' '

28 de fev de 2011

Peanuts: prévia da graphic novel da kaboom!

Por E. Rodrigues

A divisão infantil da Boom! Studios, recém-nomeada kaboom!, divulgou uma prévia da estreia de Peanuts em formato graphic novel: Happiness Is a Warm Blanket. Com 80 páginas, formato 18 x 25 cm e capa dura, a obra é uma adaptação do vídeo homônimo, a ser lançado no mercado americano pela Warner no final de março — assim como o álbum. A editora informa que a história é do próprio criador da turma de Snoopy, Charles Schulz, aqui adaptada por seu filho Craig e por Stephan Pastis, com arte de Bob Scott, Vicki Scott e Ron Zorman.

26 de fev de 2011

Manda-Chuva 3D tem cartaz divulgado

Por E. Rodrigues

Ánima Estudios (Chaves, a animação) e Illusion Studios (parceiro constante da também mexicana Televisa) prometem para setembro o lançamento, primeiro no México, do longa-metragem 3-D animado Don Gato y su Pandilla (Manda-Chuva ou, no original, Top Cat). Baseado na criação de Hanna-Barbera, o filme será distribuído mundialmente pela Warner. A parceria Ánima/Illusion também respondeu pela obscuríssima versão cinematográfica de Gaturro (do cartunista argentino Nik). A direção é de Alberto Mar (Chaves).

25 de fev de 2011

Star Wars #24 — fev/11

Por E. Rodrigues

A On Line reduz o atraso acumulado de Star Wars lançando mais uma edição em fevereiro. Este #24 traz dois capítulos de Legacy, O Templo Escondido e Lá no Fundo, enquanto que Invasion mostra a segunda parte de Resgates, e Knights of the Old Republic, o terceiro capítulo de Vector. Confuso ficou para a próxima edição: se Vector terá sua 4ª e última parte em KotOR, e deveria avançar para Dark Times e Rebellion antes de voltar para Legacy... Bem, não é isso que a editora anuncia na 3ª capa. A conferir.

24 de fev de 2011

E o Xaveco?

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Com algum atraso, foi lançado esta semana o Almanaque Temático #17 Artes, estrelando Marina. Antes dela, Nimbus também emplacara seu primeiro gibi numa edição do almanaque (#12). E, na Turma da Mônica Extra, até a Bruxa Viviane, Denise, Zé Vampir, Dona Morte e o Capitão Feio já ostentaram seus nomes no logo da capa. Nos próximos dias, o Louco irá além: estreará no título de um gibi, que será periódico (semestral, 72 páginas). Então vamos aproveitar para revisar a lista de almanaques da Turma:

23 de fev de 2011

Nova série de DuckTales será publicada no Brasil

Por E. Rodrigues

A Editora Abril confirmou que vai trazer ao Brasil os novíssimos quadrinhos de DuckTales que estão sendo produzidos pela americana Boom! com roteiros de Warren Spector (do game Epic Mickey). A publicação ocorrerá no segundo semestre, em revista a ser definida. A Boom! noticiou há poucos dias a reestreia da série, com produção própria e inédita. A novidade chegará por aqui, portanto, bem rápido (assim como já vem ocorrendo com as HQs italianas de destaque, que o  Brasil é sempre o primeiro no mundo a republicar).

21 de fev de 2011

Boom Kids vira "kaboom" e promete Peanuts. E mais...

Por E. Rodrigues

Em outubro passado, a americana Boom divulgou teaser do que parecia ser uma mudança significativa, para 2011, em seu selo Kids. De lá para cá, mudanças de fato ocorreram (acompanhe um resumo mais adiante), culminando hoje com mais dois teasers: o primeiro, indicando que a divisão infantojuvenil passa a se chamar "kaboom" (provavelmente, com o intuito de frisar a diferença para sua linha adulta); já o segundo, mostra que vem aí Peanuts, pelo selo já renomeado.

19 de fev de 2011

Folha completa 90 anos e põe na rede seu acervo integral

Por E. Rodrigues

A Folha de S.Paulo disponibilizou hoje na Internet seu acervo integral, desde 1921. Sendo esse jornal o berço da Turma da Mônica e de cartunistas como Laerte, Angeli, Fernando Gonzalez e Glauco, além de ter reportado o nascimento e a publicação dos mais diversos estilos de quadrinhos, a iniciativa resulta numa fonte preciosa e, por vezes, única da história das HQs no Brasil. A edição de hoje, comemorativa, traz pérolas como um apanhado de erros absurdos cometidos pela redação — por exemplo, "Diferentemente do que foi publicado no texto (...) Jesus não foi enforcado, mas crucificado"...

18 de fev de 2011

Mickey Mouse em edição especial

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Ora, veja... a Boom! irá retomar (ainda que em edição one-shot) o chamado "formato Prestige", largamente usado pela Gemstone. O escolhido foi um clássico de Bill Walsh e Floyd Gottfredson, publicado nos jornais americanos em 1948. The Atombrella and the Rhyming Man terá 52 páginas, formato americano, lombada quadrada e capa de Daan Jippes, por U$ 6.99. Sai em abril nos EUA. Esta HQ com Esquálidus saiu no Brasil em capítulos, remontada entre O Pato Donald #33 e 42...

DuckTales ganha título periódico nos EUA

Por E. Rodrigues

Num dia, é anunciada a transferência dos personagens Pixar para a Marvel. No outro, um alento para quem achou que os quadrinhos Disney na Boom! estariam com dias contados: a pequena editora anunciou que lançará em maio um periódico com HQs novas de DuckTales (roteiros de Warren Epic Mickey Spector). É a terceira atração do programa de TV Disney Afternoon (EUA, 1990-1997) a ganhar título pela Boom!, depois de Darkwing Duck e Rescue Rangers.

15 de fev de 2011

Checklist fevereiro 2011 — Marvel

Por E. Rodrigues 

O segundo volume de Surpreendentes X-Men, Destroçados, é prometido pela Panini para os próximos dias (o volume era aguardado desde o final do ano passado). Ainda em se tratando de mutantes, X-Men Anual chega à sua sexta edição. E O Cerco, o evento Marvel do ano (para o Brasil, claro), faz sua estreia com um prólogo —a revista também promete mostrar a origem dos principais personagens envolvidos na minissérie.

Checklist fevereiro 2011 — DC Comics

Por E. Rodrigues

A Panini anuncia para fevereiro o lançamento de novos encadernados de 100 Balas e Loveless Terra Sem Lei. O sexto volume de 100 Balas compila as edições de #31 a 36 do original. Já Loveless chega a seu terceiro e penúltimo volume, O Caminho da Vingança. Afora a linha Vertigo, A Noite Mais Densa vai se encerrando, com a última edição da minissérie e um especial. E a Coleção DC 75 Anos dedica seu quarto volume à "Era Moderna".

14 de fev de 2011

Concurso 100 edições da DC na Panini

Por E. Rodrigues

Para comemorar as edições #100 de Batman, Superman e Liga da Justiça, que saem em março, a Panini lançou um concurso onde o leitor pode ganhar a arte original de uma de suas capas exclusivas — que ficarão a cargo dos brasileiros Joe Prado, Eddy Barrows e Ivan Reis. Os interessados têm que bolar uma imagem mais uma frase, de até 140 caracteres, que representem as 100 edições publicadas pela Panini. Regulamento, ficha dos artistas, mais informações: Hot Site da DC Comics.

12 de fev de 2011

Mistério dos Signos deve ser relançado no Brasil

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Atualização: imagens. "Não morro abraçado com ideia nenhuma", disse o editor Paulo Maffia ao rever sua contrariedade em relançar no Brasil O Mistério dos Signos. A saga italiana entrou nos planos da Abril depois que Maffia a releu no luxuosíssimo encadernado Tesori Disney #9 (e disponível em livrarias paulistanas por impressionantes 90 reais).  Além das quase 350 páginas de quadrinhos, a edição vem com textos e ilustrações. No Brasil, deve sair em dois ou três volumes, no final deste ano ou início do próximo.

10 de fev de 2011

Disney Big #8 — fev/11

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues  :: postado originalmente em 29/jan/11 ::

Atualização: o gibi será lançado já no próximo dia 25. Acompanhe aqui um preview completo do próximo Disney Big, a sair em março. Filhos de Sol, de Don Rosa, abre a edição. Só publicada antes no Brasil em Mestres Disney #1, esta será a oportunidade, para muitos, de conhecer a estreia de Rosa nos quadrinhos Disney (já O Caçador de Crocodilos traz Rosa num traço mais pessoal). Uma das HQs preferidas de Barks com Gastão, O Felizardo do Polo Norte, fecha o gibizão, que tem de tudo um pouco, inclusive o inusitado encontro entre Vespa Vermelha e Zé Carioca promovido por Canini.

Checklist fevereiro 2011 — Diversos

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Em fevereiro, a Devir deve concluir A Casta dos Metabarões (a editora lambém está relançando Ombros de Gigantes); a L&PM aproveita a nova temporada do seriado Aline e edita mais um pocket com a criação de Adão; a Mythos deve trazer, no finalzinho do mês, mais um volume de Groo e a estreia de Cripta. Isso, nas livrarias. Nas bancas, de certo, mesmo, só Mad #34 (oficialmente de janeiro), Star Wars #23 (a editora não imprime ou divulga a data da edição), e Luluzinha Teen #22. Os demais títulos, a confirmar.

9 de fev de 2011

Pato Donald #2391 — fev/11

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

O encrenqueiro Silva e o desenhista brasileiro Carlos Mota são os destaques desta edição de Pato Donald — mais uma vez, sensacional. A capa, de Daan Jippes, traz uma piada interna com o editor dos gibis Disney no Brasil, Paulo Maffia (que jura, fazendo figa, que a ideia não foi dele). Além de se divertir com o embate dos vizinhos, o leitor ainda poderá se deleitar com a caprichadíssima arte das duas HQs assinadas por Mota. Completa a edição uma delirante HQ americana. E em março... uma superaventura de Marco Rota!

7 de fev de 2011

Tio Patinhas #547 — fev/11

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Tio Patinhas deste mês abre com uma aventura longa dinamarquesa passada na festa carnavalesca brasileira e na Floresta Amazônica (em alguns países, os tradutores mudaram a referência para o Mardi Gras, em Nova Orleans). A capa é do espanhol Tello. Uma curtinha de Daan Jippes faz a ponte para a interessante HQ holandesa, com destaque para seu traço e clima francamente barksiano. E em março: Superpato na capa e na abertura, e Don Rosa no meio (Don Rosa?! hmm...)

4 de fev de 2011

Checklist fevereiro 2011 — Mauricio de Sousa

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Mônica #50 tem capa especial, com letreiro e detalhes metálicos, incluindo selo comemorativo dos 50 anos da Panini. A edição abre com uma HQ longa, com toda a turma, em referência ao "cinquentão", e termina sem mistério: vem aí a (merecidíssima) edição comemorativa de Mônica #500 — para a qual o Planeta Gibi iniciou mês passado contagem regressiva (repare no bannerzinho aí do lado!) e à qual já vimos nos referindo nos últimos checklists. (Nem sobrou espaço para falar do resto, mas confira a seguir...)

3 de fev de 2011

Zé Carioca #2356 — fev/11

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

A série brasileira Comando Laser, criada por Gérson Teixeira e Luiz Podavin nos anos 1980, estreia nesta edição de Zé Carioca, em sua primeira republicação. Diferentemente do que alguns pensam, Comando não tem nenhuma relação com a Patrulha Estelar, de 1978, nem tem capítulos interligados. Também atração deste número são as três pérolas de carnaval do mestre Canini (não republicadas há quase 30 anos), que mereceram restauração minuciosa do artista e pesquisador Fernando Ventura.

Ombros de Gigantes — Devir


1 de fev de 2011

Star Wars #23 — fev/11

Por E. Rodrigues

Star Wars #23 abre com KotOR trazendo as duas primeiras partes do crossover Vector (que se compõe de quatro partes em KotOR, seguidas por duas em Dark Times, duas em Rebellion e quatro em Legacy). Nesta edição, há ainda a primeira das seis partes de Resgates, em Invasion (arco cuja conclusão saiu no final do ano nos EUA —há um equívoco na data informada pela On Line, a propósito), e a primeira metade de O Templo Escondido, em Legacy. Para a próxima edição, o mesmo mix de títulos será apresentado.

Checklist fevereiro 2011 — Disney

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Neste mês, Clássicos da Literatura deve voltar à normalidade de sua periodicidade semanal, com quatro edições. Enrolados gera mais um filhote, a Revista Especial (com quadrinhos). Dentre as mensais, Zé Carioca começa a comemoração de seus 50 anos de gibi com uma seleção especial de HQs (a estupenda edição de Mickey já tratamos alguns posts abaixo). Princesas chega com novo projeto gráfico, e os gibis Disney Extra! #5 ficaram para março. Pela On Line, Bambi e Rei Leão estão garantidos. Veja mais.