' '

21 de jul de 2011

Turma da Mônica começa a envelhecer em 2012

Por E. Rodrigues

Mauricio de Sousa, em entrevista exclusiva à Folha de S.Paulo, disse que a Turma da Mônica (Jovem, supomos) começará a envelhecer, ano a ano, a partir do final de 2012. Os personagens vão "amadurecer, se alistar no Exército, casar e ter filhos". Mauricio pensa nessa evolução como uma história ininterrupta, "deixará de ser quadrinhos". A revelação veio a reboque da explicação para o beijo de Mônica e Cebolinha na capa da edição #34 do mangá.


Mauricio disse ao jornal que a Panini o alertara da queda de vendas em três edições seguidas de TURMA DA MÔNICA JOVEM. "Falei 'Não por isso! Vamos fazer o Cebolinha e a Mônica namorarem'."

A edição com a comentada capa teve tiragem, então, de 500 mil exemplares. Mauricio não deixa de falar que o impressionante número teve recepção algo blasé, demonstrando o preconceito existente com os quadrinhos por aqui. "Se um livro vende 5 mil cópias, já é considerado um best seller. Se vendemos 500 mil gibis, dizem 'tudo bem', acontece."

Louvável em sua sinceridade (ou zero hipocrisia), o cartunista não esconde a ideia de que promover o envelhecimento "natural" da turma servirá bem a propósitos de mercado, com possibilidades maiores de licenciamentos.

Tanto a capa com o beijo como o anúncio agora inusitado (e como tantas outras ocorrências envolvendo a Turma, das quais cita-se o suposto personagem gay no gibi da Tina) denunciam o faro apurado de Mauricio e sua equipe para a manutenção dos personagens na mídia por meio de dispositivo por muitos identificado como factoide. Mas que para a MSP, afinal, traduz-se em inegável exposição e sucesso.

O texto da Folha, que ocupa quase uma página inteira no caderno Mercado (e não na Ilustrada, como se poderia supor), discorre ainda sobre a queda de vendas de gibis nos EUA e no Japão, com a preocupação que têm as megacorporações, donas desses personagens, com as possíveis consequências desse declínio em suas verdadeiras galinhas dos ovos de ouro, que são os licenciamentos e os filmes blockbusters que deles são gerados. Como exemplo de ação de tentativa reparadora, o jornal cita a reformulação que a Warner promoverá em breve no Universo DC (que reiniciará todos seus gibis pelo #1 e trará mudanças em seus personagens, como o ícone Superman).


Leia texto na Folha.com aquiaqui.

13 comentários:

  1. Mauricio não está inventando a roda diga-se de passagem. Pois nos mangás japoneses, os personagens já crescem e amadurecem a décadas.

    Melhor exemplo disso é o Goku de Dragon Ball.

    Outras séries atuais, como Naruto e One Piece (este último com tiragem de 3 milhões por edição no Japão), os personagens já cresceram tb, estão mais maduros.

    Me parece lógico e óbvio que o estilo mangá adotado por TMJ necessita dos mesmos fatores então.

    ResponderExcluir
  2. Acompanho o Mauricio de Sousa e seus personagens a vida toda. Ele é um grande artista e excepcional empreendedor. Sabe gerenciar suas criações e se ajustar às tendências de público e mercado. Isso sem contar, sua inigualável habilidade em captar as necessidades de seu público, seus leitores. Seja na vida pessoal, como pai maravilhoso que é, como artista criativo e carismático, ou como empresário dinâmico e competente, Mauricio de sousa é um patrimônio nacional. Vida longa para a Turma da Mônica, para a Turma da Mônica Jovem também, e saibam todos, que estaremos com esses personagens, onde eles estiverem...
    Pois o Mestre Maurício, tem "o toque de Midas", transformando idéias em grandes realizações... e isso não acontece todo dia.
    Ele é mesmo, especial...

    ResponderExcluir
  3. Eu li a turma jovem e nao gostei. não é ruim, mas se perdeu um pouco da inocencia da epoca e a turma jovem está indo muito pro lado fantasioso demais. perdeu um pouco das caracteristicas deles. e todas as personagens na historias sao perfeitas e tem o mesmo fisico. apesar do mauricio ser inteligente e cuidar com muito carinho dos seus personagens, amadurece-los mais ainda ,pode ser algo perigoso.... é esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  4. Que pena...Pensei que os personagens de quadrinhos não envelhecessem. Ainda bem que deu tempo de ver a turminha original enquanto eu era criança. Mas, já pensou se a Disney seguir este raciocínio? Faremos o funeral de Tio Patinhas e Vovó Donalda em poucos anos...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho aquela turminha antiga pra criancinha,a TMJ vence de lavada a turminha criança,enquanto esse bando de adultos apoia a antiga,nós que somos+jovens e+atualizados apoiamos com prazer essa nova versão,quais são as três edições seguidas em que a venda diminuiu ?

    ResponderExcluir
  6. Gostei,deve ser melhor,mas o que preocupa é o preço :)

    ResponderExcluir
  7. Só dura para alguns anos, depois deverá ter um novo "reboot" e volta origens, é assim os personagens que ficaram escravos dos linceciamentos dos seus padrões...

    ResponderExcluir
  8. "Faremos o funeral de Tio Patinhas e Vovó Donalda em poucos anos..."

    Kkk,boa...bem,eu adoro a TMJ e acho que foi a melhor coisa que o Mauricio de Sousa fez com seus personagens/quadrinhos...evolução total...na época quando anunciaram que sairiam a versão da turminha adolecente e em mangá, também torci meu nariz,fui até contra,mais depois que vi nas bancas a revista,vi roteiro,desenhos,foi altomatico o 'gostar' e não parou mais,um grande sucesso...então quem gosta da Turma Jovem,pode apostar,'ele' o Mauricio sabe o que FAZ!;)

    ResponderExcluir
  9. Pra mim o que vale é a turma da Mônica clássica, então espero que esse envelhecimento seja só para a versão "jovem", que eu não faço questão de ler...

    ResponderExcluir
  10. Não sei se envelhecer a turma, se essa é uma boa ideia. Maurício de Sousa é uma pessoa admirável. Admiro muito ele. No entanto, eu tenho a opinião de que ele nem sempre acerta nas suas ideias e o que pode ser algo bom pode, de repente, virar um tiro no pé e prejudicar não só a TMJ como também a turma mais clássica que é algo encantador, mágico e até meio que lúdico.

    Mas é complicado falarmos de um produto que não vemos. O jeito é aguardar e confiar.

    Abraços. FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  11. A questão está esclarecida. Na verdade, haverá um outro produto - uma nova revista - com a turma da Mônica com mais idade.

    Então, dessa forma, não será uma substituição dos padrões da TMJ, como deu a entender.

    A TMJ vai continuar como sempre assim como a TM clássica. E, agora, uma nova revista virá.

    Sendo assim, boa sorte e torço muito para o sucesso. Penso que há lugar para todas as três turmas.

    FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  12. Por isso eu não gosto de mangá... Personagens de quadrinhso devem ser eternos, como músicas! Além disso, a Turma da Mônica Jovem já perde um pouco a graça pela perda da inocência e traquinagens típicas da infância, imagine eles adultos!

    Esse Maurício está ficando muito ganancioso ao apssar dos anos...

    ResponderExcluir
  13. Verdade,dava pra baixar o preço dos gibi chatos dele,e a turminha criança e pra bebê,chatinha,e tão legal quanto ver a grama secar..ou seja uma bosta das bostas

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.