' '

20 de nov de 2010

Coelho Osvaldo estreia em HQs Disney aos 83 anos!

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

ATUALIZADO: info sobre lançamento no  Brasil. A edição de Topolino da semana que entra é absolutamente histórica: aos 83 anos de criação, o Coelho Osvaldo estreará nos quadrinhos Disney. O personagem criado por Walt Disney para animações da década de 1920 teve seus direitos sob a guarda da Universal até 2006. Walter Lantz, criador do Pica-Pau, assinou diversas animações e quadrinhos do personagem ao longo de anos, tanto em uma versão redesenhada quanto na mais clássica, com traço próximo do de Mickey Mouse.




Topolino #2870 (24/nov/10) traz três HQs com Coelho Osvaldo, roteirizadas por Peter David e desenhadas por Claudio Sciarrone. A capa referencia o game Epic Mickey. A produção, da Disney Global Publishing, é uma espécie de preâmbulo para a adaptação oficial em quadrinhos de Epic Mickey (esta, a cargo do próprio designer do game, Warren Spector, e também por Peter David, de Hulk, Homem-Aranha e Star Trek).

A Editora Abril deve lançar por aqui um especial com essas histórias no formato original da Disney Global — americano ou magazine; a confirmar.


Assinado por Walter Lantz, o criador do Pica-Pau, Osvaldo ganhou traço completamente diferente do original. Acima, página de HQ publicada pela Abril em O Melhor do Pica-Pau, que entre 1990 e 1998 basicamente republicou, em 101 edições, as histórias que a mesma editora lançara em O Pica-Pau (1973-1998, 93 números).


Quando a Editora Atlantis lançou uma nova série do passarinho maluco, em 2001, o Coelho Osvaldo ressurgiu (mal) desenhado, ao seu estilo original — um tanto parecido com Mickey Mouse da década de 1920 e 1930, ou seja. Abaixo, capas de gibis de Pica-Pau com HQs do coelho.

5 comentários:

  1. Acho arristado essa tentativa de ressuscitar um personagem que literalmente parou no tempo. Osvald destoa muito do restante do universo Disney, mais precisamente com o universo "patopolense".
    Mas quem sabe...

    ResponderExcluir
  2. Hmmm... Também não gostei. O personagem não tem 1/3 do carisma do Mickey ou 1/10 do carisma do Pernalonga... E depois pra quê outro personagem orelhudo vestindo apenas um calção?

    O Coelho Osvaldo da Turma do Pica-Pau, por outro lado, bem que podia ser trazido de volta aos holofotes.

    ResponderExcluir
  3. Já eu adorei!
    Eu tenho muita curiosidade de ver o Coelho Osvaldo nos quadrinhos, mas gostaria de saber como os artista vão criar uma atmosfera para ele depois de 83 anos!
    Para mim será como o Zé Holandês, um personagem com características diferentes que tenho curiosidade de ver (tenho pouquíssimas histórias desse Zé Made In Holland).

    Abçs. e espero ansioso para ler a estreia do Osvaldo

    Matheu$

    ResponderExcluir
  4. Na verdade tudo depende dos rumos que algum roteirista iluminado possa dar ao personagem. Talvez seja uma saída para as histórias infantilóides dos Dimanarqueses para o Mickey... hehehe

    ResponderExcluir
  5. Vamos ver... vamos ver... Mas, convenhamos, a premissa é promissora, já que pega carona num game dos mais aguardados e comentados.
    E.Rodrigues

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.