' '

28 de ago de 2010

Exposição Mônica: A Criação do Personagem Brasileiro

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Sabe aqueles gibis da Mônica, do Cebolinha e do Pelezinho publicados na Europa e América Latina nos anos 1980, cujas capas só conhecíamos das propagandas dos gibis da Turma, ainda da época da Editora Abril? Pois muitos deles estão agora expostos no saguão do Citibank da Avenida Paulista. E quem passar pelo local verá ainda muitos outros gibis raros, painéis e esculturas de Mauricio de Sousa, sem falar do simpático troféu Yellow Kid.


Mônica: A Criação do Personagem Brasileiro fica até 24 de setembro no Espaço Cultural Citi — a galeria do prédio do Citibank que liga a escadaria da Avenida Paulista (nº 1111, Metrô Trianon) à Alameda Santos. Tel. (11) 4009-3000. De segunda a sexta, das 9 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10 às 17h. Grátis.



A Mônica real e a Mônica personagem juntas, para desespero do Cebolinha
Folhinha de S.Paulo #51 — 23/ago/64


Algumas das muitas esculturas da exposição — também catalogadas no volume 2 de História em Quadrões, lançado pela Editora Globo na Bienal de São Paulo 2010



Uma das vitrines com exemplares raros: a gente não sabia que nossos sonhos de consumo Frizz & Friends e Fratz & Freunde tinham lombada quadrada!



Vitrines repletas de edições estrangeiras da Turma. A exposição é imperdível para colecionadores



Dentre as medalhas e placas, o troféu ganho em 1971, em Lucca, Itália: o Yellow Kid. Seria uma réplica?



Gibis raros nacionais? Só nos painéis. Curiosamente, a exposição não tem exemplares originais de Mônica, Cebolinha ou Pelezinho da Editora Abril



Fotos: Rivaldo Ribeiro/Planeta Gibi

2 comentários:

  1. Eu ia fazer um elogio, mas é melhor ficar quieto... nao quero ser mal interpretado, mas vi algo nessa última foto que me deixou tarado.rsrsrs...
    FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  2. Por que não fazem uma aqui no Rio? Por favor!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.