' '

31 de dez de 2011

SETE posts mais lidos de 2011

Por E. Rodrigues

Os checklists são mais e mais os campeões de acesso do Planeta Gibi. Colocando-os à parte (vide ranking completo no final), registra-se na 7ª posição de mais lidos de 2011 a notícia exclusiva da volta de LULUZINHA clássica às bancas: "Em breve, leitores e colecionadores terão o prazer de reencontrar nas bancas de jornais uma turma que dali se ausentou por mais de 15 anos: Luluzinha, Bolinha e seus amigos estarão de volta aos gibis, via Ediouro / Pixel"... 



Cada um dos vinte volumes de PATETA FAZ HISTÓRIA ganhou um post aqui. E aquele dedicado ao pack de lançamento, com os #1 e 2, ficou na 6ª posição dentre os mais lidos do ano no Planeta Gibi. Isso foi em agosto (leia o post aqui). Em outubro, uma parte daquele texto foi desmembrada em outro post, contendo apenas o histórico da coleção, sua gênese e a cronologia de publicação da série no Brasil. Essa divisão, além de ter sido solicitada por muitos leitores do blog, serviu para estofar a entrevista exclusiva com o único artista vivo da série, o argentino Rubén Torreiro.


Se as Editoras Globo e Panini não tivessem reiniciado a numeração de MÔNICA quando assumiram este título em 1987 e 2007, respectivamente, em junho último tal gibi estamparia na capa um número 500, e não o sem-graça 54 que lhe estava reservado. Bem, mas a MSP decidiu corretamente que um feito de tal magnitude não passaria em branco. E lá estampou um 500 na capa de MÔNICA #54. Mais: foi uma edição inventiva e caprichada, que mereceu até uma tiragem à parte da normal, em papel couché e capa especial (vide post completo aqui, que ficou na 5ª posição dos mais acessados). E o Planeta Gibi, em post à parte, aproveitou para reverenciar os outros (não muitos, infelizmente) títulos que também tinham chegado lá.


No início de dezembro, o Planeta Gibi revelou com exclusividade as edições programadas pela Abril para todo 2012 do novo título bimestral WALT DISNEY APRESENTA — uma espécie de EDIÇÃO EXTRA turbinada. A saga brasileira A História de Patópolis abrirá a coleção, em fevereiro, seguida de produções inéditas ou há muito ausentes de nossas bancas, como Sir Lock Holmes, a série de HQ gêmea de Pateta Faz História. O post (leia todo aqui) ainda reforçou que especiais, míni coleções e mais uma maxissérie de 20 volumes vêm por aí.


"O Planeta Gibi soube por fonte mais que segura que a Editora Abril estuda seriissimamente a volta da produção de histórias em quadrinhos inéditas protagonizadas por Zé Carioca." Assim começou nosso 3º post mais lido de 2011, uma bomba exclusiva cuja ideia já nos tinha sido ventilada por alto executivo da Abril ainda em setembro de 2010, no coquetel de lançamento do 1º Prêmio Abril de Personagens, e que então (em junho, veja aqui) ganhava forma mais distinta. Ah, sim: não custa lembrar que Zé Carioca completa 70 anos justamente em 2012...



A reformulação da linha de gibis Disney, divulgada também com exclusividade pelo Planeta Gibi, em maio, foi o 2º post mais lido do ano. O texto vinha encerrar com otimismo a série 60 Anos Bem Contados, iniciada em janeiro e que contou um pouco da história da publicação de quadrinhos pela Editora Abril a partir dos anúncios veiculados desde 1950 em O PATO DONALD e em ZÉ CARIOCA (veja-os aqui). Por fim, também publicou-se a montagem feita pelo blog a partir da ilustração de Gerben Valkema, com capas e mais capas de Donald.



E o primeiro lugar de mais lidos ficou com outro post com novidades exclusivas: o lançamento de DISNEY GIGANTE, DONALDDUPLO, DISNEY GOL, detalhes das segundas edições dos almanaques, informações sobre PATETA FAZ HISTÓRIA (que até então seria lançada em oito volumes, e não nos vinte depois determinados)  e sobre os títulos regulares. Também falou-se ali de MORCEGO VERMELHO ESPECIAL (a edição mais enroscada de todos os tempos, até hoje sem previsão de publicação), O MISTÉRIO DOS SIGNOS e muitos especiais com sagas completas (todos para 2012). É triste constatar que justamente o tema principal do post não vingou: DISNEY GIGANTE, uma iniciativa elogiada por boa parte dos leitores e colecionadores, não vendeu o esperado e não tem muita esperança (para não dizer nenhuma) de chegar a uma segunda edição. Leia todo o post original aqui.



RANKING DOS 30 POSTS MAIS LIDOS DO PLANETA GIBI EM 2011, INCLUINDO OS CHECKLISTS

01 Checklist Dezembro 2011 Disney
02 DISNEY GIGANTE e outras novidades em quadrinhos Disney
03 Checklist Junho 2011 Disney
04 Checklist Janeiro 2011 Mauricio de Sousa
05 Checklist Dezembro 2011 DC Comics
06 Checklist Dezembro 2011 Marvel
07 Checklist Novembro 2011 Disney
08 Checklist Novembro 2011 Marvel
09 Checklist Setembro 2011 Disney
10 60 Anos Bem Contados +1
11 Checklist Dezembro 2011 Mauricio de Sousa
12 Editora Abril deve voltar a produzir HQs inéditas com Zé Carioca
13 Checklist Maio 2011 Disney
14 Checklist Maio 2011 Mauricio de Sousa
15 Checklist Agosto 2011 DC Comics
16 Checklist Outubro 2011 Disney
17 Mais novidades nos gibis Disney em 2012
18 Checklist Setembro 2011 Marvel
19 Checklist Fevereiro 2011 Mauricio de Sousa
20 Checklist Agosto 2011 Disney
21 Checklist Agosto 2011 Marvel
22 Checklist Julho 2011 Mauricio de Sousa
23 Checklist Setembro 2011 Mauricio de Sousa
24 Checklist Julho 2011 Disney
25 Checklist Janeiro 2011 Disney
26 MÔNICA #500 — jun/11
27 Checklist Junho 2011 Mauricio de Sousa
28 Checklist Setembro 2011 DC Comics
29 PATETA FAZ HISTÓRIA #1 e 2 — ago/11
30 Luluzinha clássica está de volta. E em gibi, mesmo!

4 comentários:

  1. Feliz ano novo à equipe do PG, e que em 2012 esse trabalho dedicado e competente continue.

    ResponderExcluir
  2. [registra-se na 7ª posição de mais lidos de 2011 a notícia exclusiva da volta de LULUZINHA clássica às bancas]

    Nunca tinha lido um gibi da Luluzinha e do Bolinha até este ano que se encerra, mas agora estou lendo e adorando. É infantil mas não é 'tati'. A Luluzinha é uma ótima feminista e o Bolinha um péssimo machista, mas ambos muito engraçados.

    [aquele dedicado ao pack de lançamento, com os #1 e 2, ficou na 6ª posição dentre os mais lidos do ano no Planeta Gibi.]

    Mais um primoroso trabalho de resgate de hqs clássicas pela Abril. Não tem como não se gostar do Pateta idiotizando a história de homens célebres.

    [o Planeta Gibi revelou com exclusividade as edições programadas pela Abril para todo 2012 do novo título bimestral WALT DISNEY APRESENTA — uma espécie de EDIÇÃO EXTRA turbinada.]

    Se esta série não vingar, os leitores Disney daqui merecerão ganhar um 'Atestado de Volubilidade'.

    [E o primeiro lugar de mais lidos ficou com outro post com novidades exclusivas: o lançamento de DISNEY GIGANTE]

    Achei que fôsse dar certo esta nova série, mas HQs em P&B estrelada pelos vilões talvez seja algo inusitado demais para os leitores de hqs Disney daqui. Se trouxesse uma versão em mangá com o Bafo, o Mancha e os Metralhas repaginados como uma trupe de malvados ninjas talvez desse certo.

    Parabéns ao blog e Um Feliz 2012 a todos!

    ResponderExcluir
  3. Os posts do PG tornaram-se consulta obrigatória para qualquer leitor ou colecionador interessado nos lançamentos Disney. No meu caso, agora também da Lulu e Bolinha. A quantidade de informações sobre quadrinhos e a checagem de tudo que é dito são, certamente, fruto de um trabalho bem difícil. Parabéns ao PG! Continuem assim em 2012. Feliz ano novo a estes blogueiros e a todos os seguidores!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do Disney Gigante, e na esperança que retorne este ano, como edição anual, nós leitores merecemos, e muitos leitores que não compram Disney e compraram elogiaram a publicação.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.