' '

19 de fev de 2011

Folha completa 90 anos e põe na rede seu acervo integral

Por E. Rodrigues

A Folha de S.Paulo disponibilizou hoje na Internet seu acervo integral, desde 1921. Sendo esse jornal o berço da Turma da Mônica e de cartunistas como Laerte, Angeli, Fernando Gonzalez e Glauco, além de ter reportado o nascimento e a publicação dos mais diversos estilos de quadrinhos, a iniciativa resulta numa fonte preciosa e, por vezes, única da história das HQs no Brasil. A edição de hoje, comemorativa, traz pérolas como um apanhado de erros absurdos cometidos pela redação — por exemplo, "Diferentemente do que foi publicado no texto (...) Jesus não foi enforcado, mas crucificado"...

2 comentários:

  1. Sensacional! Será uma ótima fonte de pesquisa. A Veja também já havia disponibilizado o seu acervo na rede e já fiz algumas pesquisas "nostálgicas". Espero agora que o Estadão também adote a iniciativa.

    PS: Ainda não consegui usar o da Folha, acho que congestionou.

    ResponderExcluir
  2. Abel, o acesso estava menos impossível pela manhã, é fato.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.