' '

31 de jan de 2011

Checklist fevereiro 2011 — Bonelli

Por José Rivaldo Ribeiro

Dentre os lançamentos bonelianos para o mês de fevereiro, destacamos três que, não por coincidência, contam a cronologia do mocinho Tex: Tex Coleção #289, Tex Edição Histórica #80 (série que vem reeditando todo o material de Tex Coleção, desde o #1 —sua periodicidade ficou mais espaçada porque já está quase alcançando a original), e Tex em Cores #7, título cuja continuidade era ansiosamente aguardada pelos colecionadores (inclusive pelo ineditismo de vermos aqui a cronologia de Tex seguindo em cores).

29 de jan de 2011

Mickey #821 — fev/11: há palavra mais forte que "imperdível"?

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Esta não é apenas mais uma edição de Mickey. Seu conteúdo bem retrata o cuidado que a Abril vem tendo, já há bastante tempo, com seus títulos tradicionais —mesmo enquanto enche as bancas com especiais e séries como Clássicos da Literatura. Mickey #821 tem frontispício, uma HQ histórica, dez páginas que explicam a colaboração entre Walt Disney e Salvador Dalí, mais míni-entrevistas com Cavazzano e Gagnor (autores da HQ), curiosidades sobre o surreal artista espanhol e mais. E quando muda-se o tema e entra a HQ com Mancha Negra, uma das melhores dos últimos tempos, revela-se o único defeito deste gibi: queremos mais páginas! Honestamente imperdível. Veja também aqui: a capa de março.

27 de jan de 2011

Luluzinha clássica está de volta. E em gibi, mesmo!

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Em breve, leitores e colecionadores terão o prazer de reencontrar nas bancas de jornais uma turma que dali se ausentou por mais de 15 anos: Luluzinha, Bolinha e seus amigos estarão de volta aos gibis, via Ediouro/Pixel —que hoje produz e publica a versão teen da turma. A editora fechou contrato com a Classic Media para utilizar o material que a Dark Horse atualmente reedita nos EUA em formato livro. O novo gibi brasileiro de Luluzinha, porém, será totalmente recolorido aqui. Aposta-se, assim, na conquista de novos leitores, sobretudo os jovens, além da volta do público antes fiel.

Enrolados: mais quadrinhos... e figurinhas

Por E. Rodrigues    :: postado originalmente em 26/jan/11 ::

ATUALIZADO: imagens das HQs. Revista Especial Enrolados segue o padrão das publicações mix da Abril sobre filmes e animados Disney: passatempos, textos e quadrinhos. Colecionadores contumazes de HQs Disney devem sempre ficar atentos nesses períodos pós-estreias nos cinemas: revistas com quadrinhos de Bolt, Nem que a Vaca Tussa e Chicken Little, por exemplo, são hoje bastante difíceis de serem encontradas. Enrolados sai na primeira semana de fevereiro, junto com o indefectível álbum de figurinhas. Confira as imagens.

26 de jan de 2011

Gormiti: quadrinhos e figurinhas pela Abril

Por E. Rodrigues

ATUALIZADO: foto do kit + info sobre o lançamento. A produção animada franco-italiana Gormiti mal estreou na TV Globinho e já vai ganhar revista oficial (com quadrinhos) e álbum de figurinhas, pela Editora Abril. O desenho estreou nos EUA no final de 2008 e já teve 65 episódios veiculados, pelo menos. A série se originou numa coleção de figuras de ação produzida pela fabricante italiana de brinquedos Giochi Preziosi, vendida em conjunto com game cards —os brinquedos, por sinal, estão disponíveis para compra também no Brasil. Confira a seguir as imagens.

Uma "carra" brasileira em Cars 2

Por E. Rodrigues

A brasileira Carla Veloso é um dos novos personagens de Carros 2, o próximo megassucesso (alguém duvida?) de bilheteria e/ou dos infindáveis merchandisings, badulaques e congêneres da Disney-Pixar. Dirigido por John Lasseter em pessoa, o filme estreia em 24 de junho nos EUA (não há data divulgada para o Brasil). A produtora avisa que Carla vem do Rio de Janeiro e que a "poderosa diva latina" (hmm...) "pode dançar a noite toda no Carnaval, mas passa a maior parte de seu tempo na pista". Gracias.

Thundercats revividos

Por E. Rodrigues

A Warner divulgou o visual estilo anime que os Thundercats ganharam para sua nova série animada de televisão, a estrear este ano nos EUA, no Cartoon Network. A produtora promete entregar os personagens com características felinas nunca antes vistas (seja lá o que isso signifique). A série tem produção executiva de Sam Register (Jovens Titãs, Ben 10, Batman Os Bravos e Destemidos, Batman Ano Um, All Star Superman) e produção de Michael Jelenic e Ethan Spaulding. Registrando que o longa-metragem, de Jerry O'Flaherty (diretor de arte de games diversos), deve chegar aos cinemas ano que vem.

25 de jan de 2011

E se fosse hoje? Há 25 anos...

Por E. Rodrigues

No dia 28 de janeiro de 1986, o ônibus espacial Challenger explodiu  73 segundos após a decolagem, matando seus sete tripulantes, inclusive a primeira civil a embarcar numa missão espacial. O acidente chocou o mundo e levou a uma paralisação de quase três anos do programa. Menos de três meses depois, chegou às bancas a Edição Extra #167 A Patada, com uma capa que —suspeitamos— jamais sairia hoje em circunstâncias semelhantes. Ainda que por impressionante coincidência (é altamente provável que a ilustração já estivesse pronta quando da fatalidade), a Editora Abril não se arriscaria hoje com o crescente patrulhamento dos politicamente corretos.

Toy Story 3 concorre ao Oscar de Melhor Filme

Por E. Rodrigues

Revelados hoje os concorrentes ao Oscar 2011, Toy Story 3 obteve o esperado: uma indicação na categoria Melhor Filme. É a segunda vez na história que a segunda sequência de um filme concorre ao prêmio máximo (houve O Poderoso Chefão 3) —aliás, difícil já é ver uma sequência ser lembrada nesta premiação. Toy Story 3 arrecadou mais de 1 bilhão de dólares, ocupando o 5º lugar nas maiores bilheterias de todos os tempos daquele ultraquestionável box office que despreza a existência da inflação (!).

20 de jan de 2011

Gibis Disney de fevereiro (e mais...)

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Aqui, capas e conteúdo dos gibis Disney de fevereiro, mais três Clássicos da Literatura Disney e as edições #3 de Minnie Pocket Love e Pura Risada com o Mickey. Zé Carioca chama a atenção pelo traço clássico de Carlos Mota. Mickey reproduz a divertida capa de Topolino #2861 (de Cavazzano). Na capa de Pato Donald (original de Daan Jippes), uma piada interna: o título do livro é "Como se Relacionar Bem com seu Vizinho por Paulo Maffia"! A capa de Tio Patinhas também parece ter sido providenciada por Mota.

Groo está de volta em história inédita

Por E. Rodrigues

Depois de dois anos e meio, Groo barbariza de novo por aqui. No mês que vem, a Mythos Books deve lançar seu segundo encadernado com a aloprada criação de Sergio Aragonés. A Grande Crise, inédita no Brasil, tem roteiro de Mark Evanier. Em 116 páginas e formato americano, o volume compila a minissérie Hogs of Horder, lançada pela Dark Horse em quatro partes, entre out/09 e mar/10, e também encadernada por lá em julho. Antes, a Mythos já havia nos trazido Groo — 25 Anos de Desastres (jul/08). Veja capa e contracapa.

Tex em Cores volta com tudo às bancas

Por José Rivaldo Ribeiro

A Mythos anuncia a volta de Tex em Cores. Prometida para o mês de fevereiro, a continuidade da cronologia em cores da vida do ranger será mensal a partir de agora. A série foi lançada originalmente na Itália em fev/07, chegando por aqui em out/09 (confira todas as capas a seguir, inclusive da edição #7, frente e verso). A notícia é animadora para os Texmaníacos, que ainda nos recuperávamos do anúncio do cancelamento de Os Grandes Clássicos de Tex —revista bimestral que circulava há quatro anos, e que proporcionava aos novos leitores a oportunidade de ver muitas HQs raras, criadas há mais de 50 anos.

Cripta, finalmente!

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Em abril do ano passado, a Mythos informou que havia assinado com a Dark Horse para editar por aqui os encadernados com o material originalmente publicado na revista americana Eerie —base principal da brasileira Kripta, da RGE (anos 1970). Pois a Mythos decidiu batizar sua versão, justamente, de Cripta. Simpático. Veja aqui capa e contracapa do volume 1, cujo lançamento está previsto para fevereiro. Também reproduzimos parte de nosso post original, com texto revisado, de forma a contextualizar brevemente esta publicação.

19 de jan de 2011

Checklist janeiro 2011 — Topolino

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Já chegaram e estão disponíveis em nossa loja virtual as seis últimas edições do gibi italiano Topolino, indo do #2872 ao 2877 (lançado semana passada na Itália). Temos desde uma sátira de TRON O Legado até o sítio do Urtigão poeticamente coberto de neve... Tem também uma aventura espacial com Mickey (muito interessante)... Superpato e Superpata lado a lado... Peninha no traço agradável de Faccini... Professor Zapotec bota Mickey para viajar no tempo, novamente... Superpato e Professor Pardal numa caça ao tesouro... e um conto natalino com Tio Patinhas, inusitado e emocionante.

13 de jan de 2011

Divulgada a primeira imagem do novo Homem-Aranha

Por E. Rodrigues

A Sony Pictures divulgou hoje a primeira imagem de Andrew Garfield no traje de Homem-Aranha (reduzem-se drasticamente, portanto, as chances da Columbia corrigir a lamentável escalação!). Bem... sem título definido ainda, o longa está programado para estrear nos EUA no dia 3 de julho de 2012. Não há data informada para o Brasil, por ora. A série será aqui reiniciada —nada mais acertado, depois do desastroso Homem-Aranha 3. Martin Sheen e Sally Field serão os tios do rapaz no filme, que também mostrará os pais de Parker, Gwen Stacy e o Lagarto. (E Stan Lee numa ponta, claro...)


Checklist janeiro 2011 — DC Comics

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 9/jan/11 ::

ATUALIZAÇÃO: resumos e capas de todas as edições, conforme checklist oficial. O ano começa bem para os leitores da linha Vertigo: para o final do mês, a Panini anuncia o lançamento de mais um encadernado de Fábulas (#7), trazendo as edições 42 a 47 do original. No Universo DC, além de A Noite Mais Densa Especial, estão listados os volumes 3 de Jonah Hex, compilando as HQs publicadas a partir de sua edição original #13, e da Coleção DC 75 Anos, dedicada à Era de Bronze. Do lado das reprogramações de lançamentos, Preacher #8 é agora prometido para o final de janeiro.

Checklist janeiro 2011 — Marvel

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 9/jan/11 ::

ATUALIZAÇÃO: resumos e capas de todas as edições, conforme checklist oficial. Dentre os títulos periódicos, a Panini decidiu incluir Thor no título do Homem de Ferro, literalmente —e a edição deste mês, assim como Homem-Aranha e Wolverine, terá capa alternativa, alusiva a TRON O Legado (como ocorrido em dezembro com Novos Vingadores #83). Ficaram reprogramados para lançamento em janeiro os especiais Powers,  o segundo volume de Criminal, Lawless, e Os Surpreendentes X-Men: Destroçados.

12 de jan de 2011

A História de Patópolis de volta (na Itália!)

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

A Itália saiu da mesmice de suas coletâneas de republicações. Disney Comix, que estreou mês passado, só traz HQs produzidas em outros países. O #1 trouxe quatro brasileiras. Patrulha Estelar abriu a edição com duas HQs em sequência, e depois veio Vovó Donalda em Um Natal do Passado, de Tio Patinhas #210 (dez/82 —ótima sugestão, a propósito, para um próximo Natal de Ouro). Lá no meio, uma história com Maga & Min. Para as próximas edições, a Itália promete Pena das Selvas e a-muito-pedida-por-aqui História de Patópolis.

9 de jan de 2011

Tio Patinhas trará HQs inéditas e formidáveis de Peninha

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Os fãs de Peninha (e de Ronrom) não perdem por esperar. No segundo semestre, o gibi Tio Patinhas passará a publicar suas HQs que Dick Kinney escreveu e Al Hubbard desenhou na década de 1960 e que permaneciam inéditas no Brasil. Difícil lembrar de quadrinhos Disney com verve humorística mais similar à das produções nacionais da década de 1970. Alerta: se você é apaixonado por gatos, aprecie com moderação! Pois em quase todas as histórias, Ronrom, o gato de estimação do Donald, come o pão que o diabo amassou nas mãos do Primo Dinamite —claro, tudo na maior inocência, como é peculiar a Peninha.

Tio Patinhas #546 — jan/11

Por José Rivaldo Ribeiro

As três histórias deste Tio Patinhas seguem bem o estilo clássico da revista: aventura e humor em viagens espaciais, disputas com Patacôncio, Superpato em ação... O destaque fica para a HQ de abertura, de Alessandro Sisti e, de novo ele, Paolo Mottura, o desenhista autodidata cada vez mais frequente em nossos gibis. A história é daquelas deliciosas bobagens que se lê com prazer desde o início. Já a HQ roteirizada pelo criador de Superman, Jerry Siegel, remete o leitor àqueles quadrinhos espaciais despretensiosos dos anos 1970. E em 2011, em Tio Patinhas... bem, aí já teremos um post inteiro.

Mickey #820 — jan/11

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

No Vale do Pica-Pau Gigante, a HQ que abre esta edição de Mickey, é a última de uma sequência ininterrupta de histórias do italiano Casty. Desenhada por Paolo Mottura, ela tem aquele misto de humor e aventura típico de Casty, que fará falta. Chama a atenção a conclusão sem pressa, que poderia terminar num chavão batido, mas avança para um desfecho tão simples quanto belo. A outra HQ do gibi, Mickey Crusoé, tem traço vibrante de Xavier Vives Mateu —e nos faz lembrar das possibilidades que não teria um Clássicos da Literatura Robinson Crusoé. E em fevereiro... Dali Estará Aqui!

Checklist janeiro 2011 — Diversos

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Isto não é um checklist, propriamente. É uma lista de revistas em circulação que talvez tenham uma edição lançada neste mês. Quem sabe. Pobres colecionadores de Tom & Jerry, Scooby-Doo!, Pernalonga, Cartoon... mal têm como saber se seus gibis ainda estão em circulação. A revista "mensal" de Scooby teve apenas cinco edições em 2010, e a edição #18 de seu almanaque, apesar da capa e motivos natalinos, ainda não chegou às bancas... Pernalonga, tadinho, desde o episódio do veado com o escudo do São Paulo no focinho, teve só mais três edições até agora (todas em 2010, com intervalos totalmente irregulares). Em compensação, a On Line, mês passado, soltou três números simultâneos de Moranguinho (deve haver uma demanda muito reprimida por Moranguinho), e criou mais um título: o Almanaque Ben 10. Até Mad e Star Wars entraram na dança dos atrasos e reprogramações. Enfim, deve haver explicações, justificativas. O dia em que descobrirmos quais, prometemos postar aqui.

Zé Carioca #2355 — jan/11

Por José Rivaldo Ribeiro

Esta é a edição dos 50 anos do gibi Zé Carioca —feito que se comemora, a propósito, exatamente na segunda, 10 de janeiro! São cinco HQs e uma gag, todas não republicadas aqui em décadas. Tem de tudo um pouco: A Anacozeca no traço de Herrero, que une-se a Saidenberg para nos trazer as maluquices de Peninha e Ronrom; mais uma antigona de Waldir Igayara, com Zé e Nestor; um Superpateta do multi-experiente Jack Manning... E um Canini bem raro, ainda que de página só. E em fevereiro... Canini, Comando Laser e muitos outros comparecem para comemorar os 50 anos do gibi do Zé!

8 de jan de 2011

Pato Donald #2390 — jan/11

Por José Rivaldo Ribeiro

O brasileiro Carlos Mota desenha a HQ que fecha mais esta edição espetacular de Pato Donald, A Saga do Capitão Trambolhão, cheia de referências (leia mais abaixo). Além da origem de Oona, o gibi traz duas histórias desenhadas por William van Horn que, apesar de produzidas num intervalo de tempo nem tão grande assim, revelam uma sensível diferença no traço do americano. A Batalha dos Abelhudos, que tem roteiro de seu filho Noel, traz mais um dos tragicômicos confrontos Donald x Silva. E em fevereiro... conheça a arte de como se dar bem com seu vizinho (adivinhe com quem!).

EXCLUSIVO: Abril lançará um superespecial de Epic Mickey

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

A Abril será a primeira editora no mundo a compilar em edição única a prequel completa e a graphic novel de Epic Mickey, baseados no game que já vendeu mais de 1,2 milhão de cópias. A publicação, em formato americano e acabamento de luxo, terá ainda catorze páginas de making of, repletas de referências e informações curiosas. Com mais de 120 páginas e com lançamento previsto para março ou abril, Epic Mickey será o primeiro especial da editora em formato americano desde História e Glória da Dinastia Pato, de 2009. Veja a seguir amostras do conteúdo que a revista trará.

7 de jan de 2011

Checklist janeiro 2011 — Disney

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro   :: postado originalmente em 2/jan/11 ::

ATUALIZADO: a On Line não perde tempo e lança a adaptação em quadrinhos de Enrolados, além de um remake de Bambi. O gibi do Zé Carioca completa 50 anos neste mês (mas as comemorações só se iniciam a partir de fevereiro). Clássicos da Literatura Disney começa sua última fase, com o #31 saindo provavelmente bem no final do mês. Da On Line, Disney Mangá #3 conta em volume único uma aventura da fada Vidia — já editada também em inglês por Tokyopop e Random House. Das adaptações de filmes e animações, já abordamos aqui: TRON O Legado, uma adaptação inédita no Brasil de Cinderela, e Piratas do Caribe 3 (cadê o 1, por falar nisso?).

5 de jan de 2011

Checklist janeiro 2011 — Mauricio de Sousa

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Lá se vão quatro anos de Turma da Mônica na Panini. E fica evidente que a tática de se reiniciar a numeração de um gibi tem (suposta) eficácia efêmera: já estamos prestes a alcançar a meia centena de edições de cada título mensal. Janeiro, além de mais uma edição da Coleção Histórica, é mês de Almanaque Temático e de Almanaque Bidu & Mingau. Do mês passado, devem sair agora As Tiras Clássicas da Turma da Mônica #6 e os atrasadinhos Cinegibi #5 e Lostinho #2 (mais um crossover Disney X Mauricio!).

4 de jan de 2011

Barks completo: também nos EUA

Por E. Rodrigues

A Fantagraphics anunciou que lançará nos EUA a obra completa de Carl Barks, o Homem dos Patos. Em meados de 2010, a editora já anunciara lançamento semelhante com os trabalhos de Floyd Gottfredson —o primeiro volume deve sair em maio, Race to Death Valley. Ambas as coleções terão capa dura, com acabamento —espera-se— similar àquele dado pela mesma editora a The Complete Peanuts (no Brasil, editado pela L&PM). O primeiro volume de Barks está prometido para o final deste ano. Terá o subtítulo de Lost in Andes e precederá Only a Poor Old Man. O desanimador é que se pretende lançar apenas dois volumes por ano. Como cada um terá cerca de 240 páginas e o plano da obra consiste em 30 volumes, terá que se esperar 15 anos (!) para ver a coleção completa.

3 de jan de 2011

Checklist janeiro 2011 — Bonelli

Por E. Rodrigues

Sete lançamentos da Bonelli Comics foram anunciados pela Mythos Editora para janeiro: os títulos mensais Tex #495 A Mão do Morto, Tex Coleção #288 O Círculo de SangueZagor #118 O Retorno do Mutante, Zagor Extra #83 Ladrão de Sombras, Júlia Kendall Aventuras de Uma Criminóloga #74 Entre Quatro Paredes e Mágico Vento #103 Encontro em Providence; além do título bimentral Tex Edição de Ouro #52 O Último Paraíso. Veja as capas e todos os resumos a seguir.