' '

30 de nov de 2010

Pura Risada com o Mickey! em DVD

Por E. Rodrigues

Pura Risada com o Mickey!, o programa do Disney Channel que batizou o mais novo gibi do camundongo (cuja segunda edição será lançada nos próximos dias), sairá em DVD também no Brasil, em janeiro. A 'remixagem' promovida pela Disney em alguns de seus cartoons clássicos provocou a ira de muitos. Na verdade, o estúdio reduziu a duração dos desenhos para cerca de 1/3 do original e (sacrilégio!) redublou-os. 'Desgraça' e 'vergonhoso' foram algumas das doces palavras registradas na Amazon nos reviews de seus clientes. Ah, o purismo...

Filósofos em Ação Volume 2 — Gal Editora



29 de nov de 2010

Checklist dezembro 2010 — Disney

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

A volta dos Almanaques é a maior atração dos gibis Disney de dezembro. Neles, veremos desde histórias mais recentes até clássicos há anos não reeditados no mundo. Das mensais, Pato Donald despede-se do selo de 60 Anos da revista numa bela capa  e excelente HQ natalina de abertura. Disney Big #7 vem com Darkwing Duck há muito não editado no Brasil, clássicos da Carl Barks, Maga e Min, e mais. Para as 'crianças', Pura Risada com Mickey e Minnie Pocket Love chegam ao #2. E ainda tem Disney Mangá, clássicos, TinkerBell...

28 de nov de 2010

Rapunzel (ou, desculpem!, Enrolados) tem estreia multimilionária

Por E. Rodrigues

Os executivos da Disney podem, finalmente, respirar aliviados. A magia dos contos de fadas não morreu. Enrolados, o longa de animação mais 'previamente anunciado' de todos os tempos, fará cerca de 69 milhões de dólares em seu final de semana de estreia nos EUA. Depois dos desempenhos financeiros decepcionantes de A Princesa e o Sapo (bilheteria mundial total de U$ 247 milhões), Bolt (M U$ 306) e A Família do Futuro (M U$ 146), para ficar só nos últimos, o 50º Clássico Disney mostra que o estúdio de animação mais longevo do mundo ainda consegue acertar. (Ah, sim: as figurinhas chegam em janeiro, pela Editora Abril, assim como deve existir uma 'Revista Oficial'. Já a adaptação em quadrinhos talvez saia mesmo pela On Line.) Veja belas imagens do filme, a seguir.

27 de nov de 2010

Natal de Ouro Disney #1 — nov/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

O tradicional Natal de Ouro Disney retorna com quase o dobro de páginas que tinha quando parou de circular, há 12 anos, e com um mix excelente de HQs. Só a clássica O Trenzinho da Alegria, de Carl Barks, já valeria por toda a revista. Mas foi-se além, com mais Barks e com produções de respeito brasileiras e europeias. A edição ganhou um número '1' na capa e um logo novinho em folha. A ilustração de capa, do mestre Cavazzano, também foge do habitual traço comportadinho desse tipo de compilação. Ou seja: tradição, sim; saudosismo, não.

Disney Férias — nov/10

Por José Rivaldo Ribeiro

Estão chegando as edições de férias deste final de ano de Tio Patinhas, Pato Donald, Mickey e Pateta. A do Tio não poderia abrir melhor, com HQ de Daniel Branca e Wanda Gattino (que é homem, viu?). Ambos os artistas, por sinal, assinam todas as histórias do gibi do Donald. Já em Mickey, os destaques ficam para as HQs dos mestres Paul Murry e Romano Scarpa, mas também tem a arte agradável de Peinado. Em Pateta Férias, quatro histórias de estilos e nacionalidades diversas: americana, italiana e dinamarquesas, num mix superior ao de edições anteriores do amado personagem.

25 de nov de 2010

Entrevista: Paulo Maffia

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Sábado passado, após o evento com Canini na Biblioteca São Paulo, o Planeta Gibi entrevistou por algumas horas o editor dos quadrinhos Disney no Brasil, sr. Paulo Maffia. Tentamos entender melhor o que representa a atual avalanche de lançamentos Disney (leia o texto anterior) e, claro, o que mais ocorrerá. O sonho da volta do Almanaque Disney, o conteúdo dos Almanaques e do próximo Disney Big, a coleção Disney Essencial, as próximas atrações dos gibis mensais, Zé Carioca 50 anos, os próximos Clássicos da Literatura... (Só nos esquecemos de perguntar por que a Abril não coloca data nos expedientes dos gibis.)

Para voltar a ler o Pato Donald

Por E. Rodrigues

Boa tarde. Por algum motivo você deixou de acompanhar os gibis Disney há uns dois anos. Era final de 2008, e você se lembra de que havia poucos meses a Abril cancelara seis títulos de uma só vez. Nas bancas, os cinco gibis remanescentes até que traziam ótima seleção de histórias, mas não tinham divulgação. O fim de Aventuras Disney não tardaria. Um tópico na Comunidade Disney do Orkut recebia, com sorte, comentários mínimos (Disney Big #1 teve duas postagens). O checklist mensal do Universo HQ informava constantemente que a Abril “não divulgou seus lançamentos”...

Mas você deu uma passada na banca nos últimos dias, ou caiu sem querer naquela comunidade Disney que há tempos não visitava... E ficou meio perdido com tanta informação. Calma. Permita-nos explicar o que está acontecendo.

22 de nov de 2010

Black Kiss, a minissérie erótica dos anos 80, de volta

Por E. Rodrigues

Via Twitter, a Devir anunciou que está retraduzindo Black Kiss, minissérie erótica de Howard Chaykin publicada originalmente pela Vortex em 1988 em 12 edições, e que ganhou inusitado espaço aqui em 1991 pela Toviassu, editora da Casseta Popular, no auge das graphic novels e minisséries no Brasil —toda editora lançava as suas; até Disney e Trapalhões tiveram títulos assim. Black Kiss também foi reeditada nos EUA há alguns meses via Dynamite, numa versão em capa dura.

20 de nov de 2010

Coelho Osvaldo estreia em HQs Disney aos 83 anos!

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

ATUALIZADO: info sobre lançamento no  Brasil. A edição de Topolino da semana que entra é absolutamente histórica: aos 83 anos de criação, o Coelho Osvaldo estreará nos quadrinhos Disney. O personagem criado por Walt Disney para animações da década de 1920 teve seus direitos sob a guarda da Universal até 2006. Walter Lantz, criador do Pica-Pau, assinou diversas animações e quadrinhos do personagem ao longo de anos, tanto em uma versão redesenhada quanto na mais clássica, com traço próximo do de Mickey Mouse.

O Escapista ganha mais um volume pela Devir

Por E. Rodrigues

A Devir lança nos próximos dias mais um volume de O Escapista (leia sobre a formidável edição de estreia aqui). Os Escapistas traz produções de artistas como Frank Miller, John Cassaday, Paul Pope, James Jean e Alex Ross. A introdução fica a cargo do escritor Michael Chabon, ganhador do Prêmio Pulitzer pela bibliografia fictícia dos 'criadores' do Escapista, The Amazing Adventures of Kavalier & Clay, de 2000, e corroteirista de Homem-Aranha 2. A série em quadrinhos foi produzida pela Dark Horse em 2004.

19 de nov de 2010

Canini em São Paulo neste sábado

Por José Rivaldo Ribeiro

O mestre Disney Renato Canini estará neste sábado 20 na Biblioteca de São Paulo (Metrô Carandiru), às 10h, falando de sua carreira para o projeto Sábados da Memória das Artes Gráfica. Canini foi o responsável, junto com os roteiristas Júlio de Andrade e Ivan Saidenberg, pela mais popular fase de Zé Carioca, nos anos 1970. Nos últimos anos, sua obra tem sido recuperada pelo editor Paulo Maffia, que inclusive conseguiu de Canini uma HQ especialmente produzida para o volume da série Mestres Disney dedicada ao artista gaúcho. HQs raras de Canini, por sinal, estão sendo restauradas por Fernando Ventura para publicação em Zé Carioca em 2011 — ano em que o gibi do papagaio completa impressionantes 50 anos.

18 de nov de 2010

Checklist novembro 2010 — Marvel

Por E. Rodrigues

Estreia este mês a minissérie em duas partes A Lista, de Reinado Sombrio, enquanto a míni de Tocha Humana é concluída. A visita de Milo Manara ao Brasil é referenciada com o especial X-Men: Garotas em Fuga, desenhado pelo italiano e roteirizado por Chris Claremont. No mais, além das edições mensais, há Avante, Vingadores! #44 e um lançamento destinado ao público infantojuvenil: Heróis Marvel, em formato magazine, 28 páginas (incluindo os tais pôsteres e 14 páginas de quadrinhos), por R$ 8,90 (talvez por causa do button que vem de 'brinde').

15 de nov de 2010

Checklist novembro 2010 — DC Comics

Por E. Rodrigues

Muitos especiais programados pela Panini para novembro. Tem A Morte do Superman Volume 2 e Lanterna Verde: Sem Medo; do selo Vertigo, mais um volume de Hellblazer (Cinzas e Pó na Cidade dos Anjos) e o penúltimo álbum de Preacher (Volume 8: Às Portas do Inferno). Dos estertores da WildStorm, vêm Starcraft Volume 1 e Red: Aposentados e Perigosos, aproveitando o lançamento do longametragem estrelado por Morgan Freeman, Bruce Willys, John Malkovich, Helen Mirren e Mary-Louise Parker, entre outros

Rex Mundi — Livro Três: os Reis Perdidos — Devir


12 de nov de 2010

Estatuetas de Toy Story: lançamento Dark Horse

Por E. Rodrigues

A Dark Horse lançará uma série de estatuetas de madeira, em estilo vintage, com personagens de Toy Story. A primeira, do Woody, sai em fevereiro próximo, em tiragem limitada a 550 cópias, por U$ 49.90. Toy Story: Woody's Roundup virá  acondicionada em latinha com folheto e button — à semelhança das duas séries da Dark Horse com personagens clássicos Disney, e também de outras lançadas pela editora, como Peanuts, Archies e The Simpsons.


10 de nov de 2010

Checklist novembro 2010 — Mauricio de Sousa

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues :: postado originalmente em 9/nov/10 ::

Atualizado com capas (inclusive de Cebolinha 50 Anos) e mais lançamentos, como Lostinho #2, CineGibi #5, Revista-pôster Turma da Mônica Jovem e Almanaque Historinhas Sem Palavras #3. Além das edições regulares, novembro deve trazer Mônica Especial de Natal #4, Cebolinha 50 Anos e Cebola Jovem, além de Almanaque Papa-Capim & Turma da Mata #2 e do vigésimo volume da Coleção Histórica. Ao final deste checklist, as edições prometidas para meses anteriores, mas com lançamentos por vir.

Disney Mangá chega ao Brasil

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Um sétimo título Disney está chegando pela On Line Editora. Disney Mangá estreia neste mês com W.i.t.c.h. — publicada originalmente no Japão em mai/03 (e agregada anos depois, pela Disney Itália, à coleção homônima da nossa). Disney Mangá vem fazer companhia a TinkerBell, TinkerBell em Quadrinhos, Disney Filmes Clássicos em Quadrinhos, Disney Cinema em Quadrinhos, Disney Filmes em QuadrinhosDisney Filmes em Quadrinhos Especial. A editora paulista, assim, estende-se pelo território fora dos personagens mainstream — sobre os quais a Abril detém exclusividade. 

9 de nov de 2010

Checklist novembro 2010 — Diversos

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Luluzinha Teen Extra #3 referencia Harry Potter numa edição toda colorida, em papel couché e em formato maior do que o do título mensal. Star Wars #22 vem para concluir o arco Colheita Azul, do título americano Dark Times. Dentre as edições one-shot, a L&PM lança mais um volume de Agatha Christie em quadrinhos, com Morte na Mesopotâmia e o arenque defumado de O Caso dos Dez Negrinhos. A Devir relança Fawcett, de André Diniz Fernandes e Flavio Colin, além de duas estreias, também nacionais: ZETZ e Fiapo e La Peña. A Conrad promete O Pequeno Livro dos Beatles.

Fiapo e La Peña — Devir


ZETZ — Devir


Fawcett — Devir


8 de nov de 2010

Clássicos da Literatura Disney #21 sairá já em outubro

Por E. Rodrigues :: postado originalmente em 27/jul/10 ::

Repostando sem alterações (em que pesem ligeiras alterações ocorridas de julho para cá; mais detalhes nos próximos dias): Como já adiantamos aqui algumas vezes, a coleção Clássicos da Literatura Disney terá 40 volumes, à semelhança da edição espanhola. Confirmamos, agora, que a publicação não vai sequer descansar: o 20º volume sai na última semana de setembro, e em outubro a primeira das 20 edições restantes já estará à venda. Também semanalmente. E poderá haver uma diferença curiosa em relação à primeira fase...

Natal de Ouro Disney está de volta!

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

É isso mesmo. Depois de doze anos, a Editora Abril volta a publicar seu mais tradicional título natalino. E em grande estilo: serão 224 páginas — muito mais, portanto, do que qualquer uma das vinte edições anteriores. Natal de Ouro estreou em dez/79 dentro da Série Ouro Disney (leia sobre ela aqui). Já no ano seguinte virou título independente, visitando as bancas anualmente até nov/98, quando seu #20, com 132 páginas, deu um demoraaaado até logo. O lançamento está previsto para a primeira semana de dezembro. Mais detalhes em breve.

Vêm aí 10 almanaques Disney!

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Saudades dos almanaques com personagens Disney? Vêm aí Almanaque de Férias do Pato Donald, do Tio Patinhas, do Zé Carioca, do Mickey, do Pateta, do Peninha, do Pluto, dos Super-Heróis Disney, da Margarida e do Prof. Pardal. Todos em formato Pato, lombada quadrada e 84 páginas. Cada número reeditará HQs baseadas em filmes, com lançamento previsto para dezembro. A última vez que um almanaque assim chegou às bancas foi em 1997, com Almanaque do Pato Donald #25. Veja o histórico desses  gibis aqui, em breve.

7 de nov de 2010

Série Ouro Disney completa 30 anos

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro :: postado originalmente em 21/jun/09 ::

Retomamos aqui o texto de ano e meio atrás, sobre a clássica Série Ouro Disney. Foram apenas cinco edições: duas dedicadas a Tio Patinhas (uma delas trazendo pela primeiríssima vez no Brasil a saga História e Glória da Dinastia Pato compilada em volume único), e as outras a Donald, Mickey e Natal — que virou spinoff e, a partir de então, frequentou as bancas brasileiras por mais 19 vezes, até ser suspensa em nov/98. Oportuna é a releitura deste texto, onde veremos a gênese da coleção. 

5 de nov de 2010

Star Wars #21 — out/10

Por E. Rodrigues :: postado originalmente em 4/nov/10 ::

Tardou mas não falhou. Com um mês de atraso, Star Wars #21, de outubro, será distribuída nos próximos dias (já disponível para compra no Planeta Gibi Comic Shop). A edição traz a conclusão do arco Refugiados, do título original Invasion. Knights of the Old Republic começa novo arco, Cavaleiros do Sofrimento (Knights of Suffering), com dois capítulos publicados. De Legacy temos A Ira do Dragão, a penúltima parte do arco AlliancePara novembro, teremos a conclusão de Colheita Azul (o arco de Dark Times há pouco publicado nos EUA), mais Legacy e KotOR  (nada de Invasion, portanto).

Gibis Disney voltam ao sistema de assinaturas da Abril

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Como já havíamos informado aqui, depois de dez anos a Editora Abril volta a oferecer o serviço de assinatura para os quadrinhos Disney. Desde 2004, quando os títulos mensais passaram a ter distribuição setorizada, os leitores e colecionadores sobretudo de Norte e Nordeste pleiteavam essa opção junto à editora. Essa iniciativa apenas ressalta a excelente fase que os gibis Disney atravessam, com lançamentos diversos, edições especiais e voltadas para distintos públicos, além da volta de velhos leitores ao hábito. E vem mais por aí.

4 de nov de 2010

TinkerBell ganha álbum pra lá de caprichado

Por José Rivaldo Ribeiro

A Editora Abril está lançando o  álbum de figurinhas TinkerBell — O Mundo das Fadas, direcionado para meninas de todas as idades. O capricho começa já na capa, com aplique brilhante sobre as ilustrações. Dentro, o superpôster de um calendário, onde também se colam figurinhas. Há páginas dedicadas ao mais recente filme da personagem, O Resgate da Fada, e aos hábitos e preferências de TinkerBell e suas amigas Silvermist, Rosetta, Iridessa e Fawn. O álbum completa-se com 183 cromos comuns e 15 metalizados.

3 de nov de 2010

Checklist novembro 2010 — Disney

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Novembro é mês das edições de férias dos gibis dos personagens clássicos Disney. Também teremos mais três volumes de Clássicos da Literatura (atenção para as datas de lançamento: por problemas técnicos, serão lançados com intervalos diferentes) e as edições dos gibis mensais, já mostradas aqui. Pela On Line Editora, mais um título deve estrear: Disney Mangá deve seguir os passos da publicação homônima italiana — à exceção de Kingdom Hearts (leia mais). E também...

2 de nov de 2010

Checklist novembro 2010 — Topolino

Por José Rivaldo Ribeiro

Seis novas edições de Topolino já estão disponíveis na loja virtual do Planeta Gibi. Mestres Disney consagrados — e outros em vias de — como Massimo De Vita, Giorgio Cavazzano, Casty e Rodolfo Cimino, mostram seus talentos em variadas HQs, incluindo novas histórias das sub-séries Donald Menino, A Patada, Topolinia 20802Donald Duplo e O Agente Qua Qua 7 também podem ser apreciadas nessa nova leva de revistas.