' '

22 de set de 2010

1º Prêmio Abril de Personagens

Por E. Rodrigues

Uma oportunidade para o artista assinar contrato com a Editora Abril e ter seu personagem de quadrinhos publicado e respectivo conteúdo multimídia divulgado na Internet, além da possibilidade de produção animada para televisão e exportação de todo esse trabalho para o mundo — e, claro, o merchandising que tamanha exposição propicia. Essa é a proposta do 1º Prêmio Abril de Personagens, lançado oficialmente esta noite no Terraço do Edifício Abril, com apoio da ABPI-TV — Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão.

O Diretor do Núcleo Abril Jovem, Dimas Mietto, abriu o evento com um fac-simile de O Pato Donald #1 na mão e um vídeo contando a origem da maior editora da América Latina, desde o anúncio feito nos bondes de São Paulo do lançamento do gibi do Pato. A ênfase foi a aposta de seu fundador Victor Civita nas revistas em quadrinhos. Na tela, capas históricas de gibis Disney (Zé Carioca, Mickey, Margarida, Peninha, Almanaque do Mancha Negra, fascículo #1 do Grande Almanaque Disney, entre outras, entremeadas por edições recentes) e grande destaque para a Turma da Mônica (Cebolinha, Pelezinho, Chico Bento, Almanaque do Bidu, a própria Mônica #1...), além de flashs de capas diversas de gibis infantojuvenis, como Senninha, Pica-Pau, Hanna-Barbera etc.

A inscrição dos interessados, do próximo dia 27 até 24 de outubro, terá que ser acompanhada por descrição do projeto, dos personagens e de três argumentos de HQs. Todos os requisitos técnicos e orientações já estão disponíveis no site do evento. Denota-se, de imediato, a seriedade e o profissionalismo com que a premiação será conduzida, de ambos os lados.

Os três melhores trabalhos serão publicados na Internet para apreciação pública. Depois, mais HQs serão produzidas (com a editora já pagando pela cessão dos direitos autorais), e haverá avaliação popular — um dos itens determinantes na decisão da Comissão Julgadora que definirá o vencedor. A divulgação será feita no dia 20 de dezembro.

O desenrolar dessa iniciativa será noticiada pelo Planeta Gibi. Acompanhe-nos.

10 comentários:

  1. Grande iniciativa. Tenho pra mim que este é um primeiro passo para o retorno da produção nacional de quadrinhos Disney. Quem sabe...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é uma grande iniciativa, mas tem gente que reclama tanto que as editoras não abrem as portas que quando abrem eles dizem que é enrolação. dá pra entender? Bem, eu estou nessa mas não sei se vai dar pra competir com Xaxado, Cabeça Oca, Gabi e outros que tem por aí. quem sabe...

    ResponderExcluir
  3. Edson, a ideia da Abril é tornar o prêmio periódico. Portanto, sendo bensucedido, oportunidade não deverá faltar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente? esperava mais badalação sobre esse assunto. Os blogs referente ao concurso estão super fracos quase zero de debates, acho que a galera foi pega de surpresa nessa todo mundo sem material pra enviar, claro que não é o meu caso eu tenho tudo já pronto e registrado, mas uma grande leva de gente não. E sobre eles fazerem todo ano, vai ser ótimo sim mas com certeza deve mudar a classificação d eestilo e idade do publico alvo, cabe a galera se preparar desde já né?

    abração a todos do Planeta Gibi. E por falar nisso, no Japão eles tem o Mangá, no EUA o Comics e no Brasil nós temos o GIBI.
    Gibi é o nosso estilo.

    ResponderExcluir
  5. Estava comentando sobre isso (falta de badalação) hoje mesmo. Mas e os profissionais, será que não se empolgaram com a proposta?

    ResponderExcluir
  6. Não sei quanto a eles, mas eu gostei bastante, estou preparando meu material com muito cuidado e dedicação e acredito que essa é a oportinudade que estava faltando no mercado.

    abraços

    Edson D´Car

    ResponderExcluir
  7. Eu pessoalmente quase caio da cadeira com a notícia. Muito boa mesmo. Parabéns Abril. Quando eu era garoto, cheguei a criar alguns personagens e a fazer gibis que vendia entre os amigos (entre 1986 a 1996 aproximadamente). Mas foram inspirados nos personagens Disney. Gostaria de participar, mas tenho receio de não aceitarem por isso, apesar de meus personagens terem características bem diferentes.Se eu participar, realmente será um sonho de criança que se concretizará...

    ResponderExcluir
  8. O sonho é pra todos Alan, meu estilo também tem influencia Disney. Vá a luta quem sabe...
    Mas lembre-se, sonho é sonho a realidade é outra. Compromisso e seriedade.

    ResponderExcluir
  9. Finalmente enviei meu projeto, agora é muita oração.
    abração a todos

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.