' '

30 de set de 2009

Ivan Saidenberg

Por E. Rodrigues e José Rivaldo Ribeiro

Difícil calcular a imensa quantidade de brasileiros que não tenha dado alguma vez na vida boas gargalhadas com algum trabalho de Ivan Saidenberg. Pois esse foi o autor de centenas e centenas de roteiros de histórias em quadrinhos produzidos pelos Estúdios Abril, desde o início da década de 1970 até meados dos anos 80.

De Zé Carioca a Superpateta, de Tio Patinhas a Mickey, de Esquálidus a Zorro, teve seus textos ilustrados por artistas como Canini, Herrero, Moacir Soares, Roberto Fukue, Rodolfo Zalla e muitos outros.



Um dos melhores gibis brasileiros já publicados foi todo escrito por ele: a Edição Extra onde surgiu o Morcego Vermelho (mai/73). E também é dele a autoria do Pena Kid, personagem "criado" por Donald e Peninha para ocupar espaço no jornal A Patada, que depois levaria a criação de tantas outras variantes do amalucado primo do Donald. Apenas para ficar em dois exemplos de sua criatividade.

Podemos encontrar suas HQs todos os meses, praticamente, republicadas em Zé Carioca. Recentemente, Quadrinhos e Adivinhos (a estreia de Pena Kid) saiu em Disney Big #2, e muitas outras criações suas acompanhamos nas páginas de Aventuras Disney, dentro do trabalho de recuperação dessas gemas da HQ Brasileira promovido por Paulo Maffia.

Ivan Saidenberg morreu hoje, de complicações do diabetes e insuficiência arterial. Sua obra, no entanto, inquestionavelmente o eterniza.

29 de set de 2009

Da redação da Patranha

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Up — Altas Aventuras: Livro de Atividades, da Disney-Pixar, já chegou no Planeta Gibi Comic Shop. Tem quadrinhos, passatempos, curiosidades e jogos.

Também já tem Saiba Mais! com a Turma da Mônica #25: Meios de Comunicação, Turma da Mônica Uma Aventura no Parque #33, Coleção Histórica Turma da Mônica #13...

E os caprichados especiais Romeu e Julieta, MSP50 Capa Cartonada, MSP50 Capa Dura, Bidu 50 Anos que traz um formidável fac-simile da raríssima edição #1 de Bidu, da Editora Continental, de 1960.


Da Online Editora, já disponíveis também Star Wars #9 e Ben 10 #2.

Com um pouco de atraso da Panini, também chegou na nossa comic shop as edições de agosto de Scooby-Doo! e de Tom & Jerry. Números 59 e 39, respectivamente.
Luluzinha Teen #5 sairá ainda nesta semana.
A versão brasileira e adolescente dos personagens criados por Marge e eternizados por John Stanley entram em sua 'segunda temporada'.
E o primeiro episódio traz a 'participação especial' da banda Forfun.
E Luluzinha Teen Número Zero? Você já tem? Veja a capa acima. O gibi contém a introdução mostrada em Luluzinha Teen #1, porém toda colorida. Item recomendado para colecionadores.

Marvel: se você não encontrar cadastrado na loja, consulte-nos por email — vale a pena, são os melhores preços do mercado: Homem-Aranha, Marvel Millennium, Marvel Max, Wolverine, X-Men, X-Men Extra...

E DC Comics também: Batman, Superman, Novos Titãs, Liga da Justiça, os especiais Universo DC Começa a Crise Final, Arqueiro Verde Ano Um, Questão a Bíblia do Crime... as minisséries Planeta dos Condenados, Batman o Submundo de Gotham...
E temos as últimas unidades dos especiais de capa dura Coringa e Batman a Piada Mortal. Não vai se arrepender depois!

Enquanto isso, nas bancas de São Paulo... Esta semana sairam Topolino #2795, com Indiana Pateta, e 2796, com Tio Patinhas numa aventura da série Os Mágicos de Mickey. I Classici Disney #391 chegou com republicações de HQs exclusivamente italianas. Da França, Picsou Magazine #447 veio com muito Carl Barks, como é de costume neste gibi formato magazine.

28 de set de 2009

As HQs de Don Rosa no Brasil (1)

Por José Rivaldo Ribeiro

Hugo Keno Don Rosa dispensa apresentações. É considerado por grande maioria dos leitores o melhor roteirista/desenhista dos patos, depois de Carl Barks.

Debutou em abril de 1987 com a histórica HQ The Son of the Sun, na edição #219 da revista americana Uncle Scrooge. A partir daí foi um sucesso atrás do outro.

O Planeta Gibi Blog começa aqui um guia especial de todas as HQs publicadas no Brasil deste grande Mestre Disney. Os posts serão semanais, com cinco obras cada, seguindo a ordem cronológica oficial.

1
The Son of the Sun
publicado originalmente em Uncle Scrooge #219 (abr/87, EUA)
No Brasil: O Filho do Sol
Mestres Disney #1 (mar/05)


2
Nobody's Business
publicado originalmente em Uncle Scrooge #220 (mai/87, EUA)
No Brasil: Patos de Negócios
Mestres Disney #1 (mar/05)

3
Mythological Menagerie
publicado originalmente em Walt Disney's Comics and Stories #523 (jul/87, EUA)
No Brasil: Bicharada Mitológica
Mestres Disney #1 (mar/05)

4
Recalled Wreck
publicado originalmente em Walt Disney's Comics and Stories #524 (ago/87, EUA)
No Brasil: O Desmanche do Carango
Mestres Disney #1 (mar/05)

5
Cash Flow
publicado originalmente em Uncle Scrooge # 224 (set/87, EUA)
No Brasil: Fortuna Flutuante
Tio Patinhas #291 (ago/89)
Mestres Disney #1 (mar/05), como Fortuna Deslizante

Os leitores brasileiros tiveram que esperar quase dezoito anos para poderem se deleitar com as histórias de estreia de Don Rosa na língua pátria. A série Mestres Disney foi honrosamente inaugurada justamente com a publicação dessas pérolas dos quadrinhos Disney.

Fortuna Flutuante, publicada com apenas dois anos de diferença da original, passou despercebida por aqui. Foi recebida pelos leitores como uma história qualquer. Afinal, quem no Brasil conhecia Don Rosa em 1989?


Fonte: Uncle Scrooge Adventures in Color by Don Rosa #1 a 4

Clique aqui para comprar HQs de Don Rosa em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

23 de set de 2009

Up em figurinhas e em quadrinhos também!

Por E. Rodrigues

Publicado originalmente em 3/9/9.
Atualização: informações e capa do Livro de Atividades.


No início de setembro, a Abril lançou o álbum de figurinhas do novo longa da Disney-Pixar: Up — Altas Aventuras, que estreou no Brasil no último dia 4 e já contabiliza mais de 1 milhão de espectadores por aqui.

E atenção Colecionadores de Quadrinhos Disney: nos próximos dias a editora lançará outra publicação temática: o Livro de Atividades Up — Altas Aventuras, com quadrinhos, passatempos, ficha dos personagens e jogos. Esquilo!

Turma da Mônica Jovem #14

Frente e verso de Turma da Mônica Jovem #14, à venda nos próximos dias.


Clique aqui para comprar Turma da Mônica Jovem em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

21 de set de 2009

HQ memorável de Tex volta às bancas

Por José Rivaldo Ribeiro

Em ago/96, a Editora Globo lançou um gibi chamado Almanaque do Faroeste, um reprint do italiano Almanacco West, de 1996 (o terceiro de uma série anual, sem numeração de capa).

Almanaque do Faroeste veio com 180 páginas, formato italiano, em preto e branco, com a aventura O Matador de Índios — roteiro de Nizzi e arte de Venturi. Apesar de trazer um "número 1" impresso na capa, o título parou por aí mesmo.

Por qualquer motivo, o gibi acabou se tornando um dos itens mais raros da Bonelli editados pela Globo, o que privou muitos leitores de desfrutar de uma das melhores HQs já produzidas com o ranger, sem exageros.

Esta situação acaba de mudar: a Mythos Editora acaba de lançar Almanaque Tex #38, que traz exatamente a citada HQ. Imperdível para fãs e uma ótima porta de entrada para quem ainda não conhece o universo Bonelli.

Clique aqui para comprar os gibis do Tex e todos os outros lançamentos da Bonelli Comics com 20% de desconto em nossa loja virtual, Planeta Gibi Comic Shop.

18 de set de 2009

Dicas deste Planeta!

A comunidade Quadrinhos Disney! do Orkut está a cada dia mais movimentada. Quem entra lá tem diversão e troca de informações garantidas! Pessoal despretensioso e participativo. Confira todos os dias. São 2087 membros e contando!



No Cambuci, cidade de São Paulo, acontece o 2º Mercado de Pulgas, promovido pelo site Guia dos Quadrinhos. É daqui a pouco, hoje, agora: sábado, dia 19, das 11 às 17h, no salão ao lado da livraria Terramedia. Fica na Teodureto Souto nº 624. Paralela à avenida Lins de Vasconcelos. Quem não tem carro pode ir de metrô até a Vila Mariana e pegar qualquer ônibus que desça a Lins.

Na primeira edição do Mercado, muitas oportunidades de negócios, muito bate papo com colecionadores e, claro, também com o pessoal do Guia. Rua tranquila, salão espaçoso e gente legal.

16 de set de 2009

Disney na Bienal

Por E. Rodrigues

No estande da Editora Abril na Bienal do Rio, uma surpresa: diferentemente do que ocorreu no ano passado na Bienal de São Paulo, a editora está expondo muito bem os gibis Disney. Estão lá todos os gibis deste mês, incluindo as edições extras e DuckTales: A Odisseia do Ouro.

Só não tinha ainda Dinastia Pato, cujo lançamento é esperado para a próxima segunda. Hoje a editora divulgou a capa do volume 2 (clique na imagem para ampliar). Quanto à distribuição, a Dinap divulgou que será nacional, assim como DuckTales. Vamos ver.

Clique aqui para comprar os gibis Disney em nossa loja virtual Planeta Gibi Comic Shop.

15 de set de 2009

Tex, um Gigante na Editora Globo

Por José Rivaldo Ribeiro

Em setembro de 1988, por ocasião dos 40 anos do seu mais ilustre personagem, a Sergio Bonelli Editore lançou o mítico Albo Speciale per i 40 Anni di Tex, Il Grande!

Aqui no Brasil, simultaneamente, a Editora Globo lançava a Edição Especial - 40 Anos de Tex, O Grande!, milagrosamente com o mesmo conteúdo do original. Um fato relevante, já que a editora costumava talhar as HQs do ranger para também encaixar suas propagandas nas 116 páginas da revista. Enfim, os texmaníacos tinham uma extensa matéria com informações e curiosidades sobre Águia da Noite e seus criadores, sem contar a surpreendente e fascinante HQ de Nizzi e Buzzelli, que prende o leitor do primeiro ao último quadrinho.

A edição passou a ser referida pelos colecionadores como 'o especial da Globo', já que em 1980 a Editora Vecchi também lançara o seu, o imbatível e megarraro Tex Especial - O Ídolo de Cristal, sonho de consumo de muitos colecionadores de Tex.

Na Itália, o formato de Textone é um pouco maior que o adotado no Brasil. Em cada número a SBE convidava um novo artista para ilustrar o ranger e seus pards, dando-lhes traços bem diferentes do habitual.

Em março de 1999, a Mythos relançou a série rebatizando-a de Tex Gigante, dessa vez com numeração sequencial.

Diferentemente da editora atual, a série da Globo é marcada por curiosidades que alguns colecionadores desconhecem.

Muitos afirmam que foram lançados cinco álbuns. Outros dizem que seis é a conta exata. Blogs, sites, fanzines e livros nunca mencionaram todos (até agora). Seja como for, a coleção completa é formada por sete edições.

Talvez a confusão exista por causa de duas HQs que foram reeditadas ainda naquela editora. Mas o que ajuda de fato a deixar a coleção confusa é a ausência de numeração em capa. Tex, O Grande! então foi reeditado em julho de 1998 para as comemorações dos 50 anos do ranger, com a mesma capa, texto atualizado e notáveis diferenças. Para muitos leitores essa edição é um daqueles gibis lendários, inventados por alguns aficionados. O mesmo acontece com a também misteriosa e intrigante A Marca da Serpente, reeditada em seguida.

Relação completa:

1 - Tex, O Grande - 40 Anos (set/88)
2 - A Marca da Serpente (ago/93)
3 - O Grande Roubo (jul/94)
4 - Arizona em Chamas (jul/95)
5 - O Vale do Terror (out/96)
6 - Tex, O Grande - 50 Anos (jul/98)
7 - A Marca da Serpente (set/98)


As sete capas dos especiais da Globo.





Desde 1999, quando adquiriu os direitos da Bonelli no Brasil, a Mythos Editora vem fazendo um trabalho primoroso com as publicações da revista Tex. Todas as edições mencionadas acima foram também relançadas na série Tex Gigante.

12 de set de 2009

Superpato Especial: quase lá

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Paulo Maffia, editor dos quadrinhos Disney no Brasil, informou há pouco que há 90% de chances de um especial pelos 40 anos de Superpato chegar às bancas ainda este ano. A edição seria exatamente nos moldes do recém-lançado DuckTales — A Odisseia do Ouro (leia mais aqui). Ou seja, excelente acabamento gráfico, com lombada quadrada, capa cartonada e 196 páginas ultrabrancas. Essa edição incluiria O Diabólico Vingador, a HQ de origem de nosso (anti) herói, sem cortes.

Especiais e Superpateta

Aliás, Maffia disse que a Abril pretende emplacar mais dois ou três especiais semelhantes, e talvez até criar uma linha de edições desse tipo para o ano que vem. E uma delas seria dedicada a Superpateta, contendo numa mesma edição todas as HQs que contam sua origem.

Pato Donald: 60 anos do gibi

E por falar em 2010, não poderia ser esquecido o aniversário de 60 anos da própria Abril e de O Pato Donald. Maffia reafirmou o carinho que a editora tem pelos quadrinhos Disney, por serem essas publicações a aposta que o fundador Victor Civita fez para construir seu império no Brasil. E esse carinho deverá ser traduzido em uma especial homenagem, incluindo a provável reedição de O Pato Donald #1 (o que aconteceu pela última vez dentro do encadernado Anos de Ouro do Pato Donald, em 1988. E, antes disso, por ocasião da comemoração dos 50 anos de criação do personagem, em 1984).

Dinastia Pato

Quanto à republicação da saga de História e Glória da Dinastia Pato, que deveria ter chegado às bancas nesta semana, fomos informados que um atraso na parte gráfica levou ao adiamento do lançamento para o próximo dia 21. Um adendo nosso: Dinastia Pato, assim como DuckTales, terá distribuição setorizada.

Gibis Disney para todos os bolsos

Em relação ao futuro dos quadrinhos Disney no Brasil, Maffia disse que teremos muitas novidades para o ano que vem, e que os gibis de R$ 1,50 — os especiais de férias e extras — continuarão a ser publicados porque a editora não quer deixar de lado os leitores com menos condições de comprar os gibis mensais.

Mickey de outubro

O editor também falou da edição do mês que vem de Mickey, que trará a HQ publicada há pouco no italiano Topolino #2799 (já falado pelo Planeta Gibi Blog aqui).

Clique aqui para comprar os gibis Disney em nossa loja virtual Planeta Gibi Comic Shop.

10 de set de 2009

DuckTales Especial — Preview

Por E. Rodrigues

DuckTales: Os Caçadores de Aventuras — A Odisseia do Ouro, a aguardada edição especial sobre a qual falamos primeiro aqui, será finalmente lançada pela Editora Abril na próxima semana.


O gibi tem 196 páginas imaculadamente brancas, de qualidade semelhante à do papel usado pela Disney Italia em Topolino, o que resulta numa impressão em cores vibrantes e contraste perfeito. A capa é cartonada, como a de Disney Big. A lombada é quadrada — como não poderia deixar de ser, para esta quantidade de páginas e para este formato (13,4 x 19cm). São R$ 8,95 muito bem pagos, portanto.


A edição contém a saga completa A Odisseia do Ouro e a HQ bônus Ratos e Patos. Clique na figura acima para visualizar os detalhes — aliás, clique em qualquer figura deste post para vê-la em tamanho gigante.
A Odisseia do Ouro foi publicada no Brasil pela primeira vez há 8 anos, em capítulos mensais no gibi Tio Patinhas, entre as edições #435 e 441. A minissérie saiu originalmente em 1991 na americana DuckTales, da Disney Comics, também em capítulos mensais. No ano passado, ganhou um volume luxuoso pela Gemstone — cuja arte da capa, de Jukka Murtosaari, é a mesma de nossa orgulhosa edição.

Nesta aventura, Tio Patinhas, Capitão Bóing, Huguinho, Zezinho e Luisinho partem para uma aventura em busca de um asteróide de ouro.


Ratos e Patos é uma das HQs que Daan Jippes desenvolveu a partir de uma ideia original de Carl Barks. Foi publicada originalmente na tríade Donald Duck & Co (Noruega), Kalle Anka & C:o (Suécia) e Anders And & Co. (Dinamarca) #2002-39, em setembro de 2002. No Brasil, estreou em Tio Patinhas #453 (abr/03). Aqui, o pato ricaço enfrenta um impertinente e inteligente rato em sua caixa forte. Outra versão dessa HQ foi publicada em Tio Patinhas #490 (mai/06), com roteiro de Geoffrey Blum a arte de Massimo Fecchi.
Clique aqui para comprar os gibis DuckTales em nossa loja virtual Planeta Gibi Comic Shop.

Chegaram no Planeta Gibi

Já disponíveis em nossa loja virtual, Planeta Gibi Comic Shop. Clique nas capas para acessar.




















A Turma do Arrepio #3
Editora As Américas

36 páginas — formato Pato (13,5 x 21cm) — R$ 3,50



















Sonic X #2
OnLine Editora
36 páginas — formato Pato (13,5 x 21cm) — R$ 2,99


Tio Patinhas #530
Editora Abril
84 páginas — formatinho — R$ 4,95

Em breve:

Almanaque Historinhas de Duas Páginas #4
Panini Comics
84 páginas — formatinho — R$ 4,50

9 de set de 2009

Uma vez Flamengo...

Por E. Rodrigues

Depois da edição do Corinthians, Ziraldo lança outro livro em referência a clube de futebol: O Mais Querido do Brasil em Quadrinhos conta a história do Flamengo em 112 páginas, formato álbum (19 x 27,5cm), a R$ 25,00. Publicado pela Editora Globo, este é o 17ª volume da Coleção Ziraldo.
E atenção: a edição homenageando o São Paulo deve sair assim que o time se sagrar heptacampeão do Brasileirão, em dezembro próximo.

E finalmente Pateta Extra #1

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Pateta Extra #1 chega às bancas para completar a série, que também tem Tio Patinhas Extra, Pato Donald Extra e Mickey Extra, todos na edição #1.
Esses gibis, com 36 páginas cada, em formatinho, por apenas R$ 1,50, serão semestrais. As edições de número 2, ou seja, só sairão em março do ano que vem. Antes disso, porém, os leitores Disney esperam ver nas bancas as edições de férias, em dezembro.
Pateta Extra #1 está tão caprichado quanto os demais: duas HQs brasileiras, uma delas com Superpateta, e duas americanas, de Tony Strobl e Paul Murry.