' '

15 de mai de 2010

Folha destaca O Paraíso de Zahra

Por E. Rodrigues

O jornal comics-friendly Folha de S.Paulo novamente dá grande destaque aos quadrinhos. Neste sábado, a capa da Ilustrada é ocupada por O Paraíso de Zahra, HQ online iraniana de cunho político, que ganhará versão em português a partir da semana que vem — e será lançada em livro em 2011, pela Editora Leya.


Os autores da obra mantêm-se anônimos por temerem represálias contra suas famílias. Sob os pseudônimos Amir e Khalil, contam a história da busca por um garoto desaparecido depois dos protestos ocorridos nas eleições iranianas de 2009.

A Folha bem sintetiza o porquê do uso do meio digital para publicação da história: A instantaneidade com que a internet revelou ao mundo o que os aiatolás tentam esconder deu a Amir e Khalil a ideia de criar uma história em quadrinhos que usasse o mesmo recurso para o mesmo fim. No site, eles misturam ficção ao desenrolar das questões sociais e políticas do Irã de hoje.

Todas as segundas, quartas e sextas-feiras um capítulo novo é publicado em http://www.zahrasparadise.com/. Para ler online o texto integral da Folha, que traz ilustrações diferentes das do jornal impresso, acesse http://bit.ly/aFz7yq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.