' '

12 de jan de 2011

A História de Patópolis de volta (na Itália!)

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

A Itália saiu da mesmice de suas coletâneas de republicações. Disney Comix, que estreou mês passado, só traz HQs produzidas em outros países. O #1 trouxe quatro brasileiras. Patrulha Estelar abriu a edição com duas HQs em sequência, e depois veio Vovó Donalda em Um Natal do Passado, de Tio Patinhas #210 (dez/82 —ótima sugestão, a propósito, para um próximo Natal de Ouro). Lá no meio, uma história com Maga & Min. Para as próximas edições, a Itália promete Pena das Selvas e a-muito-pedida-por-aqui História de Patópolis.


Escrita por Ivan Saidenberg e desenhada por artistas diversos, a saga brasileira teve seus cinco capítulos publicados no início dos anos 1980 em Mickey, Tio Patinhas e Almanaque Disney. Pouco mais de quatro anos depois, ganhou republicação em Tio Patinhas Especial #4, com o acréscimo de dois novos capítulos produzidos especialmente para aquela edição. Foi a última vez que o Brasil pode ver esses quadrinhos.

Posteriormente, a História de Patópolis foi publicada em forma de textos e ilustrações nas três primeiras edições de Aventuras em Patópolis (mar-abr/94 —e acreditamos que poucos saibam ou tenham notado isso!).

Além de ter sido editada em Portugal e na França, também já saiu na Itália duas vezes, ambas em Mega Almanacco (jan/85 e jan/89), abrindo a edição e com destaque na capa.

Já os dois capítulos extras só saíram em Portugal, além daqui. E, aparentemente, permanecerão inéditos na Itália. A conferir.


Imagens: Inducks / Outducks

4 comentários:

  1. Sacanagem! Será que vou ter de dar um jeito de comprar a edição Italiana?Continuo minha campanha:
    Maffia republica logo isso por aqui!!

    ResponderExcluir
  2. Uma maravilha!!:D

    Vamos Maffia também queremos a HQ: História de Patópolis!!!;)

    Exelente post!:)

    ResponderExcluir
  3. Que legal! É sempre bom ver autores brasileiros de hqs prestigiados lá fora, especialmente na Itália, que sempre tem tido uma relação de parceria com o Brasil nos quadrinhos.

    Uma republicação desta saga neste ano que se segue seria muito bem-vinda realmente, especialmente porque o meu queridíssimo personagem Prof. Ludovico está completando 50 anos em 2011. Sim, ele surgiu em 1961 nos quadrinhos. Não esqueçam de dedicar um looooooongo post a ele aqui no PlanetaGibi, ok?

    ResponderExcluir
  4. Ah, sim, a associação entre o Ludovico e a História de Patópolis se deve ao fato de que o professor abilolado teve uma participação muito honrosa nesta saga!

    http://coa.inducks.org/issue.php?c=br%2FTPE++++4

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.