' '

30 de abr de 2010

Mythos anuncia o lançamento de Eerie

Por José Rivaldo Ribeiro

Os quadrinhos de terror que foram a base da revista Kripta, da RGE, ganharão edições encadernadas de luxo pela Mythos.


A editora informou que lançará no segundo semestre os encadernados Eerie, originalmente organizados pela Dark Horse desde março do ano passado. A Mythos deve publicar ao menos os dois primeiros volumes, de maneira similar ao original americano: edições de luxo em branco e preto, formato magazine 20,5 x 27,5, mais de 200 páginas e capa dura, incluindo a reprodução de cinco edições originais, com suas capas originais em cores e todas as aventuras completas, na ordem da publicação original. O título em português ainda não está definido.

Eerie foi uma publicação da Warren Publishing que durou 139 edições, de set/65 a fev/83. Por suas páginas passaram artistas como Gray Morrow, Frank Frazetta, Alex Thoth, Neal Adams, Gene Colan e Steve Ditko, entre vários outros.

No Brasil, muitas dessas HQs saíram em Kripta, que durou 60 números, entre set/76 e jun/81. A revista também publicou material de Creepy, que igualmente vem sendo compilada pela mesma Dark Horse, e que deverá sair aqui pela Devir.

Paulo Ramos lança amanhã Bienvenido

29 de abr de 2010

Disney Cinema em Quadrinhos #2: Alice no País Maravilhas

Por E. Rodrigues

Fomos surpreendidos novamente. Quando a On Line Editora informou que dentre as adaptações Disney que lançaria em maio estava Alice, apenas por um momento passou-nos pela cabeça que poderia se tratar da quadrinização do filme de Tim Burton, que mesmo nos Estados Unidos só sairá pela Boom! Studios em julho. Não... seria muito rápido.


Mas, é isso mesmo. Eis aqui a graphic novel, caprichadíssima tanto em termos artísticos mas também pelo cuidado editorial.

São 100 páginas em formato magazine, com capa em couché e miolo em offset. A lombada é quadrada e o preço, R$ 8,99 — e fica inevitável a comparação com a qualidade e os preços dos gibis Marvel e DC da Panini. E se a On Line publica o material Disney que a Abril recusa, e se a Disney-Marvel futuramente for esnobada pela Abril, já sabemos qual editora estaria treinada para fazer um bom trabalho...


Alice no País das Maravilhas, que acumula quase 900 milhões de dólares de bilheteria mundial, é mais um trabalho de Tim Burton para a Disney, agora em live action 3D.

Antes, produzira os formidáveis James e o Pêssego Gigante (1996) e O Estranho Mundo de Jack (1993), além dos curtas Vincent (1982, nunca lançado em DVD) e Frankenweenie (1984, cuja versão longa-metragem é justamente o próximo projeto do cineasta, previsto para lançamento no ano que vem).


Depois das mais de 60 páginas ocupadas pela quadrinização do filme, completam a revista vários esboços, explicações e curiosidades, além das biografias dos artistas.


Alice foi também o 13º Clássico Disney. Lançado em 26 de julho de 1951, o longa animado deverá ganhar sua versão em blu-ray no ano de seu 60º aniversário (a edição brasileira em DVD está há muito esgotada).



Clique aqui para comprar Disney Cinema em Quadrinhos #2: Alice no País das Maravilhas em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

Disney Cinema em Quadrinhos #1: A Princesa e o Sapo

Por E. Rodrigues

A edição de estreia do novo título Disney da On Line Editora traz a graphic novel que adapta para os quadrinhos o 48º Clássico Disney.


A HQ contida em Disney Cinema em Quadrinhos #1 A Princesa e o Sapo foi produzida por uma grande equipe da Disney Publishing Worldwide Global Magazine, encabeçada por Stefano Attardi e Giuseppe Fontana. A arte é exuberante e o roteiro passeia pela história sem pressa. Sem falar que os disneyanos se sentirão em casa, com aqueles sapos e crocodilos bem tipicamente Disney!

São 52 páginas coloridas em formato magazine, com capa em couché e miolo em offset, por preço camarada, R$ 6,99.


O longa A Princesa e o Sapo foi dirigido por Ron Clements e John Musker — a dupla responsável por A Pequena Sereia, Aladdin, Hércules e o subestimado O Planeta do Tesouro. Lançado em novembro passado, foi a primeira produção 2D da Disney desde Nem que a Vaca Tussa (o 44º Clássico, de 2004). Apesar das críticas positivas, teve uma bilheteria bastante modesta. Em todo caso, aumentou as possibilidades de negócios da bensucedida franquia Disney Princesses, trazendo a autoproclamada primeira princesa negra dos estúdios.


Clique aqui para comprar Disney Cinema em Quadrinhos #1: A Princesa e o Sapo em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

Topolino em maio 2010

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Já chegaram os gibis Topolino de maio em nossa loja virtual. Entre eles, um dos mais aguardados trabalhos de Casty, A Ilha de Quandomai.


#2830, 23/fev/10 — Desta edição destacamos Pico e il ritorno alla Scuola del Krimen. Professor Ludovico estrela esta HQ, cuja conclusão aparece na edição seguinte. Sabemos que o mestre é PhD em diversos assuntos, mas desta vez ele deseja se especializar em criminologia! Para tanto, resolve se infiltrar numa escola do crime. Só que o sabe-tudo tinha se esquecido de que precisaria também de aulas práticas! E ainda: Tio Patinhas numa HQ de Rodolfo Cimino e Giorgio Cavazzano, Donald e Peninha, Mickey e Pateta...

Hitchcock † 30 Anos

by Saul Bass

28 de abr de 2010

Da redação da Patada! Só notas Disney

Por E. Rodrigues e José Rivaldo Ribeiro

Um: Clássicos da Literatura Disney — a coleção de 20 volumes em comemoração aos 60 anos da Editora Abril e de O Pato Donald — deve sair no final de maio com forte campanha publicitária, incluindo comercial na televisão.

Dois: a Disney Itália informou que problemas totalmente inesperados de direitos autorais impedirão a publicação no Brasil da saga Paperino, Paperoga e il Grande Mou, que teve bom destaque na net — e aqui também.

Três: finalmente tivemos oportunidade de ler Mickey e a Ilha de Quandomai na íntegra. Nossas impressões amanhã aqui, junto com imagens e informações sobre as outras HQs dos gibis Topolino que estarão à venda no Planeta Gibi Comic Shop.


Quatro: quem não entende italiano não precisa se descabelar: a saga de Casty está programada para sair em Mickey #815 e 816 (ago e set/10).

Cinco: a propósito, Casty não está só em alta nos EUA, onde vem ocupando pelo menos oito edições do gibi Disney mais tradicional do mundo, o Comics and Stories. Os leitores brasileiros podem comemorar: o mais aclamado roteirista e desenhista do camundongo desde Paul Murry estará presente em Mickey, ininterruptamente, desde julho até, no mínimo, janeiro do ano que vem.

Seis: estamos preparando os posts dos gibis clássicos Disney de maio. Prometemos por tudo no ar até depois de amanhã.


Sete: a Boom! Studios divulgou imagens prévias de Darkwing Duck, que deve sair em quatro edições a partir de junho — por Ian Brill (de Zombie Tales) e James Silvani (de outra minissérie, Muppet King Arthur). Caso as vendas sejam boas, a editora americana considera lançar um título periódico do personagem. Se a Abril não quiser, quem a sabe a On Line não se anima em lançar essa míni por aqui? Aliás, mostraremos os detalhes daqueles novos títulos Disney também nos próximos dias...


Almanaque Tex Reedição nº 1: agora vai...

Por José Rivaldo Ribeiro


Mais rápido do que esperávamos, a Mythos conseguiu a liberação para publicar o Almanaque Tex Reedição #1, que estava temporariamente suspenso.

A nova revista estará disponível em nossa loja virtual nos próximos dias.

A propósito, leitores e colecionadores já devem ter visto a capa do #2, com a bela arte de Claudio Villa, nas revistas Bonelli deste mês.

27 de abr de 2010

Disney em maio 2010

Por E. Rodrigues

Confira aqui os títulos de quadrinhos Disney esperados para o mês de maio. Veremos a estreia simultânea de três títulos, todos pela On Line e dedicados a adaptações de clássicos e outros filmes Disney — um deles terá suas duas primeiras edições lançadas no mês. Confira.

Nos próximos dias, acompanhe aqui os posts detalhados para cada edição. Compre estes e outros títulos e edições Disney em nossa loja virtual.

26 de abr de 2010

Lost completo em pré-venda

Por E. Rodrigues

A Disney colocou em pré-venda nos EUA os boxes com a saga completa da série de TV que revolucionou o mercado — ok, e o hábito de se assistir televisão. Lost: The Complete Colection será lançado em 24 de agosto em nada menos que 36 blu ray discs (ou 38 DVDs)— se alguém tivesse fôlego para assisti-los todos ininterruptamente ficaria mais de 3 dias e meio grudado na poltrona. Há horas e horas de extras.

À venda na Amazon por 149 e 195 dólares (DVD e BD, respectivamente), mais frete e, certamente, 60% de tributação pela Receita Federal brasileira. Não há indicação de legendas ou dublagem em português, é bom destacar.


Com o fim da série nas próximas semanas (anunciado no meio de sua terceira temporada), difícil será manter os olhos longes dos spoilers espalhados pela net e pela imprensa em geral — só a Folha de S.Paulo dedicou duas páginas da Ilustrada de ontem para o fim que se aproxima, incluindo a capa do caderno.

Ao mesmo tempo, a Disney já informou que buscará manter vivo o interesse pela série, seja em seus parques temáticos, filmagens e até mesmo — aguardamos ansiosamente! — nos quadrinhos.

Turma da Mônica reestreia na Globo em julho

Por E. Rodrigues

Divulgadas mais informações sobre a nova parceria entre Mauricio de Sousa e TV Globo. As animações da Turma devem voltar à TV Globinho em julho, na faixa das 10h30 dos sábados, com pelo menos 15 minutos de exibição.

No cardápio, as animações já exibidas pelo Cartoon Network, mas também as aguardadas séries de Ronaldinho Gaúcho (produzida na Itália) e de Penadinho — estreando depois, numa produção da Digital 21, que também cuida das animações do Astronauta e da Turma da Mônica Jovem.

Oportuno lembrar que Mauricio contou à Livraria da Folha, em novembro passado, que seus estúdios também preparam duas novas produções para o cinema, Horário (para 2011), e Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta.

O Cão dos Baskervilles: Clássicos em Quadrinhos #4

Por E. Rodrigues

O Cão dos Barkervilles, de Arthur Conan Doyle, é a adaptação da edição #4 de Clássicos em Quadrinhos, já disponível em nossa loja virtual.

Clássicos em Quadrinhos #4 — mai/10
On Line Editora — 72 páginas — formato americano 17,0 x 26cm — R$ 8,90

Um dos contos mais famosos de Sherlock Holmes, o livro foi aqui adaptado por Martin Powell e desenhado por Daniel Perez.

The Hound of the Baskervillesoriginalmente publicado em capítulos entre 1901 e 1902, recebeu mais de vinte diferentes versões para cinema, televisão e rádio, além de incontáveis adaptações e citações em desenhos animados e quadrinhos — até Carl Barks fez a sua, depois referenciada por Don Rosa na Saga do Tio Patinhas, no capítulo O Último Membro do Clã Mac Patinhas.

25 de abr de 2010

Morcego Vermelho, de novo...

Por E. Rodrigues


O destemido Morcego Vermelho estrela, de novo, a capa de Disney's Hero Squad, gibi americano da Boom! Studios.

Mais uma vez desenhado por Mike deCarlo, o super herói brasileiro aparece na capa B da edição #4 da revista, que traz a segunda e última parte da história que conta sua origem. A HQ de Saidenberg e Herrero até então era inédita nos EUA (onde, aliás, o Morcego nunca tinha sido publicado), e mesmo no Brasil só saiu uma única vez, em 1973.

Disney's Hero Squad #4 — abr/10

Pelas dicas dadas nas edições anteriores do gibi, supomos que suas próximas quatro edições trarão — também pela primeira vez para os norte-americanos — a HQ que conta a origem do Superpato, recentemente publicada aqui em Superpato 40 Anos.

E por falar naquele especial, Morcego Vermelho ficaria perfeito numa edição como aquela. E, quem sabe, mais um especial do Mickey, agora com HQs de Floyd Gottfredson?

Os créditos do gibi americano: Saidenberg e Herrero em destaque


Clique aqui para comprar gibis Disney Boom! em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

24 de abr de 2010

Star Wars: lançamentos desta semana

Por E. Rodrigues

Arte de Marc Simonetti na capa da edição de maio de Star Wars

Star Wars #16 será lançada ainda nesta semana. A publicação mensal da On Line Editora sobre o Universo Expandido volta, assim, a ser distribuída na semana que antecede sua data de capa.

Também sai o segundo encadernado, conforme tratado aqui. Dark Times: O Caminho para Lugar Nenhum segue o padrão de KotOR: O Começo. Porém, a saga tem menos páginas, e custará R$ 19,90. Compre em nossa loja virtual as edições anteriores de Star Wars com desconto.

Mais imagens e detalhes das edições aqui, quando de seus lançamentos.

Capa simulada do encadernado. Arte de Doug Wheatley.

Novos gibis Disney

Por E. Rodrigues


A semana começa com adaptações de filmes Disney e Disney-Pixar nas bancas. A On Line Editora, que já publica a disneyana mensal TinkerBell, lançará pelo menos três títulos assim: Cinema Disney em Quadrinhos: A Princesa e o Sapo (R$ 6,99), Toy Story e A Bela e a Fera (ambos por R$ 4,99 cada, com HQs estreladas pelos personagens dos filmes). Todos estarão disponíveis em nossa loja virtual. Mais detalhes e imagens em breve.

Como a Abril não vem mais publicando essas adaptações em quadrinhos, é interessante constatar que poderemos ver por aqui, via On Line, obras como a belíssima graphic novel de Up, por exemplo, que saiu em Topolino há alguns meses e permanece inédita no Brasil.

O último clássico Disney publicado aqui foi Chicken Little (Editora Abril, Graphic Novel #2, nov/05). Depois disso, passaram em branco A Família do Futuro, Bolt e A Princesa e o Sapo. Da Disney-Pixar, tampouco vimos as HQs oficiais de Ratatouille, Wall-e e Up. Quem sabe agora.

HQ publicada em Topolino #2812 (out/09), disponível no Planeta Gibi Comic Shop

23 de abr de 2010

Xaxado e sua Turma #1

Por E. Rodrigues, sobre press release

A Turma do Xaxado, criação de Antonio Cedraz, ganha nova revista em quadrinhos pela HQM Editora e Editora Cedraz.

Formada por personagens tipicamente brasileiros, a Turma do Xaxado chega às bancas em um título periódico, há muito anunciado, vivendo aventuras que falam da nossa terra, encantos e problemas, mas sem perder de vista a universalidade da experiência humana.

Xaxado e Sua Turma #1 — abr/10
HQM Editora/Editora Cedraz — 36 páginas — formatinho 13,5 x 19 cm — R$ 2,90
Roteiros: Antonio Cedraz, Tom S. Figueiredo
Desenhos e arte-final: Antonio Cedraz, Sidney Falcão, Mariel Viana
Cores: Vitor Souza, Antonio Cedraz
Colaboração: Fábio Maltez


A Turma vive em uma pequena cidade do interior, mas suas aventuras não se limitam a esse espaço. Volta e meia estão na cidade, convivendo com muitos dos seres fantásticos que povoam a cultura brasileira, como o Saci, a Mula-Sem-Cabeça e o Caipora, ou em aventuras com livros encantados, anjos, monstros e muita ação.


Xaxado e seus amigos têm à sua disposição toda uma riqueza cultural que se expressa nas diferentes maneiras de se falar, nos trajes, nas danças e músicas, nas imagens do dia a dia, nos costumes, nas comidas, nas relações humanas, na arquitetura, no jeito de ser de cada um.

Xaxado é o garoto esperto e de espírito aventureiro, Zé Pequeno é o boa-vida, Marieta é a amiga da língua portuguesa, Arturzinho acha que é o dono do mundo, Marinês é a defensora da natureza e Capiba quer ser um músico famoso.


Com seus desenhos e histórias, Antonio Cedraz ganhou prêmios e menções honrosas em concursos e exposições no Brasil e no exterior, entre eles o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989, seis troféus HQMix, além do Prêmio Ângelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional.

Clique aqui para comprar os gibi Xaxado e Sua Turma em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

22 de abr de 2010

Marvel em abril 2010

Por E. Rodrigues
Textos: divulgação Panini
Publicado em 19/abr/10.
Atualização: capas, incluindo capa não utilizada de Homem-Aranha #100


Icon

Criminal vol. 1: Covarde
Leo Patterson é um criminoso que planeja em detalhes qualquer roubo, assegurando-se de ter sempre uma rota de fuga e evitando se meter em golpes arriscados demais. Para alguns, Leo não passa de um covarde... mas tudo que ele quer é não ter o mesmo fim do pai, morto na cadeia anos antes por haver transgredido suas próprias regras ao elaborar um golpe. Agora, porém, o que está em jogo são cinco milhões de dólares em diamantes. E, pra pôr as mãos nessa bolada, Leo pode ter que abrir mão das regras que o mantiveram vivo até hoje. Fruto da prodigiosa técnica narrativa de Ed Brubaker (Demolidor, Capitão América e X-Men) e do talento gráfico fotorrealista de Sean Phillips (Zumbis Marvel), Criminal resgata o cinismo e a rudeza dos personagens dos antigos films noir, com uma narrativa que evoca, para a arte sequencial, toda a força desse gênero cinematográfico. Covarde, a história que você confere nesta edição, deu a Criminal o prestigioso prêmio Eisner de melhor série nova de 2007, firmando-a como um dos mais importantes lançamentos em quadrinhos deste começo de milênio.
(Criminal 1-5)
Edição especial, formato americano, 148 páginas, capa dura, papel couchê, distribuição para livrarias