' '

27 de dez de 2011

BATMAN, OS BRAVOS E DESTEMIDOS #2 — dez/11

Por Maurício Muniz (especial para o Planeta Gibi)

Batman, o herói mais popular da DC, retorna em histórias que exploram sua faceta mais leve e aventureira. Ao lado de uma galeria de heróis especialmente convidados, como Arqueiro Verde, Patrulha do Destino e Canário Negro, o cruzado de capa enfrenta o Coringa, Hugo Strange, ninjas, o abominável homem das neves, robôs assassinos e monstros gigantes em histórias que misturam ação e bom humor.


BATMAN — OS BRAVOS E DESTEMIDOS #2
revista trimestral, 108 páginas cor, formatinho 13,4 x 19 cm, capa cartonada, lombada quadrada, R$ 7,95 (data de expediente: jan/12)


Durante anos, a imagem do herói Batman foi a de um herói taciturno e violento que usava as sombras da noite como aliadas. Mas o desenho animado Batman: Os Bravos e Destemidos joga por terra, de maneira inteligente e divertida, esse perfil mais realista do homem-morcego. Sai de cena o “Cavaleiro das Trevas” e surge um Batman que parece advindo do seriado de TV dos anos 1960, estrelado por Adam West, ou das histórias repletas de elementos de ficção científica e fantasia da década de 1950.

A segunda edição dos quadrinhos inspirados pelo desenho segue essa tendência, colocando Batman em cenários inusitados nos quais trabalha ao lado de parceiros pouco convencionais em histórias muito criativas.

Em uma delas, o herói encontra uma das superequipes mais estranhas dos quadrinhos, a Patrulha do Destino. Formada por personagens estranhos como Mulher-Elástica, Homem-Robô, Homem-Negativo e Mutano, a equipe foi criada em 1963 e já apareceu ao lado de Batman no desenho animado. Aqui, a equipe foi sequestrada por um inimigo misterioso e Batman precisa encontrá-la e resgatá-la, missão na qual tem a ajuda do adolescente Mutano (que é também membro dos Jovens Titãs). A diferença de personalidade entre os dois heróis dá origem a alguns bons momentos da história.

Em outra história, Batman viaja até o oriente, onde atua ao lado dos heróis Augusto General de Ferro, Talentoso e Perfeito Médico e Arqueiro Celestial. Com seus nomes incomuns, os três são membros dos Dez Grandiosos, equipe de superfuncionários do governo chinês que defende seu país de ameaças poderosas. O grupo foi criado para a linha de quadrinhos da DC em 2005 pelo roteirista Grant Morrison. Aqui, os heróis esbarram no homem-morcego enquanto investigam aparecimentos e ataques do Yeti, o abominável homem das neves, em montanhas chinesas.

E o que acontece quando Batman é transformado em um monstro-morcego gigante graças às maquinações de seu inimigo, o cientista louco Dr. Hugo Strange? Descontrolado, o bat-monstro sai por Gotham City causando uma onda de destruição e o único que pode salvar a cidade e o herói é o menor combatente do crime no universo DC: o diminuto Elektron.

Um destaque da edição é o encontro de Batman com o Homem-Gato, um novo super-herói uniformizado que surge em Gotham para combater o crime. Juntos, os dois heróis investigarão uma estranha onda de crimes e enfrentarão inimigos clássicos do Homem-Morcego, como Coringa, Pinguin, Charada e Duas-Caras.

Os roteiros da edição são de J. Torres (de BATMAN STRIKES e NOVOS TITÃS) e Landry Walker (DISNEY ADVENTURES e OS INCRÍVEIS). Os desenhos ficam por conta de J. Bone (de SPIDER-MAN e BATMAN/SPIRIT), Carlo Barbieri (de DEADPOOL e IMPULSO) e Eric Jones (de TRON e SUPERGIRL).

Maurício Muniz é editor da Gal Editora e do blog  Antigravidade: Cultura Pop e Bom Humor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.