' '

10 de abr de 2010

Abrale e Mauricio de Sousa: conheça o Projeto Dodói

Por E. Rodrigues

A Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e o Instituto Mauricio de Sousa estão lançando o Projeto Dodói, cujo objetivo é assegurar às crianças em tratamento de linfoma e leucemia melhores condições de convívio com a doença e possibilidades efetivas de cura.

O projeto informa que nos 287 centros onco-hematológicos do Brasil há aproximadamente 10 mil crianças em tratamento. E busca a humanização do atendimento das crianças de 2 a 12 anos de idade portadoras de câncer infantil.

Além das crianças, o Projeto Dodói é voltado também à equipe de enfermagem e ao corpo médico, pois esses profissionais são capazes de influenciar favoravelmente a maneira como os pacientes infantis encaram o mundo durante e após o tratamento, informa o site da Abrale.

Dentre os três kits elaborados pela parceria, há desde bonecos (Mônica e Cebolinha) até estojinho de brinquedos médicos, textos orientativos para a equipe médica, duas revistas de atividades e passatempos e três gibis com "histórias sugestivas sobre a situação de adoecimento e internação".

Para o gibi especial, o Instituto Mauricio de Sousa criou dois personagens, Maria, que tem linfoma, e Sol, que recebe tratamento contra leucemia. Ambos surgem em HQ com a Turma da Mônica, e segundo entrevista concedida por Mauricio à Folha de S.Paulo, não há planos para que apareçam nas revistas de linha da Turma, mas a ideia tampouco está descartada.

As empresas e pessoas físicas que quiserem colaborar com o Projeto Dodói podem entrar em contato com a Abrale pelo telefone (11) 3149-5190, com Roberta Bayeux, ou escrever para abrale@abrale.org.br .

O trabalho voluntário também é apreciado e buscado pela associação. Profissionais como psicólogos, tradutores, prestadores de serviços em geral, monitores de atividades, professores... quem tiver uma proposta de atividade pode entrar em contato pelo mesmo telefone.


Muito mais informações e detalhes podem ser obtidos no site da Abrale.

Um comentário:

  1. Estou adorando participar do projeto Dodói, assim eu explico p meus amiguinhos como devem tratar melhor quem tem leucemia e linfoma.Thaís Gabrielle Lima Moura (Hospital Infantil Darcy Vargas)

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.