' '

10 de ago de 2010

Lançamentos Disney italianos com HQs brasileiras

Por E. Rodrigues

I Classici Disney #402 republica a HQ brasileira As Aventuras de Pena Gulliver. Infelizmente, qualidades de impressão e encadernação são tão ruins que nos desestimulam de tentar um scan bacana (a edição é de maio, e chega em breve a algumas bancas de São Paulo). Já Paperino #362 (deste mês) traz  Apostando no Futuro, com Prof. Pardal, também da década de 1980 e desenhada por Irineu Soares Rodrigues, como Pena Gulliver


As Aventuras de Pena Gulliver é uma daquelas histórias estreladas por Peninha que satirizam eventos históricos ou literários. Foi produzida no auge do sucesso de Biquinho e estreou em Peninha #17 (20/abr/83), com republicação em Edição Extra #185 As Mil Faces de Peninha (abr/89). Na Itália, saiu primeiro em Topolino #1785 (11/fev/90).

O inusitado da publicação dessa HQ em I Classici Disney é que, diferentemente do que possa sugerir o título da publicação mensal italiana, não há ali nenhuma história de medalhões americanos, por exemplo. A frequência é de 100% histórias italianas e relativamente recentes, da década de 1990 para cá.

Nem sempre foi assim. No passado, Classici mesclava quadrinhos italianos com brasileiros e americanos, por exemplo. O título começou em jan/77 como uma espécie de Disney Especial, temático. Mas esta ideia foi abandonada a partir da edição #186, de mai/92.


A última vez que I Classici trouxe uma HQ não-italiana foi há três anos. E coincidentemente outra brasileira, de Zé Carioca (na edição #366, de mai/07, com O Malandro Gourmet, desenhada por Fernando Bonini e publicada originalmente em Zé Carioca #1772, de 21/mar/86).

O Planeta Gibi não vende esse título porque, tirando as belas ilustrações de capa (cartonada, e sempre com fundo branco), não há muitos atrativos. Ainda assim, colecionadores interessados podem encomendá-lo via 'Fale Conosco'.

Quanto a Paperino, é comum este gibi italiano do Pato Donald trazer quadrinhos brasileiros, sobretudo com Peninha, mas havia alguns meses que isso não ocorria. Por sinal, tirando as HQs inéditas de abertura (dinamarquesas ou italianas), o gibi é sempre preenchido com republicações. Paperino não é distribuído no Brasil.


Fonte de indexação: Inducks.


Clique aqui para comprar Topolino em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop. Clique aqui caso queira solicitar alguma edição não cadastrada no site.

2 comentários:

  1. Linda capa..ótima para uma Tio Patinhas aki no Brasil,se é que essa acima já foi publicada ainda,hehe..não sei...:p

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ver o Peninha na capa de alguma revista. Nem que seja na capa de uma revista de segunda mão. Aliás, ele vem conseguindo cada vez mais destaque nos EUA, apesar da 'barreira' imposta pelos fãs malucos de Barks/Rosa.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.