' '

27 de nov de 2010

Natal de Ouro Disney #1 — nov/10

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

O tradicional Natal de Ouro Disney retorna com quase o dobro de páginas que tinha quando parou de circular, há 12 anos, e com um mix excelente de HQs. Só a clássica O Trenzinho da Alegria, de Carl Barks, já valeria por toda a revista. Mas foi-se além, com mais Barks e com produções de respeito brasileiras e europeias. A edição ganhou um número '1' na capa e um logo novinho em folha. A ilustração de capa, do mestre Cavazzano, também foge do habitual traço comportadinho desse tipo de compilação. Ou seja: tradição, sim; saudosismo, não.



Natal de Ouro em meio aos próximos lançamentos Disney, até janeiro


O Trenzinho da Alegria
Roteiro e desenhos de Carl Barks
A Christmas For Shacktown. WOS367-02, 32 páginas. Estreou em Dell Four Color #367 — depois considerado Donald Duck #24 (EUA, jan/52). No Brasil, estreou em Mickey #58 (jul/57) — bem longe do Natal, portanto — com layout remontado. Depois disso, abriu a mítica edição #26 de Disney Especial (a segunda compilação natalina editada pela Abril, desde sempre — em nov/76), já completa. Três anos depois, estava em Almanaque Disney, depois em Natal de Ouro e, claro, n'O Melhor da Disney.
Donald e sobrinhos fazem de tudo para arrecadar dinheiro para o Natal das crianças carentes. HQ classificada pelos usuários do site Inducks como a 7ª melhor história Disney de todos os tempos. Por isso mesmo, republicada diversas vezes não só no Brasil, mas também em outros países.



Em Busca de Quasar
Roteiro de Stefan Petrucha, desenhos de Noel van Horn
The Quest For Quasar. D2000-004, 10 páginas. Estreou em Kalle Anka & C:o #2000-51-52 (Suécia, 18/dez/00). No Brasil, publicada primeiro em Mickey #659 (dez/01). 
Mickey vira a cidade de cabeça para baixo atrás de um brinquedo muito disputado pela garotada.



Um Sonho de Natal
Roteiro de Ivan Saidenberg, desenhos de Euclides K. Miyaura
B830127, 21 páginas. HQ brasileira que estreou em Tio Patinhas #247 (dez/85) e foi republicada em países como Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Itália e Noruega.
Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho e Luisinho são surpreendidos por um pedido de ajuda de uma rainha e seus duendes.



Espírito de Natal
Roteiro de Andreas Pihl, desenhos de Jesper Lund Madsen
Spirit of the Season. D2002-254, 11 páginas. Estreou em Kalle Anka & C:o #2003-51-52 (Suécia, 12/dez/03). Por aqui, foi publicada antes em Mickey #738 (dez/04).
Depois de roubar dinheiro do Natal de crianças pobres, Bafo de Onça se veste de Papai Noel para fugir da polícia.


O Sumiço dos Brinquedos
Por William van Horn
The Purloined Toys. D99052, 12 páginas. Estreou em Aku Ankka #2000-01 (Finlândia, 5/jan/00), saindo naquele mesmo mês em diversos países europeus, e depois nos Estados Unidos, Holanda, Grécia e Itália, entre outros. No Brasil, já foi publicada em Tio Patinhas #425 (dez/00).
Donald e sobrinhos investigam uma misteriosa onda de roubos de brinquedos que assola Patópolis.



É Natal, Quer Apostar?
Desenhos de Luiz Podavin
B880073, 10 páginas. Estreou em Zé Carioca #1844 (dez/88).
Zé Carioca aposta com Nestor que é capaz de conseguir um presente para a Rosinha sem sair do lugar.



Bancando o Papai Noel
Roteiro de Arthur Faria, Jr. e desenhos de Euclides K. Miyaura
B880088, 9 páginas. Estreou em Pato Donald #1828 (dez/88) e foi publicada também na França e na então Iugoslávia, pelo menos.
Peninha e Donald fazem as vezes do bom velhinho e enfrentam todo o tipo de desafio – de telhados escorregadios a cão feroz.



Vestido de Vermelho
Roteiro de Francesco Artibani e Tito Faraci, desenhos de Paolo Mottura
Un Papero in Rosso. ITL2248-1, 30 páginas. Estreou em Topolino #2248 (29/dez/88, Itália) e saiu também em vários outros países europeus, incluindo a Grécia. No Brasil, só havia sido publicada antes em Tio Patinhas #413 (dez/99).
Para não perder um contrato lucrativo com o Papai Noel, Tio Patinhas tem que substituí-lo na véspera de Natal.



Uma História Gelada
Argumento de Mike Sharland, roteiro de Dave Angus e desenhos de Josep Tello Gonzalez
Super Goof Christmas Story. D8638, 6 páginas. Saiu primeiro em Kalle Anka & C:o #1986-49 (1/dez/86, Suécia). Também publicada nos Estados Unidos, Reino Unido e diversos outros países europeus. No Brasil, estreou em Mickey #483 (dez/89).
Uma gigantesca nevasca pode impedir o Papai Noel de chegar a Patópolis. Só o Superpateta pode ajudá-lo.



O Tabu das Pérolas Negras
De Carl Barks
The Black Pearls of Tabu Yama. WCID1-02, 18 páginas. Estreou em Christmas in Disneyland #1 (dez/57, USA), sendo publicada depois na Alemanha, Austrália, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Noruega e Suécia, pelo menos. No Brasil, saiu com layout remontado em 14 páginas, pela primeira vez, em Zé Carioca #631 (10/dez/63), sendo assim republicada em vezes seguintes, inclusive nesta edição.
Donald e sobrinhos acompanham Tio Patinhas numa viagem a uma ilha no Pacífico Sul atrás de preciosidades.



O Milagre de Natal
Roteiro de Sarah Kinney, desenhos de Francisco Rodriguez Peinado, arte-final de Enriqueta PereaPateta como Papai Noel de uma grande loja de departamentos?! Pode esperar por muitas confusões.
Miracle On Main Street. D99040, 10 páginas. Saiu primeiro em Micky Maus #1999-51 (15/dez/99, Alemanha), e depois em muitos outros países da Europa. No Brasil, havia sido publicada antes em Mickey #633 (nov/00).


O Apagão de Natal
Roteiro de Paul Halas, desenhos de Vicar
The Light Fantastic. D2000-008, 12 páginas. Estreou em Micky Maus #2000-51 (14/dez/00, Alemanha), sendo publicada em seguida em vários outros países europeus, e nos anos seguintes na França, Holanda e Itália. Por aqui, só havia saído antes em Pato Donald #2229 (dez/01).
Donald e sobrinhos querem arrumar um jeito de financiar as luzes que enfeitarão a cidade nas festas de fim de ano.



O Rock do Natal
Roteiro de Bob Gregory, desenhos de Carl Barks
The Christmas Cha Cha. WDG26-01, 16 páginas. Saiu primeiro em Dell Giant Christmas Parade (dez/59, EUA) e, como toda obra de Barks, foi republicada várias vezes em vários países. Assim como nesta edição, estreou no Brasil com este mesmo título em Tio Patinhas #113 (dez/74). Só em O Melhor da Disney #37 (jun/08) é que saiu com título traduzido mais fielmente do original, O Chachachá de Natal.
Trapalhadas à vista: Donald resolve fazer par com a Margarida para disputar um prêmio em um baile especial.



Carta para Papai Noel
De Carl Barks
Letter to Santa. WCP1-01, 24 páginas. Saiu pela primeira vez na americana Christmas Parade #1 (nov/49), e depois na Alemanha, Austrália, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Noruega e Suécia, pelo menos. No Brasil, saiu pela primeira vez na mítica edição em capa dura, branca, Tio Patinhas Especial (dez/76), com layout remontado.
Donald se esquece de entregar a carta dos sobrinhos para o Papai Noel e tem que correr para conseguir o presente dos meninos.



Capa original de Giorgio Cavazzano, publicada primeiro em Donald Pocket #356 (Noruega, 18/dez/09). Imagem: Outducks




Natal de Ouro Disney #1
228 páginas — formatinho 13,4 x 19 cm — edição 21 — R$ 9,95


Editor: Paulo Maffia
Fonte de indexação: Inducks

15 comentários:

  1. As capas do Donald são de dezembro e janeiro?:p

    A do Zé de dezembro ficou bem legal!:D

    ResponderExcluir
  2. Pena que não teve capa de Natal na do Donald...mas aquela da origem de OONA esta imperdível!!:o

    E não vejo a hora de chegar aqui a Natal de Ouro para comprar a minha edição!;)

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que ainda estejamos REFÉNS das histórias que jpa foram publicadas no Brasil na década de 2000. Como essa edição foi meio montada às pressas, a partir de tantas solicitações, isso é aceitável. Torçamos para que no ano que vem Disney Big, Ferias, Extras e tantas outras possam "expandir suas fronteiras" e apresentar histórias que ainda não constam no arquivo digitalizado da Abril.

    ResponderExcluir
  4. Cadê a promoção de frete grátis de novembro???? Minha lista de gibis para comprar está grande, estou só esperando o frete 0800.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Tá vendo esse espaço de banner que inauguramos aí em cima, com Natal de Ouro? A partir de segunda, muitas promoções serão anunciadas ali (e só ali). Algumas, relâmpago.
    Um abraço, Seu Luiz.

    ResponderExcluir
  6. Certamente o Natal de Ouro Disney é boa revista, pena que ela só possua HQs recentes, as quais tenho uma boa parte delas em meu arquivo. Assim como Sergiokid, também acho que a Abril devia expandir as suas fronteiras para agradar colecionadores também, e não apenas novatos.
    A história O Trenzinho da Alegria de Barks, por exemplo, é dito que valeria a pena por toda a revista, mas como eu já tenho ela no O Melhor da Disney, ela não seria de grande utilidade para mim.

    ResponderExcluir
  7. AH! A Origem de Oona! Foi uma sugestão que eu dei para o Maffia no início deste ano! Demorou mas ganhou até capa! Que Foda! Imperdível essa revista!

    Thiago: Editor do Portallos
    www.portallos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Comprarei a Natal de Ouro e o Zé Carioca com gosto, que capas lindas, adora especiais de natal. xD

    ResponderExcluir
  9. Lambda, logo mais, aqui, post completo sobre Zé Carioca de dezembro, que está excelente. Com Morcego Vermelho, Superpateta, Peninha e, claro, o papagaio (incluindo uma de Canini que não saía desde há quase 20 anos).

    ResponderExcluir
  10. Na minha coleção eu tenho poucas edições de revistas temáticas relativas ao natal, mas espero essa edição com uma certa anciedade.
    Bacanas estão também as capas das revistas de dezembro Pato Donald e a origem da pata das cavernas vai ser um show a parte, deve ter a arte do VICAR aí né?

    Abração amigos do Planeta Gibi Blog.

    ResponderExcluir
  11. Vai ser um Natal inesquecível.Ótimas edições. A Abril está de parabéns. E a história "O Trenzinho da Alegria"? É a melhor de todas.Também gostei muito das rebublicações das histórias brasileiras. Agora, não gostei muito do logo do Natal de Ouro Disney...Abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  12. Acho que poderiam ter colocado pelo menos o começo da saga de Argaar. Lembram da espada de gelo e do primo de alf ?

    ResponderExcluir
  13. Olá, equipe do Planeta gibi. Tudo bem?
    Parece que essa edição promete. Para mim, todas são inéditas porque não tenho o material publicado antes. A única coisa que eu digo - e nem é uma crítica, é apenas compartilhar uma certa emoção na qual eu me imaginava no lugar do Paulo Maffia para selecionar as histórias... - daria um jeito para incluir a história "Natal nas Montanhas". Eu tenho a continuação dela "Um outro Natal nas Montanhas" que saiu há dois anos na revista Tio Patinhas, mas a primeira é um clássico, né...
    Quem sabe, no próximo ano, a revista Natal de Ouro Disney abre com ela...

    Tenham uma ótima semana, com Deus na vida,sempre. Sucesso!

    Abraços. FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  14. Bem lembrado César. A saga da Espada de Gelo não poderia ter ficado de fora. Mas quem sabe no ano que vem né?

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.