' '

30 de mar de 2011

Penadinho neste ano; Mônica Jovem, ano que vem

Por E. Rodrigues

Na cola do anúncio da criação da Mauricio de Sousa Digital Productions, MSDP, a Folha de S.Paulo informou hoje que A Turma do Penadinho estreia o primeiro de seus 26 desenhos (de 11 minutos cada um) no Cartoon Network, no próximo Natal. Seis meses depois, a série começa na Globo. Já a Turma da Mônica Jovem deve estrear no final de 2012, também no Cartoon. A íntegra do release, a seguir.


PRESS RELEASE

Mauricio de Sousa Produções anuncia empresa de entretenimento e conteúdo digital com a Digital 21 e parceria para co-produções com o Cartoon Network


A Mauricio de Sousa Digital Productions lança a Turma da Mônica nos formatos mais inovadores do mercado; já o acordo entre MSP e Cartoon Network inclui “Turma da Mônica Jovem” e “Turma do Penadinho”
A Mauricio de Sousa Criações e Participações e a Digital 21 Entertainment se unem para a criação de uma nova empresa totalmente voltada para a produção de conteúdo e entretenimento que lançará os personagens de Mauricio de Sousa, conhecidos mundialmente, nos formatos mais atuais do mercado (animações em 3D, 2D, mobile, plataforma web, redes sociais e games). A Mauricio de Sousa Digital Productions (MSDP) foi lançada oficialmente no dia 29 de março, em evento realizado no Cinemark do Shopping Iguatemi, em São Paulo/SP. O evento também marcou o anúncio da parceria para séries animadas em co-produção entre a Mauricio de Sousa Produções e o Cartoon Network, que vem sendo a casa dos personagens brasileiros na TV por assinatura desde 2004. A TV Globo também lançou em 2010 o novo horário do programa da Turma da Mônica, aos sábados de manhã, com grande sucesso. Além de Mauricio de Sousa, estiveram presentes na ocasião os sócios da MSDP - Mônica Sousa (diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções), Rodolfo Patrocínio (diretor geral da Digital 21), Raul Doria (sócio-diretor da CINE e Digital 21) e Clovis Mello (sócio-diretor da CINE e Digital 21) - e ainda Barry Koch (vice-presidente sênior e diretor geral do Cartoon Network América Latina) e Sr. José Luíz Bartolo (diretor da TV Globo) da Rede Globo.


Pensar na história da animação no País é pensar na trajetória de Mauricio de Sousa. A Digital 21 participa de um momento alto dessa evolução quando os personagens do maior desenhista brasileiro entram de vez na era digital. Como uma empresa que aponta para o futuro e que é capaz de tornar viável qualquer formato de mídia no que há de mais inovador no mercado de entretenimento, a Digital 21 realiza uma união com a MSP, já há algum tempo desejada, e fruto da sinergia criativa e do desejo de unir a expertise das duas empresas. Segundo Maurício de Sousa, "A Mauricio de Sousa Digital Productions é um esforço da Mauricio de Sousa Produções e Digital 21 que une conteúdo e alta tecnologia para produzir animações, games e novas plataformas de comunicação no mesmo patamar das grandes produtoras internacionais”.


O novo empreendimento atuará nos campos de cinema, TV, web, games, mobile e publicidade. A Mauricio de Sousa Criações e Produções e a Digital 21 Entertainment desempenharão, juntas, o papel de criação, desenvolvimento e gerenciamento de todos os projetos. Profissionais das áreas artísticas, licenciamento e comercial de ambas farão intercâmbio a fim de concretizar os projetos da MSDP. Para Rodolfo Patrocínio, este intercâmbio é essencial para que a nova empresa carregue o DNA tradicional de sucesso da Mauricio de Sousa Criações e Produções e a inovação e modernidade da Digital 21 Entertainment.


Mauricio de Sousa Produções Digitais chega ao mercado com importantes licenciamentos
Com um investimento estimado em R$ 15 milhões e uma perspectiva de faturamento de R$ 100 milhões em cinco anos, a MSDP é resultado de uma parceria que gerou produções surpreendentes em 2010. Pela primeira vez na televisão, o trabalho conjunto entre a Mauricio de Sousa Produções, a Digital 21 e a Rede Globo levou aos palcos do Criança Esperança, personagens da Turma da Mônica em 3D que interagiam ao vivo com os apresentadores; mais de 60 pessoas estiveram envolvidas no projeto para dar vida aos personagens em tempo real. A “Turma do Penadinho” também ganhou versão 3D em um especial de Dia das Bruxas no canal Cartoon Network. Os personagens foram tema de quatro curtas-metragens de aproximadamente dois minutos.


O primeiro projeto da MSDP já tem até forma definida. Lançamento inaugural do acordo de co-produção entre o Cartoon Network e a Mauricio de Sousa Produções, A “Turma do Penadinho” terá episódios inéditos em animação 3D desenvolvidos e exibidos em conjunto pelo canal de TV paga e pela equipe do pai da turminha. A série animada é composta por 26 episódios de 11 minutos cada. Seis meses depois, o novo programa será exibido nas telinhas da TV aberta, com exclusividade pela Rede Globo. Ainda entre as propriedades da nova empresa está o desenvolvimento de uma técnica inovadora, um mix de live-action e 3D que será usado inicialmente em um show itinerante da banda da Turma da Mônica Jovem. Neste formato, os personagens serão atores de verdade com uma cabeça em formato 3D. Estão também entre as produções da MSDP uma série para TV em animação 3D estereoscópico do personagem Astronauta, um longa metragem de animação do Horacio, além do aplicativo e livro do Penadinho em iPad - este será o primeiro projeto editorial em mídia digital do Mauricio de Sousa.


Mauricio de Sousa Produções e Cartoon Network: a renovação de uma parceria de sucesso
Produção inaugural da recém-anunciada MSDP, a série animada da Turma do Penadinho marca também o início do acordo para co-produções firmado entre o canal Cartoon Network e a Mauricio de Sousa Produções. Por meio desta parceria, o Cartoon Network usa recursos próprios para ajudar a desenvolver e produzir a transposição dos mais famosos personagens da célebre turminha para a TV. “Trabalhar ao lado do Mauricio de Sousa para produzir conteúdo nacional, com os personagens mais queridos do Brasil e focado no público brasileiro é uma grande honra e uma importante conquista para a nossa empresa”, afirma Barry Koch.


Além de “A Turma do Penadinho”, o acordo inclui a criação de uma inédita série animada estrelada pela “Turma da Mônica Jovem”, verdadeiro fenômeno das bancas brasileiras que retrata os clássicos personagens como adolescentes e usando o traço dos mangás (quadrinhos japoneses), que ainda não tem definidos data de estreia e produtora responsável. O terceiro projeto da parceria são os novos episódios do desenho animado da “Turma da Mônica”, que vem sendo exibido com sucesso pelo Cartoon Network desde 2004. A atração sempre traz sólidos resultados de audiência para o canal, e ao longo dos anos se manteve entre os cinco desenhos animados mais assistidos do Cartoon Network Brasil.

Um comentário:

  1. Vote na minha primeira enquete:
    pablo.gabriel3mendoza@gmail.com

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.