' '

14 de dez de 2011

PATETA FAZ HISTÓRIA #20— dez/11

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Cai o pano. Encerra-se aqui PATETA FAZ HISTÓRIA, com um volume dedicado totalmente à série de histórias Teatro Disney. A Abril ainda decidiu incluir uma HQ que antecede essa série, identificada originalmente com o selo Mickey Mouse Club, mas que o Inducks aponta como pertencente à outra (por similaridade de temática, por certo). A seguir, uma geral em Teatro Disney e um  pouquinho de cada HQ — que inclui até uma raríssima aparição desmascarada dos Metralhas. Volume especial, com 148 páginas.


PATETA FAZ HISTÓRIA em Teatro Disney
Por Planeta Gibi. A ideia de colocar os personagens Disney na pele de grandes nomes da História ou da literatura não constituía propriamente uma novidade quando, em meados da década de 1960, foi produzida a série Teatro Disney.

Alguns anos antes, artistas italianos como Luciano Bottaro, Giovan Battista Carpi e Guido Martina já vinham adaptando para os quadrinhos Disney, eventualmente, obras populares como A Ilha do Tesouro, Hamlet, Odisseia, Dom Quixote, O Inferno de Dante, O Conde de Monte Cristo e Ali Babá.

Teatro Disney, contudo, teve o mérito de fazer isso de forma sequencial e algo padronizada, com as figuras que tanto conhecemos vivendo de fato outros papéis (ou seja, sem usar o velho recurso de sonhar ou perder os sentidos e pensar que se é um personagem famoso).

Depois que Mickey teve publicada em seu gibi uma aventura nos tempos de Robin Hood, no início de 1965 (sob o selo Mickey Mouse Club), as HQs baseadas em livros famosos passaram a sair mensalmente, desde agosto daquele ano, em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES, a mais clássica revista em quadrinhos Disney do mundo.

Em seguida a essa estreia, tivemos Pateta, Mickey e Donald no papel dos Três Mosqueteiros, cuja missão era proteger um enorme diamante que a rainha Clarabela ganhara em seu aniversário. Caberia a Pateta não só um papel de destaque como também o título de herói da história. E assim como depois ocorreria em boa parte dos episódios de Pateta Faz História, Clarabela aqui fazia o principal papel feminino.

Diferentemente de Pateta Faz História, Teatro Disney promove encontros inusitados dos personagens de núcleos em geral distintos, como um certo Sherloque Mickey e Dr. Pateta ajudando Sir Gastão a enfrentar o temível cão de Basketville. Ou nossos amigos enfrentando Capitão Gancho e Barrica à bordo do submarino Máutilus, em 20.000 Algas Submarinas. Depois, veremos Pateta salvar (meio sem querer, claro) a fortuna de Ali Patinhas da cobiça dos 40 Metralhas. E assim por diante.

As duas séries, porém, sempre colocam em evidência a participação de Pateta, que só deixa de aparecer em um único episódio, Um Tiro pela Culatra (onde Mickey é Robin Hood). A ausência seria compensada no episódio seguinte, Guliver Mickey, onde todos os habitantes de Lilipute têm as feições de Pateta — exceto Clarabela (a rainha), e um conselheiro.

Essa HQ, a propósito, traz uma raríssima aparição dos Irmãos Metralha sem as máscaras (algo visto em cerca de somente duas dúzias de histórias, dentre as milhares produzidas com os meliantes).

Por fim, vale registrar que dentre as produções da série, algumas seriam revisitadas depois por Pateta Faz História: 20.000 Léguas Submarinas, Ali Babá, Aladim, Rip Van Winkle e Rei Artur.


Nos Tempos de Robin Hood
Desenhos de Paul Murry
Publicada primeiro em MICKEY MOUSE 99 (EUA, fev/65)
No Brasil: MICKEY 156 (out/65)
Um rei doente, um xerife corrupto e mercenário e um vilarejo pobre são o pano de fundo dessa aventura com Mickey, Pateta e Minnie.

Os Dois Mosqueteiros + Um
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Tony Strobl, arte-final de Steve Steere
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 299 (EUA, ago/65)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 733 (nov/65)
Os mosqueteiros Pateta, Mickey e Donald têm a missão especial de proteger um grande diamante que a rainha Clarabela ganhou de aniversário.

O Cão de Basketville
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Tony Strobl, arte-final de Steve Steere
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 300 (EUA, set/65)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 743 (fev/66)
Aventura investigativa e cheia de mistérios com Sherloque Mickey e dr. Pateta ajudando Sir Gastão a enfrentar o temível cão de Basketville.

20.000 Algas Submarinas
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Tony Strobl, arte-final de Steve Steere
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 301 (EUA, out/65)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 747 (mar/66)
À bordo do submarino Máutilus, Capitão Gancho aterroriza e saqueia os sete mares. Seus dias de pirata, contudo, podem estar contados, após a chegada de Mickey e do arpoador Pateta.

Ali Patinhas e os Quarenta Metralhas
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Paul Murry
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 302 (EUA, nov/65)
No Brasil: MICKEY 161 (mar/66)
A fortuna do velho Ali Patinhas é novamente alvo da cobiça dos 40 Metralhas. O que o ingênuo serviçal Pateta poderia fazer para salvar seu amo?

O Tesouro da Ilha
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Paul Murry
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 303 (EUA, dez/65)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 763 (jun/66)
Numa terrível luta entre bandidos, Bafo é capturado. Mas uma caça ao tesouro ainda será promovida por Prof. Pardal e Mickey, seguidos por Capitão Gancho — que não contava com a astúcia de Pateta.

Nos Tempos do Rei Artur
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Paul Murry
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 304 (EUA, jan/66)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 759 (mai/66)
Precisando de uma faca para cortar salame, Mickey acaba extraindo Excalibur da pedra. Como reza a lenda, torna-se rei da Inglaterra, com Pateta a seu lado e Gastão como Lancelot.

Dudu Patetus
Desenhos de Paul Murry
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 305 (EUA, fev/66)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 755 (abr/66)
Pateta é Rip Van Winkle, prestativo e rodeado de amigos. Nessa adaptação do famoso livro, os Sete Anões e a Madame Min fazem participações especiais.

A Família de Robinson Mickey
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Paul Murry
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 306 (EUA, mar/66)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 765 (jul/66)
Abandonados à própria sorte no mar, Robinson Mickey e sua família se estabelecem, junto com um azarado Pateta, numa ilha deserta.

O Mágico de Bahs
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Tony Strobl, arte-final de Mike Royer
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 307 (EUA, abr/66)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 767 (jul/66)
Nessa adaptação de O Mágico de Oz, a casa de Margarida é levada por um ciclone para uma terra encantada. Lá, enfrentará a Bruxa Malvada com a ajuda do Prof. Pardal.

A Lâmpada de Aladim Mickey
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Paul Murry
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 308 (EUA, mai/66)
No Brasil: MICKEY 167 (set/66)
O engraxate Mickey usará a lâmpada maravilhosa para obter riquezas. Mas não contava ter que enfrentar ladrões e pessoas interesseiras ao mesmo tempo.

Um Tiro pela Culatra
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Tony Strobl, arte-final de Steve Steere
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 309 (EUA, jun/66)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 773 (ago/66)
Abandonado na floresta, ainda bebê, pelo malvado Oncebaff, o príncipe Michael (Mickey) é criado pelos Sete Anões como Rãbin Hood.

Guliver Mickey
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Paul Murry
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 310 (EUA, jul/66)
No Brasil: MICKEY 170 (dez/66)
O grumete Mickey deseja ser grande para realizar seus sonhos de força. E isso acaba mesmo ocorrendo quando ele vai parar na ilha de Lilipute, onde todos são pequeninos.

O Pé de Feijão
Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Tony Strobl, arte-final de Steve Steere
Publicada primeiro em WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES 311 (EUA, ago/66)
No Brasil: ZÉ CARIOCA 787 (dez/66)
O conto do pé mágico de feijão é transportado para uma aventura espacial, com um extraterrestre passando-se por uma bruxa, que vende as sementes encantadas para Pateta.



Editora Abril, coleção em 20 volumes semanais
144 páginas cor, formato 14,7 x 20,7 cm, capa cartonada, lombada quadrada, miolo offset, R$ 9,95
Editor: Paulo Maffia
Texto: Rivaldo Ribeiro
Capa: ideia de Fabio Figueiredo, desenho de Aparecido Norberto








19 comentários:

  1. Sumiu o tópico da capa do disney jumbo ou vcs vão atualizar algo?

    ResponderExcluir
  2. Eu acho essa capa bem emblemática. Pateta se despede de seu show, no caso a coleção com 20 volumes, admirado por muitos e criticado por alguns, recebendo aplausos e tomates...

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz de ver PFH completa, e ao mesmo tempo já com saudades. Estava acostumado a ver as capinhas chegando na banca, o gibi "durinho" em pé na prateleira e perfeitamente embalado. Agora é ler PFH nas férias, e dar muita risada.

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu com o link do Disney Jumbo...apagaram o poster?! pq?:o

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    o que aconteceu com o post da capa de Disney jumbo?

    Alguma mudança no lançamento?
    Pq vcs tiraram do ar?

    ResponderExcluir
  6. R$ 15,95 por 500 páginas? Será que esse preço não está equivocado?

    ResponderExcluir
  7. Psiu... Paulo, não espalha que eles mudam o preço....

    Já salvei o printscreen da capa com o preço ABRIL, não pode mais mudar, rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Ah! Eu acho que é o preço mesmo e ponto.
    o que poderia ser?
    Liguei no Planeta Gibi como quem não quer nada e falei com o Rivaldo e ele não pôde falar a respeito, disfarçou educadamente.

    Só falou para acompanhar as atualizações do blog e rapidinho perguntou o que eu estava achando da família pato e tudo mais. Eu aproveitei para tietar um pouco e elogiar o trabalho do cara e da equipe.

    Pelo barulho que eu ouvia no fundo a coisa parece que é movimentada lá dentro. Aí um outro telefone tocou e acabamos a conversa, eu já tava alugando, colecionador quando conversar o papo não tem fim.

    Só escrevo para dizer que era eu o Marcelo Marmota.

    E aproveito para pedir desculpas (de novo) por algum transtorno que eu tenha causado.

    ResponderExcluir
  9. Calma, pessoal. Tiramos o post do ar porque a ilustração da capa vai ter uma pequena alteração. Não há mudança em relação ao (ótimo) preço nem nada. Voltaremos o post logo mais.
    Abs.
    E.Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Ihhhh!!

    Pra mudar uma capa jóia daquela, só se for outra melhor.

    ResponderExcluir
  11. Caros,
    Houve uma problema com os arquivos uma das Hqs no momento do fechamento. A Hq foi trocada, mas por causa disto três personagens que estavam na capa não apareciam mais na edição, por isso a imagens da capa foi trocada. A arte que vocês viram para o numero 1, ficara em nossos arquivos e poderá ser usada em uma possível nova edição. Em breve divulgaremos a nova imagem.
    Ok?

    ResponderExcluir
  12. Se não for abusar da sorte, eu te pergunto: você pode dizer quais personagens, Maffia??

    ResponderExcluir
  13. Buáaaaaaaaaaaaaaaaa, alguém vai sair...

    ResponderExcluir
  14. Puxa!!! Que legal o cuidado em acertar a capa... O gibi já é o centro das atenções e mexe com o imaginário popular antes mesmo de chegar às bancas, excelente. O Disney Jumbo será definitivamente nomeado o "Rei das Bancas", e já está bombando nos comentários da rede. Já reservei dois...

    ResponderExcluir
  15. Também já reservei doi exemplares. Sem dúvida este será um lançamento histórico!

    ResponderExcluir
  16. Essa edição de Pateta Faz história vai ser quase uma releitura da edição "Teatro Disney" de Disney Especial

    ResponderExcluir
  17. [A Hq foi trocada, mas por causa disto três personagens que estavam na capa não apareciam mais na edição, por isso a imagens da capa foi trocada.]

    E eu todo contente com o Zero e a Hari naquela capa... Aposto que eles estão entre os três enxotados... Que lástima... Tô tristin...

    ResponderExcluir
  18. Sobre o "argumento" de os personagens na capa estarem no miolo, e por causa disso não manter aquela capa qdo mudou 1 história, NÃO COLA porque:

    DB 5 apresentou o Peninha na capa e nenhuma história dele, e foto da Vovó Donalda sem história dela tb, e nenhum fã reclamou de NADA.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.