DA METAMORFOSE continua sendo um épico dos...

26 de out de 2011

PATETA FAZ HISTÓRIA #13 — out/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Hércules e Arquimedes. Teste aqui seus conhecimentos sobre a Antiguidade e a Mitologia Greco-romana. A quantidade de referências e elementos de cena incentivam o leitor a buscar nos livros e na internet a que, exatamente, estão se referindo Pateta e seus colegas. Diversão de primeira que não se encerra em si — quer característica cada vez mais rara nos quadrinhos, sobretudo não-Disney? Vale o registro: Pateta Arquimedes foi destaque na última edição da tradicionalíssima ALMANAQUE DISNEY (jul/05).

23 de out de 2011

Checklist outubro 2011 — Diversos

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 10/out/11 ::

ATUALIZAÇÕES: mais edições e capas diversas, BEN 10 EXTRA #1, Sherlock Holmes em dois lançamentos em quadrinhos e mais. Este mês a Pixel traz uma edição especial de Halloween, LULUZINHA APRESENTA #1 MEMÉIA E ALCÉIA — a capa é o original que inspirou o remake do 12º gibi especial não-Disney da Abril, LULU E BOLINHA FESTA DAS BRUXAS (out/78). MAD #41 entrevista Rafinha Bastos. Nas livrarias, CONAN, OS MORTOS-VIVOS, ZOO, ZUMBIS, CRIPTA #2 (de verdade).

Assinaturas Disney: mais um pacote

Por E. Rodrigues

Agora é para  as meninas: a Abril está lançando um pacote de assinaturas com as princesas Disney. É constituído pela mensal PRINCESAS, a semestral ALMANAQUE ENCANTADO DE FÉRIAS PRINCESAS (ambos os títulos com quadrinhos produzidos pela Disney Global), e as revistas de atividades Pinte e Brinque (mensal) e Prancheta de Pintura (quadrimestral). O chamado Kit das Princesas pode ser assinado por um ou dois anos e faz companhia aos pacotes Disney tradicional e DISNEY BIG + tradicional. Detalhes a seguir.

Exclusivo: Entrevista com Rubén Torreiro, artista de PATETA FAZ HISTÓRIA

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

O argentino Rubén Torreiro participou, ao lado de Adolfo de Urtiága, da produção de praticamente todas as HQs de Pateta Faz História — mais do que qualquer outro artista da aclamada série. Na entrevista a seguir, ele fala de seu início artístico, de sua convivência com Jaime Diaz, de seus trabalhos para a Disney (que inclui a recente produção americana DuckTales, ainda inédita no Brasil) e para outros estúdios (como Tom & Jerry e Looney Tunes).

22 de out de 2011

PATETA FAZ HISTÓRIA: as coleções

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

O embrião da série Pateta Faz História surgiu na revista-brinde americana DISNEY MAGAZINE, em meados da década de 1970. Ali, sátiras históricas protagonizadas também por Mickey e Clarabela eram intercaladas com HQs no mesmo estilo anárquico, porém estreladas por Sir Lock Holmes. A ideia ganhou fôlego e a arte foi transferida para Jaime Díaz Studio. Surgiram dali as 38 HQs de 44 páginas cada que, finalmente, são agora compiladas em coleção produzida pela Editora Abril. A seguir, histórico, capas e mais.

20 de out de 2011

PATETA FAZ HISTÓRIA #12 — out/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Pateta como o Homem Invisível traz elementos tanto do romance de H. G. Wells como do filme clássico da Universal nele inspirado. O estado de invisibilidade de Pateta proporciona toda sorte de piadas. Hilário. Já em Ascensão e Queda do Império Romano tem-se a árdua tarefa de sintetizar em 44 páginas os seis célebres volumes lançados por Edward Gibbons no século XVIII. Curiosamente, quase todos os personagens dessa sátira têm as feições de Pateta — como nos acostumamos a ver nos cartoons do personagem, por sinal.

Calvin e Haroldo de volta em novembro

Por E. Rodrigues

OS DIAS ESTÃO TODOS OCUPADOS, compilação de tiras de Calvin e Haroldo, sai no início de novembro. Será o 9º encadernado com a criação de Bill Waterson pela Conrad, depois de O Mundo É Mágico(jan/07), E Foi Assim que Tudo Começou (set/07), Tem Alguma Coisa Babando Embaixo da Cama (mar/08), Yukon Ho! (jul/08), Criaturas Bizarras de Outro Planeta! (out/08), A Hora da Vingança (ago/09) , Deu "Tilt" no Progresso Científico (jan/10) e O Ataque dos Perturbados Monstros de Neve Mutantes e Assassinos (mar/11).

19 de out de 2011

Os Metralhas: 60 Anos

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Os vilões mais famosos dos quadrinhos estão para completar 60 anos. Foi em nov/51 que saiu a HQ de Carl Barks onde os Metralhas apareceram pela primeira vez, num único e derradeiro quadrinho de O Vil Metal e os Vilões. Desde então, foram centenas e centenas de histórias, com muitos integrantes, primos e outros parentes destrambelhados. A coroação do sucesso veio com a animação DuckTales. Difícil lembrar de outro personagem surgido como vilão que tenha acabado tão popular, a ponto de ganhar títulos de revistas pelo mundo. 

TIO PATINHAS #555 e 556 — out e nov/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Festa das Bruxas é ocasião perfeita para Maga Patalójika atazanar mais uma vez a vida de Tio Patinhas. Na edição de outubro, ela surge duas vezes. Tem também o trabalho notável de Marco Rota noutra HQ com o mesmo tema, e Ronrom sofrendo com as boas intenções de Peninha. Em novembro, os Metralhas completam 60 anos e, por ora, ganham uma modesta (mas significativa) lembrança: o desenhista brasileiro Luiz Podavin traz os meliantes numa produção holandesa. Mais por vir. Confira.

16 de out de 2011

ZÉ CARIOCA #2364 e 2365 — out e nov/11

Por Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

ZÉ CARIOCA de outubro tem uma curiosidade extra: a Abril convidou Carlos Mota para redesenhar a capa que ele mesmo havia feito para a edição de dez anos atrás (compare abaixo). A edição tem histórias de terror, adequadas ao mês de Halloween, mas também Morcego Vermelho (noutra hilária HQ clássica) e Comando Laser — assim como na edição de novembro, que destaca Nicanor, Corações Algemados (série Zé na TV) e Urtigão sendo espionado por Peninha para uma reportagem que prepara com Donald para A Patada.

ZUMBIS: MUNDO DOS MORTOS — Gal Editora

PRESS RELEASE — Caos, horror e morte! Monstros apodrecidos à solta pelas ruas. A sociedade moderna à beira da destruição! Se os mortos saíssem de suas covas, a humanidade enfrentaria seu fim? Produzida na Inglaterra pela editora Accent UK, a coletânea Zumbis: Mundo dos Mortos lança um olhar peculiar sobre...

OS MORTOS VIVOS #6 VIDA DE AGONIA — HQM Editora

PRESS RELEASE — Ainda na cidade de Woodbury, Rick Grimes, Michonne e Glenn enfrentam problemas muito maiores do que os mortos-vivos que assolam o mundo, na forma do Governador, o sádico personagem que merecidamente figura entre boa parte das listas de maiores vilões dos quadrinhos. Enquanto Rick tenta...

ZOO: JOGOS DE PREDADORES — HQM Editora

PRESS RELEASE — Nestablo Ramos Neto retoma o universo de Zoo em Jogos de Predadores, o segundo volume da série. Três meses depois dos eventos do álbum anterior, as coisas voltam a se complicar em Zoo. Novos e velhos personagens se misturam numa trama de libertação e vingança, que explora também o passado...

12 de out de 2011

PATETA FAZ HISTÓRIA #11 — out/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

PT Barnum é comumente apontado como o primeiro astro do showbiz a ficar milionário por sua arte. Também costuma ser associado à frase "Nasce um otário a cada minuto". Conforme avançar na leitura de Pateta Barnum, HQ inédita no Brasil até este PATETA FAZ HISTÓRIA #11, o leitor irá se deparar com tantos absurdos que pensará serem vindos da criatividade dos quadrinistas. Mas trata-se da HQ desta coleção que segue mais fielmente os fatos da vida do biografado! Veja ainda: tudo sobre 20.000 Léguas Submarinas.

11 de out de 2011

Checklist outubro 2011 — Bonelli Comics

Por José Rivaldo Ribeiro

Nove lançamentos Bonelli Comics são esperados para outubro, via Mythos Editora. Destaque para TEX EM CORES #11, que traz a aventura Uma Conspiração Mexicana, e TEX GIGANTE #25, com Na Trilha do Oregon. Confira a seguir as capas e os resumos desses e dos demais títulos: JÚLIA KENDALL #83, TEX #504, TEX COLEÇÃO #297, ZAGOR #127, ZAGOR EXTRA #92, ZAGOR ESPECIAL #35 e MÁGICO VENTO #112.

10 de out de 2011

Checklist outubro 2011 — Mauricio de Sousa

Por E. Rodrigues 

Xaveco finalmente ostentará seu nome no logo de um gibi. Será no especial TURMA DA MÔNICA EXTRA #8, a ser lançado neste mês. Contudo, dividirá o espaço com sua irmã, Xabéu. A decisão da MSP em brincar com o status de personagem secundário de Xaveco até nesta ocasião histórica — ele ganha um título mas, ainda assim, é compartilhado — lembra a máxima de "perde-se um amigo, mas não a piada". Para colecionadores e admiradores do personagem, não há dúvida: perdeu-se o amigo (e o evento histórico). Veja mais...

7 de out de 2011

Checklist outubro 2011 — Disney

Por E. Rodrigues  :: postado originalmente em 5/out/11 ::

ATUALIZAÇÃO: mais capas. Em outubro teremos 24 lançamentos Disney com quadrinhos. E isso, só contando a Editora Abril. Gibis mais baratos (como as edições EXTRA!) e gibis mais sofisticados, como ESCOTEIROS MIRINS SEMPRE ALERTA e os volumes de PATETA FAZ HISTÓRIA. Vem da americana BOOM! os quadrinhos inéditos de TOY STORY, publicados originalmente na minissérie The Mysterious Stranger (2009): aqui, são duas edições quinzenais com o arco completo. Da On Line Editora, PHINEAS E FERB #3 está confirmado, mas outros lançamentos devem vir. E da Alto Astral, mais um DISNEY GAME, com quadrinhos-passatempo.

6 de out de 2011

Sergio Bonelli † 78 Anos

ATUALIZAÇÃO: homenagem da Disney a Sergio Bonelli: Donald Tex

Tex, Zagor, Júlia, Mágico Vento, Mister No, Dylan Dog... Todos de luto. Morreu hoje em Monza, aos 78 anos, Sergio Bonelli. Filho do criador do ranger, Bonelli escreveu roteiros de Tex (sob o pseudônimo Guido Nolitta), fundou a Sergio Bonelli Editore e criou Zagor e Mister No. Entre outros feitos. O editor e roteirista considerava o Brasil a segunda casa de Tex. Não por acaso. Depois da Itália, é aqui que esses personagens mais encontram o sucesso. Tex, por exemplo, tem sua revista circulando no Brasil desde fev/71, sendo uma das poucas contemporâneas a ter cruzado a barreira das 500 edições.

5 de out de 2011

PATETA FAZ HISTÓRIA #10 — out/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Dois épicos em PATETA FAZ HISTÓRIA desta semana. Pateta Ulisses abusa da metalinguagem com criatividade. Sempre surpreende a inteligência desses quadrinhos Disney, tão acima de praticamente qualquer coisa do gênero. A sacada de mostrar Pateta Ulisses nomeando Homero como seu biógrafo oficial é espetacular: encerra-se uma infindável discussão acadêmica sobre o verdadeiro autor da Odisseia, nada menos. Pateta Aníbal é o episódio inédito deste volume. Outro deleite, com Bafo... bem, leia tudo a seguir.  

4 de out de 2011

DISNEY BIG #11 — set/11

Por E. Rodrigues

Com um pouquinho de atraso DISNEY BIG #11 está aí. São vinte HQs, das quais destacamos a ultraclássica Os Fabricantes de Terremotos (Carl Barks), Mickey e Donald em A Coroa de Tasbah (Paul Murry), Surra Metafórica (Don Rosa), Urtigão posando para A Patada em Saia Dessa! (Irineu Rodrigues, que também desenhou...) O Superpapagaio (roteiro de Paulo de Paiva), o comandante MacDonald numa Missão Impossível (Marco Rota), a estreia de Donald em A Galinha Sábia, e muuuuuito mais. Confira tudo a seguir.

3 de out de 2011

Checklist outubro 2011 — DC Comics

Por E. Rodrigues

Muitos lançamentos DC e Vertigo para outubro. O especial DC MADE IN BRAZIL também foi reprogramado para este mês, engrossando a lista que tem MESTRES DO TEMPO A BUSCA POR BATMAN, LENDAS DO UNIVERSO DC ONLINE #2, JONAH HEX VOL. 5 FALTA DE SORTE... Da Vertigo, estreia a minissérie em quatro partes JOÃO DAS FÁBULAS. E ainda: 100 BALAS VOL. 7 A SETE PALMOS, JOHN CONSTANTINE, HERLLBLAZERPASSAGENS SOMBRIAS. Confira capas e resumos a seguir.

Checklist outubro 2011 — Marvel Comics

Por E. Rodrigues

Confira as capas e os resumos dos lançamentos Marvel deste mês, via Panini. O infalível WOLVERINE ANUAL chega em sua quinta edição; A TEIA DO ARANHA #9 traz a míni Carnificina completa, mais o primeiro encontro do aracnídeo com o Capitão América; X-Force envolto em sexo e violência em GRANDES HERÓIS MARVEL #4; Ciclope ressuscita Drácula para combater o ataque dos vampiros em X-MEN EXTRA #118; Deadpool é capturado por selvagens pré-históricos na segunda edição de sua revista... Veja mais a seguir.

Rafinha Bastos na MAD

Por E. Rodrigues

MAD #41 chega às bancas nos próximos dias trazendo na capa o humorista Rafinha Bastos — que acaba de ser suspenso por prazo indeterminado da bancada do CQC, além de figurar na capa da Veja SP desta semana, sob a chamada O Novo Rei da Baixaria. Visionário, portanto, esse novo editor assistente de MAD, Fí. A entrevista com o humorista foi conduzida por Raphael Salimena. Preço de capa R$ 6,50, preço divulgado pela Panini R$ 7,20. Registre-se que também sai nos próximos dias MAD ESPECIAL #13.

PATETA #5 e 6 — out e nov/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

A revista PATETA chega a sua quinta edição com uma espetacular capa do brasileiro Carlos Mota, que já desfaz um engano comum, de se achar que Indiana seja um alter ego do Pateta. Em novembro, quatro significativas produções dinamarquesas, incluindo aquela produzida por ocasião dos 75 anos do personagem (completados em 2007) e outra que mostra a disputa pela prefeitura: Pateta decide enfrentar o eterno Prefeito Leitão na corrida municipal. Veja mais.

2 de out de 2011

MINNIE #5 e 6 — out e nov/11

Por Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Mais aventuras é o que encontraremos em MINNIE de outubro e de novembro. Neste mês, a chamativa capa de O Tesouro do Dragão! dá o tom. A HQ tem roteiro do experiente Bruno Sarda (que trouxe Indiana Pateta ao mundo, a propósito). Duas HQs dinamarquesas suavizam a edição. Em novembro, uma aventura desenhada pelo veterano Tiberio Colantuoni (1935-2007), uma HQ selecionada pelos EUA para a edição comemorativa dos 75 anos dos quadrinhos Disney, e Minnie, Esquálidus e Pflip numa história espacial.

MICKEY #829 e 830 — out e nov/11

Por Rivaldo Ribeiro & Rivaldo Ribeiro

MICKEY entra em seu 60º ano de publicação no Brasil. Sintomaticamente, a edição deste mês abre espaço para o artista que vem sendo apontado como o novo mestre das HQs do camundongo: o italiano Andrea "Casty" Castellan, 44 anos, que comparece com uma de suas mais recentes produções e também em seis páginas de entrevista e informações. Na edição seguinte, mais Casty — numa história bem interessante, desenhada por Enrico Faccini.