' '

12 de set de 2010

Astronomia em quadrinhos: Ombros de Gigantes

Por E. Rodrigues

A Devir deve lançar em breve Ombros de Gigantes, livro de quadrinhos concebido dentro de projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O roteiro é do astrofísico Annibal Hetem Júnior e de sua esposa, a astrônoma Jane Gregório-Hetem. As ilustrações são de Marlon Tenório, indicado ao HQMix de desenhista revelação por essa obra — lançada no ano passado como material paradidático, dentro dos eventos do Ano da Astronomia no Brasil.


Capa da primeira edição, uma parceira entre o Instituto de Astronomia da USP e o CNPq


Originalmente, o livro saiu com 104 páginas — sendo 80 de quadrinhos, em P&B — e formato magazine

Em seu blog, Tenório assim resume o conteúdo do álbum: Conta um pouco da História da Astronomia focando na colaboração dos gregos, de Johanes Kepler, Galileu Galilei e Isaac Newton para a ciência dos astros. Contém ainda um capítulo que fala sobre a Astronomia no Brasil, atividades lúdico-pedagógicas (como a construção de uma luneta de Galileu), além da apresentação formal dos conteúdos (que foram apresentados na forma de quadrinhos) e cronologias ao final do livro.


Marlon também pôde mostrar sua arte no livro MSP+50, lançado na última Bienal de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.