' '

31 de jul de 2011

OS MORTOS-VIVOS #5 — ago/11

Por E. Rodrigues

A HQM Editora está lançando OS MORTOS-VIVOS volume 5 (disponível aqui, assim como as edições anteriores). A HQ ganhou enorme repercussão com a adaptação para seriado de TV, a cargo de Frank Darabont (Um Sonho de Liberdade): os seis primeiros episódios de The Walking Dead nem tinham ido todos ao ar, ano passado, quando a produtora AMC já assegurava mais treze capítulos (a 2ª temporada estreia nos EUA em outubro — sem Darabont, que deixou a produção, sem explicações).

LULUZINHA #5 — jul/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

O bom de LULUZINHA e BOLINHA da Pixel é que suas HQs não têm ponto baixo digno de nota. A editora tem à sua disposição mais de 5600 páginas produzidas por John Stanley e Irving Tripp já recuperadas pela Dark Horse, além de outras 1500 originalmente publicadas em TUBBY a caminho. Material suficiente, ou seja, para manter esse nível apresentado aqui por mais de seis anos. Torcendo para que a receptividade dos leitores permaneça em alta, claro.

28 de jul de 2011

CRIPTA #2 sai em agosto, anuncia Mythos

Por E. Rodrigues

Seis meses após o lançamento do muito esperado volume inicial, a Mythos promete distribuir um segundo encadernado da série de terror CRIPTA, que compila de forma integral e em ordem cronológica a produção original publicada desde a década de 1960 na americana EERIE (que por aqui já havia gerado nos anos 1970 a lendária KRIPTA, da RGE). Atualmente a Dark Horse vem recuperando esse material em encadernados, base dos volumes da Mythos. Leia mais sobre CRIPTA aqui. Veja a capa e resumo a seguir. 

Checklist agosto 2011 — Bonelli

Por José Rivaldo Ribeiro

Oito publicações Bonelli Comics foram anunciadas pela Mythos Editora para este mês de agosto. Dentre elas, JÚLIA KENDALL, que depois de uma ameaça de cancelamento ano passado, voltou aos trilhos e chega à sua 81ª edição. E como nos disse o editor Dorival Vitor durante o evento com Civitelli nno Gibicon, Júlia não corre mais risco iminente de acabar. Veja mais.

27 de jul de 2011

BOLINHA #3 — jul/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

BOLINHA deste mês (disponível aqui) traz o mesmo recheio de histórias clássicas e sensacionais visto nas edições prévias. São sete HQs e duas gags produzidas por John Stanley e Irving Tripp para edições diversas da revista MARGE'S LITTLE LULU da década de 1950. O gibi vem acompanhado de um encarte avulso com 16 páginas de passatempos com a participação de toda a turma de Lulu & Bolinha.

Maffia fala de quadrinhos Disney na Academia Brasileira de Letras

Por E. Rodrigues

Conforme adiantamos, agora o comunicado oficial: Nesta quinta-feira, dia 28 de julho, às 17h30, a Academia Brasileira de Letras promoverá, na cidade do Rio de Janeiro, o seminário Quadrinhos: A Arte Sequencial, que contará com a presença de Paulo Maffia, jornalista responsável pela seleção, pesquisa e edição das revistas em quadrinhos Disney publicadas pela Editora Abril. Maffia vai falar, entre outras coisas, sobre a importância dos quadrinhos Disney no Brasil e sobre as novidades para o segundo semestre deste ano e para 2012. O evento será realizado no Teatro R. Magalhães Jr., Av. Presidente Wilson, 203, 1° andar, Rio de Janeiro, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

26 de jul de 2011

Gibis Disney On Line Editora — jul/11

Por E. Rodrigues

As admiráveis revistas da On Line com adaptações de filmes Disney ganharam mais dois números: O CORCUNDA DE NOTRE DAME e OS INCRÍVEIS. Também saíram novas edições de TINKERBELL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS e PHINEAS E FERB REVISTA EM QUADRINHOS. Imagens a seguir. Acompanhe esses lançamentos todos os meses em nosso Checklist Disney. E para não se perder em sua coleção, a lista sempre atualizada de todas as publicações Disney feitas por essa editora pode ser acompanhada aqui.

STAR WARS #28 — jul/11

Por E. Rodrigues  

STAR WARS deste mês (já disponível para compra aqui) conclui o segundo arco de INVASION, Rescues. Mês que vem, sua vaga será ocupada por PURGE (composta por HQs fechadas, diferentemente das outras séries publicadas por aqui até então). INVASION, a propósito, tem um terceiro arco em progresso nos EUA. Completam a edição dois capítulos de LEGACY e um de KotOR. E a editora promete para breve um encadernado com o crossover VECTOR.

25 de jul de 2011

ALMANAQUE DO PLUTO #2 — jul/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Nada menos que quatorze histórias, algumas há muito não vistas por aqui, recheiam as 84 páginas de ALMANAQUE DO PLUTO #2, agora semestral. Muito diversificada, a edição leva o cachorro mais famoso do mundo a viver aventuras em estilo de cartoon (Pluto tira isso de letra, como já falamos aqui, por ocasião de seu primeiro almanaque), mas não só. E os fãs do americano Jack Bradbury vão gostar: nada menos do que cinco excelentes HQs dele foram selecionadas para este número.

ALMANAQUE DO PROF. PARDAL #2 — jul/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Nas 84 páginas desta segunda edição do ALMANAQUE DO PROF. PARDAL o leitor encontrará nada menos que 12 HQs. Entre elas, Um Golpe de Limpeza, de Carl Fallberg e Tony Strobl, publicada antes no Brasil somente no longínquo ano de 1974. Por sinal, a seleção do gibi segue essa linha, com o resgate de histórias assinadas por artistas do nível de Jack Bradbury, Júlio de Andrade Filho e Carlos Edgard Herrero, dentre outros. Os colecionadores também apreciarão a volta das datas em todos os gibis Disney, daqui para frente.

24 de jul de 2011

Fim dos gibis Disney pela Boom

Por E. Rodrigues

Se ainda havia alguma dúvida, o texto de divulgação de DARKWING DUCK #18, em pré-venda nas comic shops americanas, a dissipa: "É isso, fãs. A última edição de gibi Disney pela Kaboom! chegou. É o fim de uma era, tempo de dizer adeus à Disney na Kaboom! Não perca esta edição histórica de um relacionamento que colocou os quadrinhos infantis de volta no mapa!". Não há anúncio do fim das compilações clássicas que a editora vem organizando, nem oficialização de transferência de títulos para a Marvel. Ainda. A seguir, últimas capas e o que pode sair no Brasil, ano que vem, de DuckTales.

21 de jul de 2011

Turma da Mônica começa a envelhecer em 2012

Por E. Rodrigues

Mauricio de Sousa, em entrevista exclusiva à Folha de S.Paulo, disse que a Turma da Mônica (Jovem, supomos) começará a envelhecer, ano a ano, a partir do final de 2012. Os personagens vão "amadurecer, se alistar no Exército, casar e ter filhos". Mauricio pensa nessa evolução como uma história ininterrupta, "deixará de ser quadrinhos". A revelação veio a reboque da explicação para o beijo de Mônica e Cebolinha na capa da edição #34 do mangá.

20 de jul de 2011

O Mistério dos Andróides ganha republicação — na Itália

Por E. Rodrigues

A minissérie brasileira O Mistério dos Andróides acaba de sair na Itália, em DISNEY COMIX #8. Escrita por Ivan Saidenberg e desenhada por Euclides Miyaura e Roberto Fukue em 1981, as 71 páginas dessa HQ saíram por aqui uma única vez, em três capítulos, em TIO PATINHAS #222 e ALMANAQUE DISNEY #150 (nov/83), e em MICKEY #375 (dez/83). É a terceira vez que a saga poderá ser apreciada pelos italianos. França e Portugal, pelo menos, também já a publicaram.

19 de jul de 2011

Disney: algumas capas de agosto

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro   :: postado originalmente em 15/jul/11 ::

ATUALIZAÇÃO: capas de TIO PATINHAS #553, PATO DONALD #2397, MICKEY #827 e ZÉ CARIOCA #2362. Divulgadas as capas de MINNIE e PATETA #3, e também do volume 2 de PATETA FAZ HISTÓRIA (cujo plano de obra reprisamos a seguir). Todas essas edições saem em agosto. PATETA passará a ter conteúdo mais variado e empolgante do que suas edições iniciais, a propósito. Veja as capas abaixo.

18 de jul de 2011

Checklist julho agosto 2011 — TOPOLINO

Por Rivaldo Ribeiro

Os gibis Disney italianos TOPOLINO de julho e agosto chegaram (disponíveis para compra aqui). O lote reúne as costumeiras grandes aventuras produzidas por lá: temos Superpato com armas que permitem-lhe mudar de forma, Esquálidus no mundo do crime,Tio Patinhas ainda jovem lutando contra seus rivais para conseguir suas pepitas de ouro, Mickey num dilema onde sua realidade se confunde com o mundo dos quadrinhos... Confira.

15 de jul de 2011

Civitelli e Filippucci no Gibicon nº 0

Por E. Rodrigues

Os artistas italianos Fabio Civitelli e Lucio Filippucci passaram boa parte da tarde de hoje autografando trabalhos no Memorial de Curitiba, dentro do Gibicon nº 0. Apesar da longa fila, nenhum fã bonelliano desanimou. A alguns metros dali, num auditório lotado, os irmãos Gabriel Bá e Fabio Moon falavam de seu processo criativo. Cheio de atrações, bem divulgado e espalhado por espaços distintos no centro de Curitiba, o Gibicon começa impressionando.

Checklist julho 2011 — Marvel

Por E. Rodrigues

CAPITÃO AMÉRICA & OS VINGADORES SECRETOS estreia este mês, na vaga de REINADO SOMBRIO, excepcionalmente com mais páginas, 84. A outra revista mensal começando, agora com lançamento reprogramado para julho, é GRANDES HERÓIS MARVEL, retomando título tradicional da época da Abril. A QUEDA DE UM VINGADOR: A MORTE DE HÉRCULES é a edição especial encadernada do mês. Resumos e capas a seguir.

Checklist julho 2011 — DC Comics

Por E. Rodrigues

Na expectativa da estreia do longa com Lanterna Verde, a Panini lança o segundo volume capa dura com as primeiras HQs do personagem, em ordem cronológica. Também os TITÃS merecem um encadernado especial. Pelo selo Vertigo, é iniciada a COLEÇÃO SANDMAN APRESENTA, com capa dura (já nas bancas). E EX MACHINA, cujos encadernados a Panini recomeçara pelo volume 3, terá seu #1 agora reeditado.

11 de jul de 2011

DISNEY BIG #10 — Preview

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro   :: ATUALIZADO EM 13/JUL: CAPA ::

DISNEY BIG #10 sai nos próximos dias, com Mickey na capa (que será fechada nesta semana) e duas dúzias de HQs no recheio, incluindo DuckTales, o debut de Brigite, a excelente O Ouro e o Repolho (Carl Barks, 1954) e sua sequência, Fortuna Deslizante, providenciada por Don Rosa em 1987. E muito mais: Paul Murry, Marco Rota, Romano Scarpa, Tony Strobl, Vicar, Saidenberg & Herrero, Jack Manning, Fernando Ventura... confira a lista toda a seguir.

10 de jul de 2011

Luluzinha de John Stanley será concluída em dezembro

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

A Dark Horse anuncia para meados de dezembro a conclusão da republicação de todas as edições de LITTLE LULU produzidas por John Stanley, incluindo seus anuais. A editora começou em abr/05 a lançar os encadernados que reproduzem integralmente os gibis da menina, em ordem cronológica. Vem dessas edições o material que a Pixel/Ediouro seleciona para os gibis LULUZINHA e BOLINHA, que voltaram às bancas desde março.

Mais estatuetas — e Aliens — pela Dark Horse

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Continuando a série de estatuetas inspiradas em gibis clássicos Disney, a Dark Horse anuncia Mickey Mouse (de OUTWITS THE PHANTOM BLOT, 1941 — o Mancha Negra, não por acaso, será a estatueta seguinte). E, da coleção Marvel, um Homem de Ferro saído das páginas de TALES OF SUSPENSE. Retomando os quadrinhos da linha ALIENS, FAST TRACK TO HEAVEN é uma graphic novel em capa dura assinada por Liam Sharp. Veja mais.

7 de jul de 2011

Checklist julho 2011 — Diversos

Por Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Julho começa com mais um título para os personagens criados por Marge e eternizados por John Stanley & Irving Tripp: ALMANAQUE DA LULUZINHA E DO BOLINHA, em formato diferenciado e muitos passatempos. Também deve sair APACHE #7. Enquanto isso, a L&PM promete por nas livrarias outro pocket de DILBERT, PEDINDO AUMENTO, e um álbum de quadrinhos dos Smurfs, O SMURF REPÓRTER. Veja mais...

6 de jul de 2011

Checklist julho 2011 — Bonelli

Por José Rivaldo Ribeiro

Para aqueles que curtem os clássicos de Galep, este mês TEX COLEÇÃO traz uma eletrizante história com a arte do mestre, Os Quatro Fugitivos. TEX ESPECIAL DE FÉRIAS chega com uma mega aventura de 200 páginas da era de ouro do ranger, A Patrulha Perdida. TEX EDIÇÃO DE OURO fala sobre os mais recentes filmes de faroeste. E mais: JÚLIA, TEXZAGOR, ZAGOR EXTRA e MÁGICO VENTO.
 

3 de jul de 2011

Quadrinhos Disney na Academia Brasileira de Letras

Por E. Rodrigues

ATUALIZAÇÃO: Haverá transmissão ao vivo pelo portal da Academia. A entrada é franca. No próximo dia 28, terá lugar na Academia Brasileira de Letras uma palestra de Paulo Maffia sobre quadrinhos de Zé Carioca e, como não poderia então deixar de ser, de seus mestres Renato Canini e Ivan Saidenberg. Trata-se de evento significativo para as HQs Disney no Brasil, num momento em que igualmente elas atingem destaque há muitos anos não visto nas bancas. O Seminário Brasil, brasis terá ainda, na seção Quadrinhos: A Arte Sequencial, Chico Caruso e Lailson de Holanda. Detalhes no cartaz, abaixo.

Ursinho Pooh em figurinhas pela Abril

Por E. Rodrigues

A Editora Abril lança nesta semana o álbum de figurinhas do 51º Clássico Disney, Winnie The Pooh (sim, o filme é para criancinhas, mas a obsessão por globalização de merchandising da Disney primeiro transformou Puff em Pooh, e agora assombrosamente impede que o nome do filme seja traduzido ou adaptado). O longa, realizado em animação tradicional, estreia no Brasil na próxima sexta-feira.

1 de jul de 2011

ESCOTEIROS MIRINS ESPECIAL vem aí

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Os Escoteiros Mirins vão ganhar um especial de mais de 200 páginas ainda neste ano. E com provável surpresa gráfica. Este será um dos três especiais Disney que a Abril estuda seriamente lançar nos próximos meses — os outros serão, como já adiantamos, dedicados a Indiana Pateta e ao Morcego Vermelho. Os escoteiros, que ganharam 12 títulos de EDIÇÃO EXTRA (empatando com Pardal, Peninha e Pateta nesse quesito), chegaram a ter título próprio no Brasil.



Checklist julho 2011 — Mauricio de Sousa

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

No mês de férias das crianças, muitos lançamentos da Turma: tem COLEÇÃO HISTÓRICA #24, ALMANAQUE BIDU & MINGAU #7, ALMANAQUE TEMÁTICO #19 ROÇA x CIDADE, SAIBA MAIS! #47 CHINA... E também as edições #55 dos sete títulos mensais e #28 dos almanaques da Mônica, Cebolinha e Cascão. TURMA DA MÔNICA JOVEM completa três anos, e as edições em inglês e espanhol chegam ao #20. A única sempre atrasadinha é TINA. Confira capas e resumos a seguir.