' '

29 de set de 2010

Finalmente: Morcego Vermelho Especial!

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

O mais cult (e hilário e atrapalhado e avacalhado) super-herói brasileiro de todos os tempos, Morcego Vermelho, finalmente terá um especial só seu! O editor Paulo Maffia, assim, atende aos muitos pedidos de leitores Disney que, desde os especiais de DuckTales, Superpato e Mickey, do ano passado, pediam uma edição em padrão semelhante para o alter ego do Peninha. Ao mesmo tempo, presta grande homenagem a uma das maiores duplas dos quadrinhos de humor que este país já viu: Saidenberg e Herrero. 


E como era de se esperar de publicação assim, o especial contará a origem do Morcego. Será a primeira vez que a HQ será republicada no Brasil. Tudo Começou Assim... foi criada em agosto de 1972 (segundo o Inducks) e estreou na segunda edição de Mickey Edição Extra, em mai/73 — devidamente acompanhada de um pôster gigante (que qualquer dia desses escanearemos para mostrar aqui).

O gibi, mais de cinco anos depois, passaria a ser considerado pela Editora Abril como Edição Extra #53 (para entender como surgiu a esquisitíssima numeração de Edição Extra, sugerimos a leitura do post Disney on Parade OU Como um Disney Especial Virou uma Edição Extra).


Voltando à HQ de origem... Tudo Começou Assim... foi escrita por Ivan Saidenberg e desenhada por Carlos Edgard Herrero (assim como todas as demais histórias daquela edição). Em 1986, a história honrosamente estampou as páginas de Picsou Magazine #173 (o gibi francês do Tio Patinhas).

Quase dez anos depois, foi a vez da Itália apreciar seu humor debochado (em Paperinik e altri supereroi #27, dez/95). E ainda ganhou por lá uma republicação, ano passado, em coleção disneyana editada pelo jornal Corriere della Sera (no volume #13, dedicado a Peninha, de I Mitici Disney, mai/09).


E a glória veio este ano, quando Tudo Começou Assim... foi publicada nos EUA, em Disney Hero Squad #3 e 4, tornando-se (apenas) a terceira HQ Disney brasileira a sair na terra natal dos patos (leia mais sobre isso em nosso post Confirmado: Morcego Vermelho terá sua origem publicada nos EUA). E com duas capas inéditas e exclusivas, ressalte-se.

Agora é aguardar. Morcego Vermelho Especial só sairá em 2011.

15 comentários:

  1. Putz, que grande notícia! Para melhorar ainda mais, só se resolverem usar uma dessas belas capas da Boom.

    ResponderExcluir
  2. Ah... aí você estraga a brincadeira!

    ResponderExcluir
  3. Bom amigos do Planeta Gibi. O que da pra dizer é que os Quadrinhos Disney no Brasil estão vivendo um momento de franco reaquecimento. Eu percebo que todo o momento somos surpreendidos com uma novidade bacana. Eu particularmente estou gostando dos lançamentos. Ainda acho que poderiam trazer de volta Mestres Disney, talvez numa versão mais barata se não conseguem vender o formato americano. Vamos esperar o morcegão com uma justa homenagem ao querido Ivan.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Ludy.

    Concordo contigo.

    As revistas Disney estão excelentes e 'bombando' novamente.
    Ontem mesmo eu estava no metrô lendo um gibi do Pato Donald e um senhor sentado do lado disse em bom tom de voz: "Eita filho, esquecemos de comprar os gibis da Disney deste mês!".
    Naquele momento, senti o que já estamos constatando há um bom tempo. Os gibis Disney, de fato, estão voltando aos bons tempos.

    Falo como colecionador que sou!

    Rivaldo

    ResponderExcluir
  5. Olhaaaa,que grande novidade e homenagem será ao Ivan...eu comprarei,aki pra nós acho esse especial muito melhor que se fosse um do SuperPateta...mais de todos prefiro o Supar Pato!kkk:p

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a notícia. o Morcego vermelho realmente merece esse especial.espero que tenha tantas páginas quanto o do Superpato \o/

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de Morcego Vermelho também tanto quanto do Superpato.
    Acho interessante e supercômico.
    E, sim, é verdade que as revistas Disney estão com tudo. Aqui também já vi pessoas procurando Disney nas bancas e quando alguém pergunta se lê gibi e a resposta é Disney, a pessoa que perguntou faz uma cara legal, bacana, de amigo... bem diferente, por exemplo, se você é flagrado com um exemplar de qualquer revista da Turma da Mônica, como às vezes acontece comigo. Das duas uma: ou o cara da banca faz aquela cara de paisagem fingindo que para ele tanto faz, mas por dentro ri muito de você por acha-lo um crianção, ou ele já esboça um risinho de lado na hora e ainda fala: "Seu filho vai gostar dessa aí, é muito boa!"
    Abraços. FAbianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  8. Fabiano, Disney são HQs de humor e/ou aventura. Os gibis de Mauricio são mais infantis. "O que você está vendo, tio Donald?" "Um debate sobre a filosofia da mecânica quântica e sua relação com a gelatina de limão" (!!!?) diálogo surrealista escrito por William van Horn para HQ (finalmente) publicada por aqui (PD de outubro). Públicos distintos, não?
    Abraço.
    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. [Ainda acho que poderiam trazer de volta Mestres Disney, talvez numa versão mais barata se não conseguem vender o formato americano.]

    Ótima sugestão! Este título seria um ótimo espaço para se continuar divulgando outros 'Mestres Disney' além de Barks no Brasil, inclusive mestres brasileiros.

    ResponderExcluir
  10. O Morcego Vermelho não é tão heróico quanto o Superpato, mas é tão carismático quanto ele. E o uniforme do MV é mais arrojado na minha opinião.

    ResponderExcluir
  11. Quando o Peninha se veste de Morcego Vermelho, ele continua sendo o Peninha. Isso não ocorre com o alter ego de Donald.
    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. Pois é pessoal, aqui em Portugal a Disney deixou de ser editada em 2006 para nunca mais podermos "cheirar" essas folhas mágicas.
    O pessoal mais novo já não se identifica com essas personagens.
    Mas felizmente temos mensalmente as revistas do Mauricio importadas dai do Brasil, valha-nos pelo menos isso.
    Um abraço a toda a comunidade do Planeta Gibi.

    ResponderExcluir
  13. Que pena, porque as revistas Disney subiram muito de nível e estão bem niveladas por cima. Um abraço.
    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  14. Não dá para comparar Disney e Mauricio. São gibis diferentes, voltados à públicos e mercados, relativamente sobrepostos. A "Turma da Mônica" e o "Mickey de shortinho vermelho" são a porta de entrada para as pequenas gerações ao universo dos quadrinhos e da leitura em geral. A criança pequena pede, e os pais compram... a criança cresce e compra o próprio gibi... Mas o carinho e a mágica dos quadrinhos, permanece. Isso já diz tudo. Acaba sendo uma questão de identificação e gosto pessoal. Eu particularmente, gosto dos dois... mas, na hora de ler e comprar... primeiro os Disney, é claro. Mas guardo todos com carinho, e releio muitas vezes cada um deles. Abs. Paulo Gibi.

    ResponderExcluir
  15. E com relação ao Especial do Morcego Vermelho? Imperdível é claro... Aliás na coleção "Edição Extra" os do MV são os meus preferidos, e os do Zorro também. Vivo correndo atrás deles... Abs. Paulo Gibi.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.