' '

22 de dez de 2010

Almanaque do Peninha #1 — dez/10

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Este Almanaque do Peninha #1 promove um genuíno resgate histórico: de suas doze HQs, oito nunca haviam sido republicadas antes. Uma dúzia de facetas do mais amalucado membro da Família Pato. Tem Biquinho, Ronrom, Morcego Vermelho, Pena das Selvas, A Patada... Enfim, absurdamente imperdível e hilariante, por certo. Peninha é o único personagem que aparece na lista das três séries de almanaques Disney já editadas no Brasil: teve dois números na primeira série, do início dos anos 1980, e mais nove na segunda, entre 1986 e 1993 (brrrr... o ano maldito dos quadrinhos no Brasil!).  


Almanaque do Peninha #1 — dez/10
84 páginas coloridas — formatinho 13,4 x 19 cm — lombada quadrada — R$ 4,20


O Feriado das Surpresas
Roteiro de Ivan Saidenberg, desenhos de Irineu Soares Rodrigues
B 760242. 7 páginas. Esta pérola brasileira tem aqui sua primeira republicação. Antes, só havia saído em Edição Extra #78 Peninha (ago/77). Peninha e Ronrom, pelas mãos dos mais talentosos artistas Disney... Precisa de mais?

O Estúpido e o Comprido
Roteiro de Ivan Saidenberg, desenhos de Irineu Soares Rodrigues
B 770033. 9 páginas. HQ publicada originalmente no mesmo gibi que O Feriado das Surpresas. E que igualmente ficou mais de 33 anos sem ser republicada. O título referencia a novela Estúpido Cupido (ago/76-fev/77), hit avassalador da TV Globo na época.

Transporte Solidário
Desenhos de Irineu Soares Rodrigues
B 770095. 6 páginas. Outra da Edição Extra #78 em primeira republicação!


É Isso Aí... Bichos!
Desenhos de Tony Strobl
S 74026. 8 páginas. Outra história há décadas longe dos olhos dos leitores: depois de estrear em O Pato Donald #1206 (20/dez/74), só chegou a ser republicada em 1983, na Edição Extra #144 A Patada.


O Ladrão Misterioso
Desenhos de Carlos Edgard Herrero
B 760315. 6 páginas. Outro resgate: uma daquelas histórias brasileiras onde Tio Patinhas, para economizar, 'aceita' que Peninha mesmo faça a página de quadrinhos de A Patada. Um Pena Kid em primeiríssima republicação: estreou em ago/77 em Zé Carioca #1327. 


Confusão na Pensão
Roteiro de Ivan Saidenberg
B 74418. 7 páginas. Peninha e Ronrom reeditados pela primeira vez desde a estreia, em Almanaque Disney #49 (jun/75).


Chantagem Emocional
Desenhos de Irineu Soares Rodrigues
B 850050. 6 páginas. Aqui o leitor terá oportunidade de ver Biquinho chantageando o tio pela primeira vez em 25 anos: a HQ só havia saído antes em ago/85, no Almanaque Disney #171.


O Ladrão Leguminoso
Desenhos de Irineu Soares Rodrigues
B 780241. 6 páginas. Morcego Vermelho no traço magnífico de Irineu Rodrigues, em história antes só publicada em Almanaque Disney #135 (ago/82).


Pena das Selvas e o Rei Mo-Mo
Roteiro de Marcelo Barreto de Lacerda, desenhos de Euclides Miyaura
B 810265. 6 páginas. A primeira deste almanaque que veio das páginas de Peninha, o gibi. Saiu na edição #3 (out/82) e também em 2005, no #10 da segunda série.


Impressão de Bagunça
Roteiro de Júlio de Andrade, desenhos de Carlos Edgard Herrero
B 74440. 8 páginas. HQ de meados da década de 1970, criada originalmente para um manual técnico da Abril, segundo o Inducks. Foi justamente a HQ que abriu a nova (e breve) série de Peninha, em 2004.

 


Três Patos e uma Moto
Desenhos de Irineu Soares Rodrigues
B 810174. 6 páginas. História brasileira que ganhou reedição na Colômbia, Espanha e Itália, pelo menos.


Uma Reportagem de Verdade
Roteiro de Ivan Saidenberg, desenhos de Carlos Edgard Herrero
B 74386. 6 páginas. História da redação de A Patada com a participação especial do Prof. Pardal. Saiu pela última vez, antes daqui, em Peninha #5 [2ª Série] (jan/05).




Editor: Paulo Maffia
Fonte de indexação: Inducks
Capa original: Andrea Freccero para I Classici Disney #389 (abr/09, Itália). Imagem adicional: Inducks / Outducks.

8 comentários:

  1. Como foi bom chegar hoje na banca e comprar todos os gibis da Disney, como nos velhor tempos. (risos). Realmente o Alm.do Peninha tá demais. Hilário. Muito bom. Aliás, todos estão. Parabéns para o Maffia e a Editora Abril. Sejam bem vindos os novos títulos do maravilhoso mundo dos quadrinhos Disney. Feliz 2011 para todos!!

    ResponderExcluir
  2. O meu personagem favorito para as risadas!
    Morro de inveja por o Brasil ter TANTAS edições de quadrinhos da Disney e em PT não ter NADA! - parece que há uns "ursos" por cá que tem os direitos da Disney para Portugal e que se já não ganham também não deixam ganhar a outros, o que dificultará a entrada de algumas dessas revistas em PT...

    ResponderExcluir
  3. Também comprei todos os 10 numa leva só. Só achei uma pena não terem lançado um almanaque do Urtigão.

    ResponderExcluir
  4. ASantos, realmente é uma pena que os gibis da Abril não sejam mais distribuídos em Portugal. Estamos numa fase excelente de seleção de histórias.

    Seu Luiz, de fato, se levarmos em conta que Superpato já está no Almanaquer dos Super-Heróis, só ficaram faltando mesmo Urtigão, Escoteiros Mirins e Gastão (para igualar os títulos que tiveram mais edições na segunda série).

    Alan, feliz 2011 para você também.

    Abraços.

    E.Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais dos almanaques. Se as capas fossem cartonadas como as do Disney Big, seriam perfeitas. Penso sempre no lado prático de colecionador, mas reconheço que isso encareceria o produto. Abs. Paulo

    ResponderExcluir
  6. Como foi bom ver "Peninha" escrito em letras grandes na capa de um gibi. Ter essa experiência novamente foi algo de renovador de fato. E a coletânea de histórias foi escolhida a dedo. Mas, como eu sou pidão assumido mesmo, gostaria de pedir M-U-I-T-O que se publique histórias ainda inéditas feitas pela dupla Al Hubbard e Dick Kinney para o "maior pato star de todos os tempos" em seu Almanaque no. 2. Ou quem sabe na nova revista mensal do Peninha?!

    Feliz Natal! E obrigado por enviarem direitinho as minhas revistinhas...

    ResponderExcluir
  7. Ontem dia 24 véspera de Natal, recebi um grande presente, ao chegar na banca lá estavam 6 almanaques com personagens Disney e também o Disney Big #7, só quem é colecionador e viciado nessas revistas sabe qual a sensação que sentimos.
    Olhei na prateleira da banca e vi várias edições do também querido Maurício de Sousa, mas no outro lado no mesmo pé de igualdade também vi uma prateleira somente de quadrinhos Disney. Ali haviam às 4 edições de linha mensais, mais 4 edições de férias, Minni Pocket Love, Pura risada com Mickey, Disney Big, Clássicos da Literatura Disney, e ainda várias edições da On-line com clássicos do cinema e animação Disney, dá uma satisfação ver o aquecimento dos quadrinhos Disney. Só posso dizer que estou muito feliz com tudo isso. Abração amigos Disneyanos.

    ResponderExcluir
  8. OLá, bom dia! Fico contente porque esse Almanaque do Peninha é realmente bastante diferente de uma certa publicação que tenho aqui, pois, por um momento, pensei que houvessem muitas histórias as quais eu as tinha na edição que tenho que se trata de um Almanaque Disney especial com o personagem, mas que engloba todas essas mesmas facetas.
    Parabéns ao site Planeta Gibi por matermos sempre atualizados com as notícias mais quentes a respeito dos quadrinhos. Uma pena eu não ter conseguido fazer as compras de final de ano planejadas por conta de imprevistos sérios aqui, mas o ano que vem está aí e, quem sabe, muitas compras virão. Torço pra isso.
    Abraços. Tenham ótimas festas de fim de ano.
    FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.