' '

30 de jun de 2011

DuckTales inédito fica para 2012

Por E. Rodrigues

ATUALIZAÇÃO: informação extra: ALMANAQUE DO TIO PATINHAS #4 (out/11) deve trazer uma seleção de HQs clássicas de DuckTales. Mais detalhes em breve.
Para garantir a publicação de arcos completos, a Abril decidiu iniciar a publicação das novas HQs de DuckTales somente no ano que vem. À sua disposição, a editora tem até o momento apenas os dois primeiros capítulos, de um total de quatro que fecham uma aventura completa. A precaução tem fundamento: a editora americana Boom!, que produz esse material, tem passado por reestruturação que, no limite, parece indicar o fim de todos seus títulos Disney.

29 de jun de 2011

Checklist julho 2011 — Disney

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Julho é mês de ALMANAQUE DO PROF. PARDAL e ALMANAQUE DO PLUTO, ambos no #2, e também dos gibis de FÉRIAS. E ainda:  DISNEY BIG, agora bimestral, chega à sua décima edição; DISNEY GOL, série em 4 volumes, é concluída; CARROS continua em destaque, com seus dois títulos... Mais de 20 títulos Disney teremos nas bancas, incluindo as revistas da On Line. Acompanhe a seguir a lista e as capas já disponíveis.

28 de jun de 2011

Almanaques Disney #2 — jun/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

As segundas edições de ALMANAQUE DO TIO PATINHAS, PATO DONALD, MICKEYZÉ CARIOCA colocam-se, em termos de seleção de HQs, no nível de um DISNEY BIG. São mais de duas dúzias delas; um desfile de destacados artistas Disney para todos os gostos, como Don Rosa, Canini, Saidenberg, Euclides Miyaura, Primaggio, Júlio de Andrade, Herrero... e o infalível Carl Barks. Nota técnica não menos importante: desta vez as lombadas estão bem coladas e as capas, sem aquele verniz que desagradou a tantos. Mais detalhes a seguir.

27 de jun de 2011

Panini França confirma perda da licença DC Comics

Por E. Rodrigues

A Panini França confirmou no Facebook que deixará de publicar o material da Warner/DC Comics a partir de janeiro próximo. Rumores dessa mudança de editora se fortaleceram no final da semana e se transformaram em notícia hoje pela manhã. Assim como no Brasil, a Panini também é a responsável pelos títulos Marvel por lá. A nova editora da Warner/DC será a MDS, grupo que agrega Dargaud e Dupuis, entre outros. Pela repercussão nos sites e blogs especializados, pareceu-nos que os decenautas franceses não ficaram assim muito empolgados com a ideia.

24 de jun de 2011

Alto Astral lança DISNEY GAME ESPECIAL (com HQ)

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

A Editora Alto Astral está lançando DISNEY GAME ESPECIAL, revista em formato magazine com 44 páginas em off set, shrinkada com plástico metalizado que reproduz a capa. Dentro, uma HQ-passatempo italiana de uma página (o suficiente para que um colecionador Disney obstinado inclua o título em sua coleção). A edição reproduz integralmente uma revista produzida pela Disney Itália lançada há um ano, inclusive em outros países europeus. Saiba mais a seguir.

22 de jun de 2011

STAR WARS #27 — jun/11

Por E. Rodrigues  

Em STAR WARS #27, lançamento da On Line Editora já disponível para compra aqui, temos a conclusão de Vector em LEGACY e a penúltima parte de Resgates em INVASION. Mais dois capítulos de KNIGHTS OF THE OLD REPUBLIC são apresentados: Reviravolta e a parte 1 de A Defesa. No lugar da seção de cartas, uma linha do tempo situando as publicações da Dark Horse em meio aos filmes da cinessérie.

21 de jun de 2011

Menino Maluquinho em quadrinhos inéditos

Por E. Rodrigues

A Editora Globo está lançando um livro com quadrinhos inéditos do Menino Maluquinho, a criação mais popular de Ziraldo. MEU PRIMEIRO MALUQUINHO EM QUADRINHOS, como o título deixa antever, foi pensado para os menorzinhos que ainda nem sabem ler: as HQs só têm um balão no final. A editora afirma que não é necessário saber lê-lo para compreender a história. O livro tem 64 páginas no formato 25 x 25 cm, por R$ 28,00. Veja a capa a seguir.

17 de jun de 2011

Checklist junho 2011 — Disney

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 2/jun/11 ::

ATUALIZAÇÃO: mais títulos e mais capas (Abril e On Line, com mais por vir). Junho tem a (re) estreia dos gibis mensais de PATETA (3ª série) e MINNIE (2ª série, mas o 4º título brasileiro de quadrinhos da namorada do Mickey, sem contar o almanaque). Mais duas edições de DISNEY GOL estão programadas, preparando o público para a Copa América — neste ano disputada na Argentina. E, além dos títulos clássicos mensais, chegam os #2 da série ALMANAQUE: agora são bimestrais os almanaques de PATO DONALD, ZÉ CARIOCA, MICKEY e TIO PATINHAS. E estreia também DISNEY GIGANTE.

Checklist junho 2011 — DC Comics

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro   :: atualizado em 20/jun com mais capas ::

Em junho, a Panini lança o encadernado de 100 BALAS que inicia a série (já editado aqui pela Opera Graphica e pela Pixel). A editora havia iniciado o título ano passado, pelo #3. Ainda da linha Vertigo, sai o encadernado #4 de LOVELESS. Da finada (ou incorporada) WildStorm vem RESIDENT EVIL em quadrinhos. No mais, SOCIEDADE DA JUSTIÇA tem seu segundo número programado. Veja mais.

Checklist junho 2011 — Marvel

Por E. Rodrigues   :: atualizado em 20/jun com capas ::

Em junho (re) estreia GRANDES HERÓIS MARVEL: mensal e com 52 páginas. REINADO SOMBRIO chega ao fim; mês que vem, novo título ocupa seu espaço: CAPITÃO AMÉRICA & OS VINGADORES SECRETOS. JUSTICEIRO: AS MENINAS DE VESTIDO BRANCO é o primeiro de uma série de três encadernados do personagem que a Panini lançará neste ano. Também especiais são A QUEDA DE UM VINGADOR: A MORTE DE HÉRCULES e NOVOS X-MEN: REBELIÃO NO INSTITUTO XAVIER.

15 de jun de 2011

BOMBA! EXCLUSIVO:  Editora Abril deve voltar a produzir HQs inéditas com Zé Carioca

Por Edenilson Rodrigues Lazaro & José Rivaldo Ribeiro

O Planeta Gibi soube por fonte mais que segura que a Editora Abril estuda seriissimamente a volta da produção de histórias em quadrinhos inéditas protagonizadas por Zé Carioca. A ideia é que o gibi do papagaio, que completou 50 anos em janeiro, tenha duas HQs novas por edição a partir de fevereiro do ano que vem. A informação, talvez a mais esperada dos últimos dez anos pelos leitores e colecionadores Disney do país, acompanha o surpreendente boom por que passam os quadrinhos Disney no Brasil.

Gibis Disney — jul/11 preview

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro   :: postado originalmente em 6/jun/11 ::

ATUALIZAÇÃO: capas de DISNEY GOL #4, PATETA #2 e MINNIE #2. Veja aqui, em imagens, o que teremos em julho nos gibis clássicos Disney, PATO DONALD, ZÉ CARIOCA, MICKEY e TIO PATINHAS. Confira também as capas das edições de férias, que além das edições #6  de PATO DONALD, MICKEY e TIO PATINHAS, tem também PATETA FÉRIAS #5. Os gibis Disney Férias saem entre o final de junho e início de julho; já os títulos clássicos, no dia 5 do mês que vem.

14 de jun de 2011

Ben 10 vai virar filme

Por E. Rodrigues

Ben 10 vai virar filme live-action pelas mãos de Joe Silver, informou hoje o Variety. A criação do grupo Man of Action estreou no final de 2005 no Cartoon Network. De lá pra cá, a série rendeu dezenas de episódios e releituras (a atual, em exibição desde o ano passado, é Ben 10: Ultimate Alien). Já Joe Silver assinou as produções de Duro de Matar, Máquina Mortífera, Predador, Matrix, V de Vingança... mas também de bombas como Speed Racer e A Órfa. Seu nome aparece atualmente na pré-produção de mais de uma dúzia de filmes, incluindo Sgt. Rock, Lobo e o remake do clássico de ficção O Planeta Proibido (1956).

12 de jun de 2011

Disney's Phineas e Ferb também pela Panini. E os Smurfs...

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

A On Line lançou recentemente dois títulos de PHINEAS E FERB: uma revista híbrida, com HQs originais, e outra só de quadrinhos — criados a partir de fotogramas da série animada de TV, transmitida no Brasil pelo Disney XD e também pela Globo. Por algum motivo, a Editora Abril, que tem primazia na publicação de criações Disney, tampouco se interessou pelo lançamento do álbum de figurinhas dos personagens, que sai agora pela Panini. Em compensação...

9 de jun de 2011

Checklist junho 2011 — Diversos

Por Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Agora é oficial: PERNALONGA está cancelado;  SCOOBY-DOO! e TOM & JERRY são bimestrais (todos da Panini). Também não circulam mais, da On Line: MORANGUINHO, CARTOON EM AÇÃO!, OS PADRINHOS MÁGICOS e SONIC X. A Turma da Luluzinha terá quatro títulos diferentes nas bancas: BOLINHA# 2, LULUZINHA #4, LULUZINHA TEEN #26 e LULUZINHA ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO. Ainda, STAR WARS #27, DIDI & LILI #7, PICA-PAU #46, MAD #38...

7 de jun de 2011

MÔNICA #500 — jun/11

MÔNICA #500, lançamento da Panini, é uma formidável edição comemorativa: mantendo sua estrutura habitual, o gibi conseguiu a proeza de reunir em suas oitenta e poucas páginas a maior quantidade de autorreferências (talvez) já vista num único número: as HQs (e até os passatempos) brincam com a história da revista e fazem a delícia de qualquer colecionador. Personagens, capas e HQs inesquecíveis. Como se não bastasse, Xaveco rouba a cena em metade da revista. Confira as imagens a seguir.





















Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Checklist junho 2011 — Mauricio de Sousa

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

MÔNICA chega ao número 500. Foram 200 edições pela Abril, 246 pela Globo e, até agora, mais 54 pela Panini. Um fenômeno que não vai passar despercebido. Dos gibis em circulação, apenas os quatro grandes Disney, CASCÃO e CHICO BENTO o superam, e TEX atinge igual numeração justamente neste mês, também com edição comemorativa. Dentre os lançamentos deste mês, teremos o sucesso CLÁSSICOS DO CINEMA, o ALMANAQUE DO ASTRONAUTA e o GRANDE ALMANAQUE DE FÉRIAS.

5 de jun de 2011

DISNEY GIGANTE #1 — jun/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

DISNEY GIGANTE é um lançamento inusitado. Além do formato, inédito para quadrinhos Disney no Brasil, suas muitas páginas são todas em preto & branco, assim como a coleção italiana I GIGANTI DI TOPOLINO que decalca. Essa característica faz o leitor redobrar a atenção aos traços, assinados por Massimo De Vita e Cavazzano, dentre outros. DISNEY GIGANTE é anunciado como semestral — qual seria o tema da edição de dezembro? Dê uma olhadinha na imagem comparativa abaixo... 

PATETA #1 — 3ª série — jun/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Se MINNIE é uma evolução do POCKET LOVE, dá para dizer que esta nova série mensal de PATETA é um avanço, em comparação à cancelada PURA RISADA COM MICKEY: PATETA terá quase o triplo de espaço para inéditas. E se a edição de estreia é "dinamarquesa", podemos esperar um mix mais variado nas próximas, como informou o editor dos gibis Disney Paulo Maffia ontem, no 4º Mercado de Pulgas.

MINNIE #1 — 2ª série — jun/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

MINNIE POCKET LOVE, uma revista formalmente trimestral de 164 páginas, entre inéditas e republicações, teve três edições e foi convertida no novo título mensal MINNIE — que, portanto, terá quase o dobro de páginas inéditas por ano nessa nova configuração. A série anterior de MINNIE durou 29 números, até dez/06. E, muito antes disso, a personagem teve aqui uma obscuríssima revista com quadrinhos (mais um daqueles terrores dos colecionadores).

MICKEY #825 — jun/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Mais uma edição memorável de MICKEY. Aqui, uma superaventura com Indiana Pateta, A Ilha Mitológica (de Carlos Panaro e Massimo de Vita), e a conclusão de O Mundo de Tutor, de Casty (referido na chamada de capa O Dia em que os Animais Desapareceram da Terra!). Nas próximas edições, Mancha Negra (em HQ dinamarquesa), os 150 anos de reunificação da Itália e, em outubro, Casty volta com outra saga (e, quem sabe, uma surpresa).

ZÉ CARIOCA #2360 — jun/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

ZÉ CARIOCA deste mês traz mais duas HQs desenhadas por Canini nos anos 1970 (roteiros de Ivan Saidenberg e Júlio de Andrade) e que agora mereceram restauração cuidadosa de Fernando Ventura. Na edição, mais uma aventura da série Comando Laser e as maluquices de Pena Kid, o personagem "criado" por Peninha para as tiras de A Patada. Na abertura, Rosinha descobre que Zé tem um antepassado viking e imagina como ele teria sido.

4 de jun de 2011

PATO DONALD #2395 — jun/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

O PATO DONALD de junho traz quatro HQs dinamarquesas, cada qual com seus atrativos, e reafirma este título, o mais antigo em circulação no Brasil, como o melhor de quadrinhos inéditos que pode ser encontrado nas bancas — e já há muitos meses consecutivos — na linha infantojuvenil / humor / como queira. Feras como Pelaez, Arild Midthun, Vicar e Mota dão vida, aqui, aos roteiros do casal McGreal, Paul Halas e de Terje Nordberg.

2 de jun de 2011

Neste sábado, em São Paulo: 4º Mercado de Pulgas

Por E. Rodrigues

O Guia dos Quadrinhos promove neste sábado 4 mais um Mercado de Pulgas, que cresce a cada edição (ano passado se vendeu ali até um ultrarraríssimo MICKEY #1). Já cruzamos por lá com Paulo Maffia (editor dos gibis Disney), Mauricio Muniz (Gal Editora), Primaggio Mantovi, entre muitos outros — além do próprio Edson Diogo, responsável pelo Guia e pelo evento, sempre esbanjando simpatia e bom senso em suas considerações quadrinísticas...

TIO PATINHAS #551 — jun/11 (seguramente)

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

O desejo de 10 entre 10 colecionadores Disney acaba de ser atendido. A partir deste mês, os gibis clássicos Disney voltam a informar o mês em seus expedientes — algo que não ocorria desde a implantação da setorização, em ago/05. A inclusão da data coincide, justamente, com o fim do famigerado sistema de distribuição (leia mais aqui). Na edição de TIO PATINHAS de Junho de 2011 há um clássico dos anos 1960, e até então inédito por aqui, da dupla Romano Cimino & Romano Scarpa, Superpato, a arte formidável de Pelaez...