' '

9 de jan de 2011

Zé Carioca #2355 — jan/11

Por José Rivaldo Ribeiro

Esta é a edição dos 50 anos do gibi Zé Carioca —feito que se comemora, a propósito, exatamente na segunda, 10 de janeiro! São cinco HQs e uma gag, todas não republicadas aqui em décadas. Tem de tudo um pouco: A Anacozeca no traço de Herrero, que une-se a Saidenberg para nos trazer as maluquices de Peninha e Ronrom; mais uma antigona de Waldir Igayara, com Zé e Nestor; um Superpateta do multi-experiente Jack Manning... E um Canini bem raro, ainda que de página só. E em fevereiro... Canini, Comando Laser e muitos outros comparecem para comemorar os 50 anos do gibi do Zé!


Zé Carioca #2355 
52 páginas, formatinho 13,4 x 19 cm, edição 1240, R$ 2,95


Zé Carioca X Alakibu
Desenhos de Carlos Edgard Herrero
B 760369, 6 páginas. Esta história foi publicada antes somente em Zé Carioca #1379, em 14/abr/78.  




O Herói dos Superforas
Desenhos de Jack Manning
WSG12-01, 14 páginas. Foi em Zé Carioca #1019 que essa história foi publicada antes, pela primeira e única vez no Brasil. Isso, em maio de 1971 —há quase 40 anos, portanto. Sua estreia havia sido na edição #12 do gibi americano do Superpateta, de 1970.


O Tesouro de Lampião
Desenhos de Jorge Kato
B ZC  493-B, 14 páginas. Zé Carioca, com Mickey e Pateta? Num cenário árido de oeste americano? E num carro igualzinho ao 313 do Donald? Hmm... Esta HQ tem tudo para ser um daqueles típicos remakes feitos pela Abril para os primeiros gibis do papagaio (e jocosamente conhecidos por "Zé Fraude"). O Tesouro de Lampião saiu na oitava edição do gibi dele —formalmente chamada de O Pato Donald Apresenta Zé Carioca #493. E só havia sido republicada antes daqui em Anos de Ouro do Zé Carioca, há 21 anos.



Experiência Anterior
Roteiro de Ivan Saidenberg, desenhos de Carlos Edgard Herrero
B73291, 5 páginas. Saidenberg + Herrero + Donald + Peninha + Ronrom = riso certo. Experiência anterior: publicada apenas em Zé Carioca #1171, há mais de 36 anos.



Minhocas na Cabeça
Por Waldyr Igayara de Souza
B68007, 6 páginas. Depois de estrear em Zé Carioca #873, em 1968, esta HQ foi republicada em Disney Especial #42 Os Vendedores (1979) e em sua Reedição #36 (1986). Saiu também no Chile e em Portugal, pelo menos.


Essa Mania de Não Ter Mania
Desenhos de Renato Canini
B72007P, 1 página. Para fechar a edição, não poderia faltar Canini, ainda que numa singela gag. De qualquer forma, é sua primeira republicação em mais de 38 anos. Antes, só saíra em Zé Carioca #1075, de junho de 1972.



Editor: Paulo Maffia
Capa: remake por Carlos Mota do desenho original de Waldyr Igayara de Souza para a capa de Zé Carioca #1135 (11/ago/73).
Fonte de indexação: Inducks. Imagem adicional: Inducks / Outducks


E EM FEVEREIRO...
...Zé já cai no Carnaval, levado por Canini, Saidenberg e Julio de Andrade... Os Metralhas em mais um plano mirabolante do mano Intelectual... estreia a série Comando Laser... um Peninha curtindo o Verão...  e uma capa espetacular de Carlos Mota! Começam ali as comemorações dos 50 anos do gibi do Zé. Imperdível.

4 comentários:

  1. Sempre que vejo os desenhos do Jack Manning fico imaginando por que a Disney resolveu encrencar com o traço do Canini.

    ResponderExcluir
  2. Hmm... veja que falamos que ele era "experiente"...

    ResponderExcluir
  3. Não creio que a história O Tesouro de Lampião seja um caso de "Zé Fraude". Uma ou outra história era feita especialmente para a revista naquela época, apesar dos improvisos que havia. No Inducks, não há nada que denuncie que havia uma história "original" por trás dela.

    ResponderExcluir
  4. é que aquele carro do Donald e aqueles cactus... mas um dia a gente descobre.
    E.Rodrigues

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.