' '

29 de out de 2010

Checklist novembro 2010 — Bonelli

Por José Rivaldo Ribeiro

No checklist oficial de novembro da Mythos Editora para as publicações da Bonelli Comics, a melhor notícia é a continuidade (por ora, e conforme já havíamos anunciado aqui) do gibi de Júlia Kendall, a criminóloga. Mágico Vento passa a vir com 132 páginas. Novembro é também o mês de Tex Edição de Ouro e de Zagor Especial. Completam a lista os demais títulos mensais: Tex #493, Tex Coleção #286, Zagor #116 e Zagor Extra #81.

28 de out de 2010

Boom! anuncia HQs clássicas em edições comemorativas

Por E. Rodrigues

As comemorações dos 70 anos do gibi Walt Disney's Comics and Stories foram anunciadas pela Boom! para seus títulos de janeiro: the classics are back!. Há desde a primeira republicação de HQs de Gottfredson até histórias de Daan Jippes e Don Rosa. Mickey Mouse (com capa deslumbrante de Casty) e WDCS virão em edição dupla — mesmo tratamento que será dispensado a Uncle Scrooge em fevereiro, quando chegará à sua edição #400. A seguir, capas e muito mais informações dos lançamentos Boom! Disney para janeiro.

27 de out de 2010

Mauricio 75, Cebolinha 50, Penadinho 3D...

Por E. Rodrigues

No dia do aniversário dos 75 anos de Mauricio de Sousa, foram confirmados para novembro os lançamentos dos especiais Turma do Cebola Jovem, em cores, e Cebolinha 50 Anos, um livro contendo HQs das várias fases do personagem — também aniversariante deste mês (leia mais aqui). Também digna de nota é a estreia da aguardada série de animação em 3-D do Penadinho e sua Turma, justamente no Dia das Bruxas: neste domingo 31, no Cartoon Network.

26 de out de 2010

Rescue Rangers: aqui o preview da reestreia de Tico e Teco

Por E. Rodrigues

A Boom divulgou as primeiras páginas de sua mais nova produção Disney inédita: Chip 'n' Dale Rescue Rangers, inicialmente prometida para estrear em dezembro. Escrito por Ian Brill (Darkwing Duck) e desenhado por Leonel Castellani (Marvel), o gibi é o primeiro em muitos anos a trazer personagens clássicos Disney em material original norte-americano inédito — algo que a editora começou a esboçar desde o meio do ano nas páginas de Darkwing Duck, seu maior sucesso, com exceção de seus títulos adultos.

Mickey #818 — nov/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Pesadelo em Órbita, a superaventura deste Mickey de novembro, traz o mix de humor e mistério que caracteriza os trabalhos do artista italiano Casty. Uma HQ muito acima da média da produção atual, cuja conclusão os EUA estão vendo agora, em Walt Disney's Comics & Stories #712 — justamente a edição dos 70 anos do gibi Disney mais clássico do mundo. Alguém aí se lembra de ter visto Mancha Negra passar uma história todinha em trajes civis? Completa a edição A Isca Mágica, desenhada por Noel, filho de William van Horn, que ganhou publicação até na China! 

Pato Donald #2388 — nov/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Novembro, em Pato Donald, destaque para a arte meticulosa de Arild Midthun para O Medalhão de Donaldus. O artista norueguês, que já teve alguns poucos trabalhos publicados por aqui, esmera-se nos detalhes sem chegar, contudo, a poluir o visual. A história saiu originalmente em três partes, ano passado, na Dinamarca. Também de lá são as outras HQs desta edição: O Bom e Velho Donald e O Ecopato — esta, do sempre criativo William van Horn. Já a capa ficou a cargo de Marco Rota.

24 de out de 2010

Zé Carioca #2353 — nov/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Tio Patinhas, Margarida, Donald e Peninha, e também Urtigão e Superpateta fazem companhia ao malandro Zé Carioca em seu gibi de novembro. São seis HQs e três gags de uma página vindas de diversos períodos e estilos do gibi do Zé — apenas a história da sub-série A Patada e uma das gags haviam ganhado republicação por aqui (e em gibis hoje não muito fáceis de serem encontrados). Destaque também para a continuidade da recuperação do trabalho de Herrero.

21 de out de 2010

Minnie Pocket Love #1 — out/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Minnie Pocket Love estreia com 164 páginas, lombada quadrada, formato 12,5 x 18,5 cm (menor, portanto, do que os habituais 13,4 x 19 cm das revistas Disney mensais) e 100% preenchida com histórias em quadrinhos: são oito delas; a metade inédita no Brasil. Assim como sua 'matriz', a revista traz mix interessante de HQs dinamarquesas, brasileiras e italianas. A grossura do gibi possibilita a inclusão de histórias inéditas mais longas, como Férias Perigosas (42 páginas; que até nos Estados Unidos já havia saído).

Pura Risada com o Mickey! #1 — out/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Esqueça a ideia de que a nova revista de Mickey tenha como público alvo as crianças em fase pré-escolar. Em formato americano, suas 68 páginas coloridas (no melhor papel já visto num gibi Disney) trazem os astros Mickey, Pateta e Donald em quatro HQs —duas delas, pelo menos, inéditas no Brasil. A publicação é uma ideia da Disney Global Publishing, o que significa que deve ganhar reprodução em outros países. Mais de uma dezena de páginas de atividades e passatempos completam a edição.

Checklist outubro 2010 — Disney

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Postado originalmente em 29/set/10  — atualização: mais dois títulos periódicos de quadrinhos pela Abril: Minnie Pocket Love e Pura Risada com o Mickey!  Pelo menos quatorze dezoito revistas com quadrinhos Disney estão com lançamento programado para outubro. Tem as clássicas Pato Donald, Mickey, Zé Carioca e Tio Patinhas, a continuidade de Clássicos da Literatura Disney (com temas bem variados e promissores), a terceira edição da revista oficial Toy Story... Para as menininhas, Princesas. Por fim, as adaptações que chegam pela On Line Editora, incluindo 101 Dálmatas — além de mais uma edição da periódica TinkerBell.

Contos e Cantos do Maraska Pscircodelia — Devir


20 de out de 2010

Tio Patinhas #544 — nov/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Há mais de 25 anos que isso não ocorria: Tio Patinhas não está na capa de sua revista, diferentemente das outras 540 vezes (incluindo a capa da edição #9-A). Mas o 'sacrifício' valeu a pena, já que a arte de Paolo Mottura é formidável. A HQ sobre Galileu saiu originalmente em duas edições de Topolino, em janeiro último. Aqui, é reproduzida integralmente, e ainda somos brindados com as gags de uma página que referenciam a saga — acessório que a revista Topolino costuma dedicar apenas às suas produções mais diferenciadas. O gibi traz ainda outra parceria Siegel/Cavazzano.

18 de out de 2010

Organismo simbionte — novos entremeios de Marvel e Disney

Por E. Rodrigues

Disney compra da Paramount os direitos de distribuição dos longas Homem de Ferro 3 (2013) e Os Vingadores (2012). Marvel lança prequel e adaptação em quadrinhos do disneyano TRON: Legacy (e fica o aviso: a Editora Abril lançará aqui a "revista oficial" do filme — sem mais detalhes por ora), e muitas capas variantes dos gibis de novembro da Casa das Ideias citam explicitamente o filme da Disney predestinado a virar cult. Canal ABC, da Disney, prepara novo seriado do Incrível Hulk (pelo menos). Nada mais previsível, não? Imagens a seguir.

Checklist outubro 2010 — Mauricio de Sousa

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Postado originalmente em 5/out/10. Atualizado com capa de Almanaque Piteco & Horácio #4. Em outubro, vários lançamentos de Mauricio são esperados. Devemos ter Tina #16 (originalmente de agosto), Almanaque Piteco & Horário #4 (do mês passado), Almanaque da Turma do Penadinho #8, Grande Almanaque da Turma #8, Almanaque Temático #16 e Clássicos do Cinema #22, entre outros. Desde o mês passado, Uma Aventura no Parque da Mônica virou revista mensal temática (a primeira foi Uma Aventura nos Contos de Fadas), continuando a numeração. E além do novo pocket e box da L&PM, é ansiosamente esperada uma edição para lá de especial...

17 de out de 2010

Checklist outubro 2010 — Topolino

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Cinco edições de Topolino já estão disponíveis na loja virtual do Planeta Gibi. As capas de quatro delas perfazem um painel com  Paperinik (Superpato), num set altamente colecionável (e ainda vêm partes de um brinquedo montável, com bonequinho do Superpato incluído). O alter ego de Donald, um dos mais cults personagens Disney, aparece em cada edição numa HQ independente — e pelas mãos de diferentes artistas. Tais histórias, registre-se, sairão em nosso Tio Patinhas a partir de março de 2011.

Júlia Kendall ganha sobrevida

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Vencedora neste ano do troféu HQMix de Melhor Publicação de Terror/Aventura/Ficção, Júlia Kendall — Aventuras de uma Criminóloga tem pelo menos mais duas edições garantidas, as de novembro e dezembro, confirmou a Mythos Editora para o Planeta Gibi. Há alguns meses, a editora havia anunciado o cancelamento do título, um dos melhores em circulação no Brasil. A notícia causou certa comoção nos leitores de Júlia e repercutiu pela net. Desde então, esta é a segunda sobrevida conquistada pela revista.

15 de out de 2010

Texmaníacos!

Por José Rivaldo Ribeiro

Um encontro dos sonhos de muitos colecionadores brasileiros de Tex realizou-se hoje em São Paulo, na 17ª Fest Comix: Fabio Civitelli, um dos maiores desenhistas italianos do ranger, chegou acompanhado dos amigos José Carlos Pereira Francisco — o Zeca, do Tex Willer Blog, vindo de Portugal — e Dorival Vitor Lopes, diretor da Mythos. Juntaram-se ao grupo G. G. Carsan, colecionador e jornalista, Marcos Maldonado, letrista de Tex desde a época da Vecchi, Jesus Nabor Ferreira, colaborador do Portal TexBR, além deste escriba e de vários outros colecionadores.

14 de out de 2010

Abril lança novos gibis Disney — e muda Clássicos

Por E. Rodrigues

Conforme adiantado aqui, Mickey ganha nova revista e Minnie vira pocket trimestral. Divulgados primeiro pelo editor Paulo Maffia no evento comemorativo dos 60 anos do gibi O Pato Donald, há dois meses, esses lançamentos estavam prometidos para 2011, mas já devem sair nos próximos dias (imagens a seguir). Além disso, a Disney vetou alguns títulos de Clássicos da Literatura Disney (abaixo, a lista reformada). Maffia falará sobre estes e outros lançamentos Disney no sábado 16, no HQ & Cia. do allTV, às 15h.

13 de out de 2010

Checklist outubro 2010 — DC Comics

Por E. Rodrigues

O checklist da DC promete os encadernados 100 Balas (#5 Contrabandolero) e Loveless (o segundo), ambos do selo Vertigo. Da WildStorm (em seus últimos extertores), World of Warcraft #2, O Retorno do ReiJonah Hex #2 As Armas da Vingança também foi programado para este mês, que tem ainda A Noite Mais Densa espraiando-se pelos periódicos Liga da Justiça, Lanterna Verde e Universo DC — que traz ainda Mulher Maravilha, Superman/Batman e Supergirl. Checklist oficial e capas da DC para outubro, a seguir.

Checklist outubro 2010 — Marvel

Por E. Rodrigues

Entre os lançamentos de outubro, chega Marvel Terror #1. As estreias das minisséries de Tocha Humana e A Torre Negra: Traição foram reprogramadas para este mês, assim como Universo Marvel Anual #3, unicamente com histórias do Motoqueiro Fantasma. Também teremos o anual de Wolverine, #4, com 152 páginas. A Teia do Aranha #3 trará mais um pouco de Reinado Sombrio, assim como Universo Marvel #6, que traz também Hulk e Quarteto Fantástico. Confira a seguir o checklist oficial e as capas.

12 de out de 2010

Cebolinha, Mônica, Cascão e cia. nos gibis de out/10

Por E. Rodrigues

Como já abordado aqui, em outubro Cebolinha completa 50 anos. Assim, os gibis da turma deste mês trazem um selo comemorativo na capa (veja checklist aqui). E em sua revista, como não poderia deixar de ser, a história de abertura presta-lhe longa homenagem — em 40 páginas, com a presença inclusive de personagens de outros núcleos, como Tina, Papa-Capim, Astronauta, Piteco, Jotalhão... O pequeno atraso no lançamento é compensado pelas belas capas, as mais caprichadas e coloridas dos últimos meses.

Notas Sobre Gaza — Quadrinhos na Cia.


10 de out de 2010

Checklist outubro 2010 — Diversos

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

A Deomar lança mais dois títulos de HQs (digamos assim): Max Steel e Polly Pocket, na linha Pica-Pau de quadrinhos produzidos a partir de fotogramas de desenho animado — tratamento similar dado pela On Line a Ben 10, que chega ao número 8. A HQM lança Senninha em formato quase americano, além do especial Vapt e Vupt em parceria com o selo GRRR!.. O pocket Dilbert #6 Terapia em Grupo chega pela L&PM. Também devemos ter Apache #5 e Turma do Arrepio #9 (As Américas), Star Wars #21 e mangás da Tokyopop (via On Line), entre outros, que podem ser conferidos a seguir.

9 de out de 2010

Tio Patinhas #543 — out/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Tio Patinhas de outubro traz quatro histórias inéditas. Daan Jippes dá a Donald um de seus mais inúteis empregos, o de recuperador de bolhas de sabão perdidas nas banheiras de uma casa de repouso (!). Cavazzano encarrega-se da arte de outras duas HQs da edição: a de abertura, roteirizada por Rodolfo Cimino e recentemente publicada na Itália, e a de Jerry Siegel, o criador do Superman, do início da década de 1970. Por fim, o finlandês Kari Korhonen traz Prof. Pardal e Tio Patinhas em história excelente.

Série Infantojuvenil HQM #1 Senninha e sua Turma — out/10

Por E. Rodrigues

A HQM Editora lança na Fest Comix no próximo final de semana título interessante. Série Infantojuvenil HQM estreia trazendo Senninha em HQs inéditas. O gibi tem 36 páginas, capa envernizada e formato 17 x 24 cm. A próxima edição também será uma produção nacional e deve chegar em dezembro: A História da Bíblia em Quadrinhos terá roteiro de Alexandre D'Assumpção e arte de Nestablo Ramos Neto. A Fest Comix acontece entre 15 e 17 de outubro em São Paulo (r. Luiz Coelho, 323, próxima do Metrô Consolação da Linha Verde e do Metrô Paulista da Linha Amarela). 

TinkerBell Histórias em Quadrinhos #1 — out/10

Por E. Rodrigues

TinkerBell Histórias em Quadrinhos é mais um lançamento da On Line Editora. Diferentemente das outras séries Disney da editora, aqui o formato é 13,4 x 20,5 (formato Pato). Com capa envernizada e 36 páginas coloridas, o gibi é obviamente voltado para as menininhas e traz só quadrinhos (produzidos na Itália para a revista Trilli — também publicada mensalmente por aqui pela On Line com o título de TinkerBell, com HQs, textos e mais, em formato magazine).

6 de out de 2010

Mickey Mouse #300

Por E. Rodrigues

Postado originalmente em 20/set/10  — atualização: a sensacional capa da edição especial do NYCC'10, por Daan Jippes (e mais... no final do post original). Sai nesta semana nos EUA a edição #300 do gibi de Mickey Mouse. O título, que reiniciou a publicação dos gibis clássicos Disney nos EUA depois de breve intervalo (e troca de editora, da Gemstone para a Boom! Studios), havia sido interrompido em 6 de janeiro, para retomada de fôlego enquanto a saga Mágicos de Mickey virava spinoff. A edição volta em edição standard e deluxe. E terá uma capa C na New York Comic Con.

Cebolinha completa 50 anos

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Cebolinha completa 50 anos. Um dos mais adoráveis personagens dos quadrinhos, o menino surgiu em 1960 nas tiras do jornal Folha de S.Paulo contracenando com Bidu e Franjinha e também numa gag de uma página da revista Zaz Traz #4, da editora Continental — além de aparecer na capa do almanaque dessa revista, na mesma época. Em 1973, ganharia título próprio na Editora Abril (causando certo ciúme na superestrela Mônica!). Depois disso, viriam compilações de tiras e de histórias clássicas.

2 de out de 2010

Darkwing Duck "clássico" encadernado

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Dentre os lançamentos anunciados pela Boom! para o mercado americano em dezembro, um especial: Darkwing Duck ganhará um encadernado de 160 páginas com suas histórias produzidas na primeira metade da década de 1990 — algumas delas publicadas também por aqui em Almanaque Disney, Tio Patinhas, Pato Donald e na coleção Vídeo-Livros (da qual falamos um pouquinho neste post). O personagem também apareceu por aqui na versão brasileira de Disney AdventuresDisney Explora, editada pela Folha de S.Paulo.

Mickey #817 — out/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Uma edição curiosa de Mickey, esta, num tom mais infantil do que o habitual. A qualidade é assegurada pelo roteiro inventivo do italiano Casty, artista de traço marcante que tem comparecido em todas as edições recentes de Mickey (na próxima, a propósito, teremos a curiosíssima Pesadelo em Órbita, em publicação simultânea com os EUA, onde  Mancha Negra... bem, retomemos o assunto oportunamente). Aqui, As Garrafas Sonoras de Avaloa presta homenagem a outro artista italiano, Rodolfo Cimino.

Boom Kids! 2.0 2011

Por E. Rodrigues

A Boom! Studios distribuiu ontem um teaser referente à sua divisão Kids, que publica os gibis Disney, Disney-Pixar e Disney-Muppets nos EUA — incluindo Comics and Stories, Uncle Scrooge, Darkwing Duck, The Incredibles e Cars. Mudanças nos títulos? Novas publicações? Títulos infantojuvenis não-Disney? Algo relacionado à Marvel? Distribuição de quadrinhos por meio digital? Só especulações, por ora, já que o teaser resume-se, única e exclusivamente, à imagem abaixo.

1 de out de 2010

Checklist out/10 — Bonelli

Por José Rivaldo Ribeiro

Outubro, como já havíamos noticiado aqui, é um mês de lançamentos e grandes novidades para os fãs do mocinho Tex. Mágico Vento chega a sua 100ª edição, pela primeira vez em cores no Brasil. O semestral Tex Gigante traz Os Rebeldes de Cuba, uma extraordinária história com argumento de Guido Nolitta, roteiro de Mauro Boselli e desenhos de Orestes Suarez, sua estreia como desenhista de Águia da Noite. Dentre tantas novidades, o lançamento das duas edições dedicadas a Fabio Civitelli.

Pato Donald #2387 — out/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Três HQs e uma historinha de duas páginas recheiam Pato Donald de outubro. Destaque para o humor de van Horn em Cresça e Apareça, que em 2004 abriu a edição #642 de Walt Disney's Comics and Stories (e que há muito aguardávamos sua publicação por aqui). Tem também Peninha infernizando o primo (com participação especial de Silva), em rara publicação do personagem nos EUA (apenas 40 vezes Peninha deu as caras em gibis americanos, segundo o Inducks — contra mais de 1600 aparições no Brasil). Já a HQ de abertura, com participações de Tio Patinhas e Margarida, é produção recente italiana cheia de piadinhas. Muito boa.

Zé Carioca #2352 — out/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Zé Carioca deste mês tem muito conteúdo. Superpateta enfrenta vários vilões (alguns até conhecidos do Morcego Vermelho) e, além de Urtigão e Firmina, há três HQs com o papagaio. A última delas é uma produção de 1993 de Herrero, que tem ainda três gags do início de sua carreira Disney, do final da década de 1960 — notável a evolução do traço. A quarta gag é nada menos do que um legítimo Zé Fraude! Imperdível pelo valor histórico, a HQ só havia sido publicada uma vez, há quase 50 anos. Leia mais sobre Zé Fraude aqui.