' '

25 de jan de 2011

Toy Story 3 concorre ao Oscar de Melhor Filme

Por E. Rodrigues

Revelados hoje os concorrentes ao Oscar 2011, Toy Story 3 obteve o esperado: uma indicação na categoria Melhor Filme. É a segunda vez na história que a segunda sequência de um filme concorre ao prêmio máximo (houve O Poderoso Chefão 3) —aliás, difícil já é ver uma sequência ser lembrada nesta premiação. Toy Story 3 arrecadou mais de 1 bilhão de dólares, ocupando o 5º lugar nas maiores bilheterias de todos os tempos daquele ultraquestionável box office que despreza a existência da inflação (!).


O filme da Disney-Pixar concorre ainda a Roteiro Adaptado, Canção Original (We Belong Together) e a Melhor Animação (com O Mágico e Como Treinar seu Dragão —também indicado em Melhor Trilha Sonora). Day & Night, o curta animado que precedeu o filme nos cinemas, concorre em sua categoria, por sinal.

A Origem, considerado um excelente soporífero por muitos, igualmente concorre a Melhor Filme. E a despeito do longa ser um pastiche (de Don Rosa a Matrix...), sua indicação a Melhor Roteiro Original por certo segue as normas técnicas da Academia. Merecidamente, foi indicado em Efeitos Visuais, Direção de Arte e Fotografia. Também concorre por Trilha Sonora, Edição e Mixagem de Som. Seu diretor, o superestimado Christopher Nolan, foi curiosamente esquecido.

Enrolados decepcionou. Só aparece em Melhor Canção Original. TRON O Legado teve, igualmente, apenas uma indicação —e por Edição de Som. O filme passou longe, portanto, de um almejado (para seus propósitos) Efeitos Visuais.

Outra produção Disney, Alice no País das Maravilhas recebeu indicações em Direção de Arte, Figurino e Efeitos Visuais.

O drama histórico The King's Speech ("O Discurso do Rei"), de Tom Hooper, teve a maior quantidade de indicações, doze, incluindo Filme, Diretor, Ator (Colin Firth), Fotografia e Roteiro Original. O filme estreia no Brasil no dia 11.

A Rede Social garantiu a David Fincher (Alien3, Se7en, O Quarto do Pânico, Clube da LutaO Curioso Caso de Benjamin Button) uma segunda indicação ao prêmio de Melhor Diretor. Fincher, que começou a carreira dirigindo videoclipes (como Vogue, de Madonna), irá dirigir, a propósito, a versão 2013 do disneyano 20.000 Léguas Submarinas. Seu A Rede Social concorre a outros sete Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Jesse Eisenberg) e Melhor Edição.

Lixo Extraordinário concorre em Documentário. A produção anglo-brasileira trata do trabalho do artista plástico Vik Muniz. O paulistano (radicado em Nova York) pode ter uma de suas obras apreciada por meses em horário nobre, há pouco. É dele a instalação mostrada na abertura da novela Passione.

James Franco e Anne Hathaway apresentarão a cerimônia do 83º Academy Awards no dia 27 de fevereiro, no Teatro Kodak, em Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.