' '

31 de jan de 2010

Primaggio

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Não poderíamos encerrar este mês de janeiro sem parabenizar Primaggio Mantovi pelos seus 65 anos. Artista de HQs de Rocky Lane e Recruta Zero, além de criações próprias, como Sacarrolha, O Veterinário, Cafuné e Acácio... Primaggio é sempre lembrado por ter sido o coordenador da primeira escolinha para artistas Disney, na Editora Abril, onde também liderou equipes de criação de HQs das mais diversas casas, como Luluzinha, Sailor Moon e Os Trapalhões, entre muitos outros. E, claro, por conta de seu trabalho como artista Disney, propriamente.


30 de jan de 2010

Morcego Vermelho está na capa de Ultraheroes #1

Por E. Rodrigues

Depois de aparecer pela primeira vez num gibi americano, no final do ano passado, Morcego Vermelho é destaque na capa "B" da edição de estreia de Disney's Hero Squad Ultraheroes.

E, atenção: vamos considerar aqui a grande possibilidade de ver, em breve, a origem do herói publicada no mesmo gibi. Algo que inúmeros leitores brasileiros nunca tiveram oportunidade de ter, já que a HQ de Ivan Saidenberg e Carlos Edgard Herrero (para o gibi Mickey Edição Extra — Peninha em: Morcego Vermelho, de mai/73) nunca foi republicada por aqui.


Duas ocorrências levam-nos a essa possibilidade.

Topolino em fevereiro 2010

Por E. Rodrigues

Os quatro números de Topolino que chegaram ao Brasil trazem a conclusão da saga Topolinia 20802 (veja mais imagens dessa bela HQ no post do mês passado) e o início de mais uma minissérie com Donald Duplo. Também merecem destaque uma HQ com Superpato, com arte para lá de interessante, e uma disputa clássica entre Tio Patinhas e PatacôncioPeninha, Gansolino, Gastão, entre outros, também têm espaço garantido. E até Brigite, com uma HQ solo.

Superpato em aventura inédita: Topolino #2816 (17/nov/09)

Tiradas 8

Fernando Gonsales: Níquel NáuseaFolha de S.Paulo, 30/jan/10

27 de jan de 2010

Da redação da Patranha

Por E. Rodrigues

Registros de Coleção Histórica da Turma da Mônica, Ferdinando, Vingadores, capas disneyanas, promoções malucas...


Nos EUA, a IDW anuncia para abril o primeiro volume de The Complete Definitive Edition — Li'l Abner (bem conhecido por aqui como Ferdinando), de Al Capp. A edição cobre o período de 1934 a 1936, incluindo páginas dominicais coloridas nunca antes republicadas, segundo a editora.

25 de jan de 2010

Remoção de bancas de jornal em São Paulo

Por E. Rodrigues

Mais de 80 bancas de jornais e revistas do Centro de São Paulo serão despejadas, em mais uma polêmica decisão da prefeitura municipal, que alega risíveis razões de segurança pública — por exemplo, que as bancas serviriam de esconderijo para assaltantes em fuga e que atrapalhariam a visão da polícia metropolitana, entre outras do mesmo nível.

A revista Veja em São Paulo desta semana deu destaque para o assunto, em reportagem de Sara Duarte. E informa que a Banca Central, na Praça da Sé, preparou um abaixo-assinado dos cidadãos contra mais esta arbitrariedade. Segundo a revista, as proprietárias da banca já conseguiram 50 mil assinaturas (poderão contar com as nossas, também).

Depreende-se daí que a prefeitura têm se empenhado arduamente em reduzir o acesso à leitura na cidade. Nos últimos anos, praticamente todas as bancas que vendiam revistas, gibis e livros usados já foram expropriadas, com suas mercadorias apreendidas. Algumas delas, por sinal, eram verdadeiros marcos culturais de São Paulo, onde conseguíamos raridades em quadrinhos que dificilmente se acham em sebos ou lojas virtuais. Curiosamente, os governantes nunca tiveram a mesma dedicação e eficiência no combate à venda de produtos pirateados, notadamente provenientes do crime organizado. É o famoso método "gestão de picuinhas", muito utilizado para encobrir incompetências administrativas em geral.

***

E aproveitando o post e o aniversário de 456 anos de São Paulo, registrem-se as divertidas ilustrações de Laerte no caderno especial da Folha de S.Paulo de hoje, como a abaixo.


22 de jan de 2010

Senninha volta às bancas

Por E. Rodrigues
Postado originalmente em 5/nov/09.

Atualização: o gibi chegará às bancas, finalmente, na próxima semana.



A HQM Editora vai lançar neste mês o oitavo número de Senninha, com 36 páginas, em formatinho, por R$ 2,90.

O gibi tem roteiros de Kaled Kalil Kanbour, desenhos de Anderson Nunes e de Dong Han Yi, arte final de Marcos Minoru Uesono, cores de Marcelo Conquista e coordenação de arte de Marcio Petta.

21 de jan de 2010

As HQs de Don Rosa no Brasil (7)

Por José Rivaldo Ribeiro

Colecionar "todas as HQs de Rosa no Brasil" não é tarefa fácil, também porque a fama do artista chegou por aqui em meados da década de 1990, justamente uma época de cancelamentos, redução de páginas e tiragens bem menores.

Durante aquele período, boa parte dessas histórias saiu em Pato Donald e Tio Patinhas, e ainda não ganhou reedição.

Bem depois, em agosto de 2005 (coincidentemente no mês em que Mestres Disney #4 Don Rosa foi lançado), veio a setorização. E outra leva de HQs inéditas foram lançadas nas revistas Tio Patinhas, Pato Donald e Aventuras Disney.

Bem, difíceis ou não, com uma boa dose de paciência, sorte e algum inve$timento pode-se perfeitamente completar a obra — até quem sabe um dia termos uma coleção completa nos moldes de Carl Barks.

Em tempo: sempre usamos o Inducks como fonte de indexação de nossos posts (ou, pelo menos, para checá-los). Curiosamente desta vez, algumas das revistas que citamos aqui ainda não estão lá catalogadas.

31
Incident at McDuck Tower
Código: D90345
publicado originalmente em Donald and Scrooge (album) #1 (1991, EUA)
No Brasil: Tudo o Que Sobe... Desce!
Pato Donald #1971 (mar/92)



20 de jan de 2010

Pelezinho, Horácio... novidades da Turma para 2010

Por E. Rodrigues

Pelezinho volta a tempo de torcer na Copa do Mundo da África da Sul. As antológicas HQs de uma página de Horácio, publicadas na Folhinha de S.Paulo, serão compiladas em coleção imperdível. Em junho, uma edição especial onde a Turma contracena com personagens criados por Osamu Tezuka, pai de Astro Boy. Muitas novidades para leitores e colecionadores de Mauricio neste início de ano, divulgadas pelo próprio, via Twitter, e por Marcus Ramone e Sidney Gusman, do Universo HQ.




A Tarde entrevista Paulo Maffia nos 80 anos de HQs Disney

Por E. Rodrigues

O jornal A Tarde, de Salvador, publicou entrevista com o editor das HQs Disney no Brasil, Paulo Maffia. De quebra, ilustrou belamente as três páginas da matéria. Clique para ampliar.




15 de jan de 2010

Marvel em janeiro 2010

Por E. Rodrigues


Marvel Millennium: Homem-Aranha #97
Magneto atacou impiedosamente a maior cidade do planeta, arrasando Nova York com uma onda gigantesca e matando milhares. Esse foi o primeiro seu primeiro passo para acabar com a raça humana! É o início do Ultimatum, o megaevento que vai destruir os alicerces do Ultiverso e mudar para sempre a vida de todos os heróis!
(Ultimate Spider-Man 129, Ultimatum 1, Ultimate Fantastic Four 58, Ultimate X-Men 98,)
Revista mensal, formato americano, 100 páginas, papel Pisa-brite, R$ 7,95, distribuição nacional.

DC Comics em janeiro 2010

Por E. Rodrigues

DC Kids
Almanaque Scooby-Doo! #12
(data de capa: dez/09)

14 de jan de 2010

Um Tex Especial a la Itália

Por José Rivaldo Ribeiro

Parece que foi ontem, mas lá se vão 10 anos... Quando, nos meses de janeiro e fevereiro de 2000, a Mythos anunciava em suas principais publicações o lançamento de mais um título da Bonelli Comics no Brasil, a revista Tex Especial.

Na época de então, a editora possuía os direitos de publicação dos personagens bonellianos fazia dois anos, e já havia lançado uma série de especiais de Tex, que perduram até hoje, além dos títulos regulares Tex, Tex Coleção e Tex Edição Histórica.






13 de jan de 2010

Nos 80 Anos de HQs Disney tem brasileiro nos EUA

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Há exatos 80 anos estreava a tira de Mickey Mouse, distribuída pela King Features Syndicate. Ub Iwerks a desenhou por um mês. O artista, sócio de Disney desde 1920, foi inclusive o diretor da estreia de Mickey também na animação, com Plane Crazy.




12 de jan de 2010

O Médico e o Monstro com desconto no Planeta Gibi!

O Planeta Gibi Comic Shop começou a vender esta semana, com regularidade, os gibis da On Line Editora. Dentre eles, o sucesso Star Wars, os infantojuvenis Cartoon em Ação, Sonic X e Ben 10, além da edição de estreia de Clássicos em Quadrinhos — O Médico e o Monstro, que já disponibilizamos com 20% de desconto.


Clique nos títulos para comprar em nossa loja virtual: O Médico e o Mosntro, Star Wars, Cartoon em Ação, Sonic X, Ben 10, Tinker Bell, O Pequeno Ninja.

8 de jan de 2010

Sai a Saga do Tio Patinhas em capa dura — nos EUA

Por E. Rodrigues


A Boom! Studios lançou ontem, com um mês de antecedência, o primeiro volume de The Life and Times of Scrooge McDuck (A Saga do Tio Patinhas), a obra prima de Don Rosa.

7 de jan de 2010

Cascão volta aos Infinitos Gibis

Por E. Rodrigues



A Volta aos Infinitos Gibis abre Cascão #37, deste mês. Trata-se de uma variação sobre o mesmo tema da HQ publicada em Cebolinha #28, em abril do ano passado, e que teve repercussão na medida da homenagem que prestava a diversos personagens dos quadrinhos (vide link no final deste post).

Topolino em janeiro 2010

Por E. Rodrigues

As mais recentes edições de Topolino disponíveis por aqui trazem HQs dignas de publicação em formato e padrão de graphic novels.



Em Topolino #2811 (13/out/09), cinco histórias, com destaque para Topolino Va in Città, da série Topolinia 20802: roteiro de Fausto Vitaliano e arte acachapante de Marco Ghiglione. A edição traz ainda dez páginas de informações sobre a HQ, repleta de esquetes.

6 de jan de 2010

Lançamentos diversos em janeiro 2010

Por E. Rodrigues

Divulgamos aqui os lançamentos de quadrinhos do mês, à exceção de Disney, Bonelli, Mauricio, Marvel e DC — que têm suas próprias seções aqui no Planeta Gibi Blog. Ao longo do mês, este post recebe atualizações e capas.

Mythos
Conan, o Bárbaro #74
R$ 7,90

Devir
Bad Boy
48 páginas, papel couchê, colorido
Capa em cartão, colorido, laminado, brilhante. 20,5 X 27,5 cm. R$ 23,00

De Frank Miller e Simon Bisley.
Press release: Conta a história de Jason, um garotinho que vive aprontando das suas. Mas ele tem um bom motivo: as pessoas que afirmam ser seus pais são apenas atores contratados; o seu mundo definitivamente não é o que parece ser. Seus pesadelos querem roubar a sua mente ... mas tudo o que ele quer é fumar um cigarro! Publicado originalmente em capítulos na revista GQ britânica, BAD BOY é, finalmente, lançado na íntegra e em seu formato original. Esta nova edição da DEVIR traz, além de uma ilustração feita pelo próprio Miller, diversos esboços e uma capa inédita pintada especialmente por Bisley!

Bonelli em janeiro 2010

Por José Rivaldo Ribeiro

Lançamentos Bonelli Comics pela Mythos Editora para o mês de janeiro de 2010.

Acompanhe as atualizações deste post pela barra lateral do blog, em Checklist Jan/10.


Júlia Kendall — Aventuras de uma Criminóloga #62
Tex Edição Histórica #78


Novidades da Devir para 2010

Por E. Rodrigues

Já registramos aqui que a Devir deve lançar em 2010 Creepy (data não informada — leia mais aqui) e Gasparzinho (em fevereiro — veja aqui).

Pois a editora também deve retomar algumas séries, como Liga Extraordinária (#3, em março — quase seis anos após lançado o segundo volume) e Rex Mundi, também #3 — de Arvid Nelson, Eric Johnson, Juan Ferreyra, Jeromy Cox e Jim Bartolo. Caso siga a edição americana, da Dark Horse, o encadernado terá 176 páginas reproduzindo o conteúdo das edições 12 a 17 originalmente publicadas pela Image.

Creepy será lançada pela Devir

Por E. Rodrigues

A Devir irá lançar neste ano Creepy, com base no material que vem sendo reeditado pela americana Dark Horse desde 2008, e que ganhou o Prêmio Eisner de Melhor Projeto/Coleção de Arquivo de Quadrinhos no ano passado.



5 de jan de 2010

Mauricio em janeiro 2010

Por E. Rodrigues

Acompanhe as atualizações deste post pela barra lateral do blog, em Checklist Jan/10.

Mônica #37
84 páginas — formatinho 13,4 x 19cm — R$ 4,50

Disney em janeiro 2010

Por E. Rodrigues

Os gibis Disney entram 2010 em ritmo de Copa do Mundo. Mickey não, mas em compensação traz uma ótima HQ com roteiro de Casty. E os leitores mirins ganharam um novo título: Tinker Bell, da On Line Editora.

Tio Patinhas #534
84 páginas — formatinho 13,4 X 19cm — R$ 4,95

2 de jan de 2010

Ultra-heróis ganha título próprio nos EUA — Mágicos de Mickey também

Por E. Rodrigues

"Explodindo das páginas de Walt Disney’s Comics and Stories vem os Ultra-heróis em seu título próprio! Superpateta! Superpato! Esquálidus! Morcego Vermelho! Os mais poderosos da Disney em sua própria revista, porque você pediu!"


Assim anuncia a Boom! Studios o lançamento do novo título periódico mensal com personagens clássicos Disney. Veja link no final deste post para todos os outros lançamentos que a Boom! fez em 2009 e aqueles já programados para 2010.