' '

13 de mar de 2010

Folha presta extensa homenagem a Glauco

Por E. Rodrigues

A edição de hoje da Folha de S.Paulo é especial. O jornal presta uma homenagem a seu cartunista Glauco em todas as páginas onde isso seria possível. E completa com um caderno especial de 6 páginas, repleto de informações sobre o artista, morto ontem. 

Na parte nobre do jornal, o espaço em branco no lugar onde costumeiramente Glauco publicava sua charge política. A ilustração da seção Tendências/Debates também ficou vazia. O colunista Fernando de Barros e Silva e um dos editoriais falam de Glauco, assim como quase todas as cartas dos leitores.

Na Ilustrada, nenhum quadrinho, nem a ilustração da coluna de José Simão, muito menos Laertevisão. Na última página do caderno, a coluna de Drauzio Varella também margeia enorme vazio.

A capa do caderno dedicado ao cartunista.

Dentro, Laerte e Angeli ilustram e falam sobre a perda do amigo.

Muitas frases do passado, de e sobre Glauco, e um texto de Gonçalo Junior. Laura Mattos fala sobre Raoni.

A última página do caderno traz trabalhos fundadores e marcantes de Glauco. Matinas Suzuki Jr., ex-editor-executivo da Folha, faz análise do trabalho do cartunista.

Os assinantes do UOL (ou do jornal, claro) podem acessar o conteúdo digital completo no site do períódico. Mas um documento desses bom mesmo é ter impresso, para guardar com carinho.

4 comentários:

  1. Muito merecido! Parabens à Folha, e obrigado ao Planeta Gibi por compartilhar as imagens...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei chocado quando vi a notícia, ontem. Com certeza uma grande perda para os quadrinhos nacionais!

    ResponderExcluir
  3. Hoje (terça-feira) saiu o Gibi do Glauco na Folha. Outra grande homenagem!

    ResponderExcluir
  4. É verdade. E por acaso, bem no dia em que um banco decidiu dar de presente aos assinantes do Estadão um exemplar da Folha (e vice-versa). Então os assinantes do outro jornal também ganharam!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.