' '

12 de out de 2010

Cebolinha, Mônica, Cascão e cia. nos gibis de out/10

Por E. Rodrigues

Como já abordado aqui, em outubro Cebolinha completa 50 anos. Assim, os gibis da turma deste mês trazem um selo comemorativo na capa (veja checklist aqui). E em sua revista, como não poderia deixar de ser, a história de abertura presta-lhe longa homenagem — em 40 páginas, com a presença inclusive de personagens de outros núcleos, como Tina, Papa-Capim, Astronauta, Piteco, Jotalhão... O pequeno atraso no lançamento é compensado pelas belas capas, as mais caprichadas e coloridas dos últimos meses.




Abertura da segunda parte da história que comemora o aniversário de Cebolinha












Se a vida te dá um limão... Na HQ que fecha a edição #46 de Mônica, a turma faz graça com a onda politicamente correta que torna suas histórias atuais quase assépticas (em comparação com a algazarra em que viviam livremente nos anos 1970, principalmente). Sabe-se que o tom atual deve agradar professores e pais (conservadores). Mas os gibis não são para as crianças?

5 comentários:

  1. Os anos 70 foram realmente especiais para os quadrinhos Disney e Maurício. O mundo mudou, e a Turma da Mônica (literalmente "Globalizada" e politicamente correta), não é mesmo um "show de bola" como a antiga. Mas, eu continuo fiel colecionador, e espero o dia em que os ajustes aconteçam - posso enumerar diversas melhorias necessárias. Com a excelente base editorial, gráfica e mercadológica que a MSP tem, o futuro nos reserva maravilhas com essa turminha. Papai Maurício podia ser mais flexível e deixar a turminha "mais solta" pra ferver nas páginas dos gibis. PS: As capas estão boas mesmo, a da Magali sobre os Andes é demais. Espero que o conteúdo não esteja tão "formatado" e que as mudanças cheguem logo. Abraços. Paulo Gibi.

    ResponderExcluir
  2. O conteúdo também está bom. A fase atual, pelo menos, é melhor do que a da Globo.

    ResponderExcluir
  3. Muito melhor, com certeza. Isso também é um indicador favorável de que vale a pena investir na turminha. Também tenho gostado muito da nova revista da Tina e da TMJ, que são boas de colecionar. Paulo Gibi

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! É muito bom estar aqui.
    Não tenho comprado muitas revistas da Turma da Monica faz uns bons anos, pois dou preferências às da Disney. Mas, quando acontece de comprar uma ou outra, estou até gostando do conteúdo, pois lembro-me que houve uma época na editora Globo que estava tudo sem sal demais, por isso, não dava mais bola pra turma há muito tempo.
    Mês passado, por exemplo, comprei uma do Cascão (com muita resistência, pois eu tenho trauma das revistas do Cascão: na época da editora Abril minha mãe só me comprava Cascão porque era mais barato...rsrsrs...) e sabe que eu gostei muito, principalmente de ver o porquinho Chovinista com personalidade própria. Para mim, isso era coisa apenas para Bidu e Mingau. Gostei muito! E acredito que vou aproveitar esse mês em que o Cebolinha faz anos para reiniciar mais acirradamente minha coleção.
    Há algumas semanas encontrei algumas revistas em lojas (sebos, mas estão em tão bom estado, as revistas, que não uso esse nome) a dois reais, todas da Panini. Comprei algumas, dentre elas a Monica número 1 e (com excessão dessa que só comprei pela numeração) as outras eu até gostei.
    Claro que ainda não se compara com uma fase que vi nos Almanaques em que elas foram publicadas primeiro no final dos anos 70 e começo dos 80, mas, quem sabe as coisas já estejam melhorando? E penso eu que são nossas críticas que podem estar abrindo os olhos desse pessoal.
    Agora, o traço, esse sim eu penso que jamais será como antes. Uma pena... é tudo perfeito demais, um pouco de caricatura não faz mal a ninguém.
    Abraços. FAbianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  5. Sou totalmente contra a onda do politicamente corrento que acabou com a graça de tudo! As geraçoes passadas cresceram lendo coisas "incorretas"e nem por isso o mundo acabou! Essa "onda" é de uma hipocrisia sem tamnho. Mas o que mais me entriga é que a geração passada que cresceu nos anos 70 lendo a turma da Mônica livre e solta, não são os professores e pais (conservadores) de hj em dia???? Ler a turminha liberal não os fez adultos melhores??? Essas pessoas cresceram e emburreceram???

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.