' '

24 de mar de 2010

Gibis Promo Mauricio: Chico Bento em "Viva a Terra"

Por José Rivaldo Ribeiro

Os atributos dos principais personagens de Mauricio de Sousa sempre renderam boas revistinhas promocionais. E isso acontece desde sempre, ou melhor, desde a já remota década de 1960.

A "revista" promo de Mauricio mais antiga de que temos notícia foi o tabloide Coopercotia — Cooperativa Agrícola de Cotia, do Estado de São Paulo. Suas páginas traziam dicas, informações e assuntos diversos ligados à terra, com Chico Bento e amigos.

Ainda como coadjuvante, Chico dava seus primeiros passos em tirinhas e era motivo de chacota para os amigos Hiroshi e Zezinho — hoje Hiro e Zé da Roça. Naquela época, Chico era com frequência taxado de burro e caipira bobão, e chegou a apresentar uma namorada feia de dar dó — isso porque a Rosinha ainda não havia sido criada.

Coopercotia tinha periodicidade mensal, com distribuição gratuita em São Paulo.


Depois, vieram as revistas promo, encomendadas por empresas, instituições ou pelos governos, na maioria das vezes com um dos personagens da Turma no papel principal.

E já que a temática principal desses gibis costuma ser a divulgação de produtos e serviços, onde se encaixaria o caipira Chico Bento, que mora num sítio, no meio do mato?

De fato, não há muitas revistas promo com Chico Bento como estrela principal. Na rara Leite B, por exemplo, que se passa no campo, criou-se personagens especialmente para aquela edição (pelo menos, não temos notícia de quem tenham aparecido em outra história — leia nosso post sobre aquele gibi super raro).

Apesar disso, conhecemos pelo menos duas edições com Chico, ambas ligadas à temática rural, claro.


Bem raras e bastante disputadas pelos colecionadores, são do final da década de 1980, publicadas e distribuídas no Estado de São Paulo: Chico Bento em Viva a Terra e Chico Bento – Banco Bamerindus.

Viva a Terra foi encomendada pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. O gibi traz uma HQ — inédita, certamente — ocupando 18 de suas 20 páginas de papel offset. Não há indicação de data.

Na historinha, o agrônomo Pereira vai ao sítio de Nhô Bento e de seus vizinhos dar explicações sobre cuidados com a terra e com os leitos dos rios, para que permaneçam limpos e produtivos.

Oportunamente falaremos do outro gibi estrelado por Chico. Acompanhe-nos.

4 comentários:

  1. Bons tempos de Turma da Mônica até o final dos anos 80. Pode-se dizer que os melhores desenhistas eram daquela época.

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão Lucrécio. A Turma da Mônica dos anos 80 (lê-se Editora Abril) não tem pra ninguém. Enquanto que atualmente...

    ResponderExcluir
  3. Tb gosto muito da época da Abril, mas há hoje ótimos desenhistas e roteiristas na MSP.

    ResponderExcluir
  4. mt bom mesmo faziamos trabalho na escola sobre como cuidar da terra e tudo mais era muito bom

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.