' '

22 de ago de 2011

BATMAN, OS BRAVOS E DESTEMIDOS #1 — set/11

Por Maurício Muniz (especial para o Planeta Gibi)

ATUALIZADO: lançamento reprogramado para setembro. Ação e muito humor em histórias que homenageiam as aventuras de Batman nos anos de 1950 e 60. Este é o conceito por trás da bem-sucedida série de animação Batman: Os Bravos e Destemidos (Batman: The Brave and the Bold, EUA, 2008-2011, 65 episódios), que chega agora ao Brasil em uma versão em quadrinhos. Unindo o Homem-Morcego a alguns dos mais famosos e inusitados heróis, a nova revista da Abril é uma divertida opção para os fãs.


BATMAN — OS BRAVOS E DESTEMIDOS #1
108 páginas cor, formatinho 13,4 x 19 cm, capa cartonada, lombada quadrada, R$ 7,95


Nas décadas de 1960 e 1970, uma das revistas em quadrinhos mais importantes de Batman era The Brave and the Bold, que a cada edição unia o Homem-Morcego a algum outro herói da editora para juntos enfrentarem um mesmo inimigo. Escrita em sua maior parte pelo lendário Bob Haney e desenhada por Jim Aparo, a série tornou-se um clássico, com tramas sempre muito criativas. No Brasil, a série original foi publicada durante anos pela EBAL em revistas como SUPERDUPLAS, BATMAN e BATMAN EM CORES. A DC tentou ressuscitar a série algumas vezes ao longo dos anos, mas nenhuma da novas versões teve carreira longa.

Em 2008, décadas após o final da versão mais famosa da série em quadrinhos, a DC resolveu levar o conceito de The Brave and the Bold para a TV, numa série animada que surpreendeu os fãs de Batman. Após duas séries de sucesso que traziam visões mais sombrias do herói, o novo desenho — chamado no Brasil de Batman: Os Bravos e Destemidos — apostava em um tom mais leve, com aventuras bem-humoradas nas quais o herói de Gotham deixa de lado seu perfil de Cavaleiro das Trevas e enfrenta monstros, alienígenas e vilões com os planos mais mirabolantes.

A revista homônima, que a Abril lança nas bancas, traz os primeiros seis números do título em quadrinhos que a DC lançou baseada na série da TV. As aventuras não adaptam episódios do desenho mas são, na verdade, histórias inéditas que seguem de perto a estrutura e a fórmula dos desenhos. Cada episódio da TV tem início com um prólogo que serve como uma miniaventura, na qual Batman e um outro herói resolvem um caso em dois ou três minutos. Após a abertura, vem a aventura principal na qual o Homem-Morcego atua ao lado de um outro herói diferente do que apareceu antes.

Nas histórias da edição especial em quadrinhos, acontece o mesmo. Cada aventura tem um prólogo de uma ou duas páginas na qual Batman enfrenta perigos ao lado de heróis mais convencionais do panteão da editora, como Superman e Mulher-Maravilha, e também de   outros mais inusitados como Homem-Hora, o Tanque Fantasma e até Sugar e Spike, antigos personagens infantis da editora. Já nas aventuras que se seguem, Batman se une a outros heróis que já deram as caras no desenho animado, como Aquaman, Arqueiro Verde e Besouro Azul. Uma da histórias mais interessantes faz uso de vários heróis históricos da DC. Graças a sua união com Kid Eternidade, o garoto que consegue trazer à vida qualquer herói do passado, Batman é auxiliado pelo Príncipe Viking, Cavaleiro Andante e o caubói Vigilante.

Esta divertida edição é escrita por Matt Wayne, roteirista de desenhos animados de Scooby-Doo! e Danny Phantom, e de J. Torres, de Batman Strikes e Jovens Titãs. Entre os desenhistas estão Andy Suriano, Carlo Barbieri e Phil Moy.

Maurício Muniz é editor da Gal Editora e do blog  Antigravidade: Cultura Pop e Bom Humor.





Leia também sobre os outros títulos:
OS JOVENS TITÃS #1
AS AVENTURAS DO SUPERMAN #1
LIGA DA JUSTIÇA SEM LIMITES #1




4 comentários:

  1. Essa revista vai ser setorizada ou distribuída nacionamente?

    ResponderExcluir
  2. Estou na espera pra conferir esse nº 1. Parece ser bem interessante. Acho legal o Batman homem morcego Caveleiro das Trevas e tal, mas realmente, se estão conseguindo resgatas o Batman dos anos 70, com sua veia cômica e aventuras mais leves, estou dentro... Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Qual o tipo de papel. Espero comprar tão logo cheguem no Rio de Janeiro. No aguardo.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, a distribuição será nacional e o lançamento ocorrerá em setembro. Não temos a informação sobre o papel (que acredito ser igual aos dos gibis Disney).

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.