' '

21 de abr de 2010

As Incríveis Aventuras de Michael Chabon

E. Rodrigues

Em 2000, Michael Chabon lançava o romance The Amazing Adventures of Kavalier & Clay. Em suas mais de 650 páginas, o livro contava a trajetória da dupla criadora do herói de quadrinhos O Escapista. Tudo ficção, porém inserida no contexto da 2ª Guerra e do holocausto — no mínimo. Não à-toa, a obra mereceu o Prêmio Pulitzer de Ficção, como o melhor romance do ano. No Brasil, chegou em 2002 e ainda pode ser facilmente encontrado nas livrarias (Editora Record).


O autor nasceu em 1963 nos Estados Unidos. Escreveu Garotos Incríveis e foi corroteirista de Homem-Aranha 2. Trabalha atualmente na adaptação de dois romances para as telas, a de seu próprio Kavalier & Clay, e na de John Carter of Mars, junto com Andrew Stanton, baseado no romance de Edgar Rice Burroughs — produção Disney que a princípio pensou-se que seria o primeiro filme live-action da Pixar. Ambos devem chegar aos cinemas em 2012.


Feita esta micro-apresentação, voltemos à obra principal de Chabon. Pois foi de um exercício de metalinguagem que O Escapista virou, de fato, história em quadrinhos, numa associação do autor com a Dark Horse, em 2004.

Oito edições trimestrais de The Amazing Adventures of the Escapist foram lançadas, e três encadernados.

Agora, a Devir lança um apanhado de tudo isso. As Incríveis Aventuras do Escapista começa com uma apresentação de Michael Chabon que dá o tom do que virá a seguir. O autor agradece aos dedicados arquivistas da Dark Horse pela coleta e restauração dos originais. Não sem antes "lembrar-se" da primeira vez que viu o Escapista num gibi, "em 1968". E de falar da "pesquisa" que fez para escrever o romance sobre Kavalier & Clay.


Logo depois da HQ que conta a origem do herói — a única escrita por Chabon —, um saborosíssimo texto traça a "história" das HQs de Kavalier & Clay, e do Escapista, claro, desde a Era de Ouro dos Quadrinhos. E nem ligamos que seja tudo inventado, de tão bem escrito.

Sobretudo porque lhe seguem quadrinhos de diversos autores e estilos, reforçando a impressão de terem sido produzidos em diferentes épocas. Eric Wight, Howard Chaykin, Kevin McCarthy & Steve Lieber, Glen David Gold & Gene Colan, Kevin McCarthy & Scott Morse, Brian K. Vaughn & Roger Petersen, Harvey Pekar & Dean Haspiel, Jason Hall & Eric Wight, Chris Offutt & Thomas Yeates...

E a última HQ produzida por Will Eisner, precedida de texto introdutório. Depois, galeria de capas e artes e biografias dos autores.

Por fim, um texto do editor Leandro Luigi Del Manto, fechando com classe um dos mais charmosos lançamentos dos últimos tempos.

As Incríveis Aventuras do Escapista
Devir — 192 páginas coloridas em papel offset — formato 16,5 × 24 cm — R$ 44,50
Vários autores. Capa de Brian Bolland.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.