' '

30 de jul de 2009

Ben 10 em quadrinhos

Por E. Rodrigues


Até que demorou. A On Line Editora acaba de lançar o gibi Ben 10, engrossando a linha de suas publicações com o personagem — almanaques e revistas de atividades, álbuns de figurinhas, revistas-pôsteres e revistas para colorir.


O gibi segue a linha, digamos, 'quadrinho-fotograma' já vista em outros títulos da própria editora, como Padrinhos Mágicos, Powerpuff Girls, Princesas do Mar e Moranguinho, e que foi copiada pela Deomar Editora em Pica-Pau e Max Steel. Por sinal, das HQs da On Line, apenas Star Wars e o recém-lançado Sonic X são mesmo HQs convencionais. Até janeiro último, a editora publicava também, nesses moldes, O Pequeno Ninja (não há anúncio oficial de que tenha sido cancelado, a propósito).


Ben 10 tem 36 páginas coloridas em formato Pato, por R$ 2,99.


Clique aqui para comprar Ben 10 em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

29 de jul de 2009

Vem aí um DuckTales especial com 196 páginas!

Por E. Rodrigues

A Editora Abril vai lançar em breve um especial DuckTales em Quadrinhos, com 196 páginas. A informação é de Paulo Maffia, editor dos gibis Disney.

Com a reprise da série animada homônima na Tv Globinho, surgiram os pedidos de republicação das HQs que tanto sucesso fizeram no final da década de 1980 e início de 90.

Na oportunidade do lançamento, haverá aqui um post especial sobre todos os gibis DuckTales lançados no Brasil, com muitas curiosidades. Por enquanto, ficamos aqui com uma edição pouco conhecida dos leitores e colecionadores. Trata-se de uma revista em formato magazine, com passatempos e brincadeiras.

Donald volta a ser publicado nos EUA. Tio Patinhas também.

Por E. Rodrigues

Donald Duck And Friends #347 — capa provisória

Depois de quase três anos fora de circulação, o gibi Donald Duck voltará às bancas norte-americanas, conforme o Planeta Gibi já havia deduzido aqui.

A edição de reestreia, #347, traz as aventuras do agente Donald Duplo e já está em pré-venda por $ 2.99 — para as já habituais 24 páginas dos gibis da Boom! Studios. Tem previsão de lançamento para o dia 28 de outubro. Assim como...

Ilustração que acompanha a divulgação de Uncle Scrooge #384

...Tio Patinhas! que não precisou esperar tanto para ter seu gibi de volta, já que foi em novembro passado que saiu pela última vez (pela Gemstone. Na verdade, novembro foi a data de capa, porque a revista só foi vendida semanas depois). Também com decepcionantes 24 páginas, o texto de divulgação diz que o gibi trará aventuras nunca vistas nos EUA. A capa provisória não diz muita coisa, mas a ilustração não é italiana (bem, talvez isso já seja alguma coisa).

Walt Disney's Comics And Stories #700, pela Boom! Studios

E entrou em pré-venda Walt Disney's Comics and Stories #700, com Ultraheroes na capa. Ou seja, nada de especial nesta edição, diferentemente do que planejava a Gemstone, editora anterior dos quadrinhos Disney nos EUA.

Walt Disney's Comics And Stories #700, pela Gemstone, que nunca verá a luz do dia

Veja toda a listagem de lançamentos programados da Boom! Disney aqui.

26 de jul de 2009

Mônica aos 40 — Exclusivo na Folha

Por E. Rodrigues


A casa onde começou a história da Turma da Mônica finalmente prestou homenagem aos 50 anos de carreira de Mauricio.

A Folha de S.Paulo deste domingo traz na capa da Revista da Folha uma ilustração exclusiva de Mônica, projetada para seus 40 anos, anunciando a reportagem A Dona da História — Como Mônica e seus irmãos se tornaram a fonte de inspiração para os personagens de Mauricio de Sousa.

Com bela diagramação e fotos, este suplemento torna-se, desde logo, item de colecionador.

Detalhe que pode passar despercebido para muitos: na página do índice, a reprodução da primeira tira de Bidu, de 18 de julho de 1959, informa que ela foi publicada na Folha da Tarde, e não na Folha da Manhã, como repetidamente divulga-se na mídia.

Esses jornais, mais a Folha da Noite, foram fundidos em um único, a Folha de S.Paulo, em 1º de janeiro de 1960.

Fotos: Paulo Pampolin

24 de jul de 2009

Chegaram no Planeta Gibi...

A Turma do Arrepio #2
Cesar Sandoval
Editora As Américas

Jul/09
36 páginas coloridas
Formato 15 x 21,5cm

Nesta edição: A HQ Quem me descola uma Red Cola abre o gibi, que apresenta outras três HQs, uma tirinha e alguns passatempos.














Scooby-Doo! Especial #2
Hanna-Barbera
Panini Comics
Jul/09
52 páginas coloridas
Formato Magazine
Nesta edição: quatro HQs em 24 páginas e diversos passatempos, bem caprichados.
















Sonic X #1
Sonic Project
OnLine Editora
Jul/09
36 páginas coloridas
Formato 13,5 x 21cm
Nesta edição: a primeira parte da HQ Economias & Grunhidos, mais passatempos e um pôster nas páginas centrais.

















The Barks/Rosa Collection Volume 3 — Donald Duck Walt Disney
Gemstone Publishing
Set/08
76 páginas coloridas
Formato Americano

Nesta edição: The Golden Helmet, clássico de Carl Barks, e The Lost Charts of Columbus, uma espécie de continuação do clássico de Barks, produzida por Don Rosa. O gibi — raro e esgotado, apesar de recente — traz storyboards das páginas não-publicadas da aventura de Rosa, making of e muitos outros atrativos para colecionadores e apreciadores dos quadrinhos Disney de qualidade.




Coleção Histórica Turma da Mônica #12
Mauricio de Sousa
Panini Comics
Jul/09
Formatinho 13,5 x 19cm
Nesta edição: Kit com a reprodução das edições de número 12 dos gibis Mônica (1971), Cebolinha (1973), Cascão (1983), Chico Bento (1983) e Magali (1989), num total de 244 páginas, mais uma caixa montável. No mês de aniversário de 50 anos do Bidu, era mesmo aguardado que o próprio, finalmente, estampasse a caixinha.






Almanaque Bidu & Mingau #3
Mauricio de Sousa
Panini Comics
Jul/09

76 páginas coloridas
Formatinho 13,5 x 19cm

Nesta edição: Republicação de HQs.


















E ainda:
Almanaque Temático #11 — CebolinhaExtraterrestres
Turma da Mônica Jovem # 12
Saiba Mais! #23 — Folclore
Turma da Mônica — Uma Aventura no Parque #31

E a minissérie:
Max Steel #1
Mattel
Deomar Editora
Jul/09
68 páginas coloridas
Formato 16 X 25cm
Minissérie em quatro edições

23 de jul de 2009

Os Namorados da Tina

por José Rivaldo Ribeiro

Criada em 1964, Tina completa 45 aninhos em 2009, mas com corpinho e aparência de 18.

A receita do sucesso da personagem é simplesmente viver intensamente sua época, sem preconceitos ou preocupações com o que os outros pensam dela. Como toda moça de sua idade, adora se cuidar, não abre mão de sair de casa bem maquiada e, claro, com uma bela roupa para chamar institivamente a atenção dos rapazes (e fazer propositalmente as amigas morrerem de inveja, vai saber?)

Seu verdadeiro namorado: o ciumento Jaime, um rapaz por quem ela se diz apaixonada desde 1975. Ela afirma que ainda sente arrepios com o beijo do belo, mas 'arrepio' também é o que sente só de ouvir a palavra casamento. Mesmo sendo oficialmente o namorado da Tina, ao longo do tempo Jaiminho foi colocado para escanteio. Durante alguns anos o coração da garota bateu mais forte por outros rapazes. Muitos, aliás. E boa parte deles não passava de uma simples HQ. Esse fato acabou dando a Tina a fama de 'namoradeira'.

O Planeta Gibi Blog catalogou até o momento 21 rapazes que já fizeram a jovem suspirar. Seja como for, ter tantos namorados só é possível porque ela está do lado de lá, no fabuloso mundo dos quadrinhos, onde tudo é possível, onde o tempo não passa, onde ela sempre terá 18 aninhos.
Em defesa de Cristina, afirmamos categoricamente que de namoradeira ela não tem nada. A culpa é mesmo dos roteiristas. Afinal, cada novo namorado é como se fosse o primeiro e único.
As décadas de 1980 e 1990 são as campeãs em registros dos pretendentes.

Mas, verdade seja dita, ela sempre demonstra uma quedinha mesmo é pelo Rolo!

20 de jul de 2009

Aventuras Disney: Origens

Por José Rivaldo Ribeiro

Em novembro de 2007, chegava às bancas Aventuras Disney #28 Origens e Histórias de Grandes Astros Disney

O gibi juntava, numa única edição, a comemoração de várias datas importantes do ano de 2007. 

Pateta completara 75 anos em maio (debutou no cartoon Mickey's Revue, ainda com o nome de Dippy Dawg); havia 60 anos que Esquálidus tinha aparecido pela primeira vez (na HQ As Aventuras de Esquálidus, publicada pela última vez no legendário Disney Especial #6 — Os Inesquecíveis, de 1973); Margarida completara 70 anos em janeiro (estreou no cartoon Don Donald, ainda com o nome de Donna Duck); e Huguinho, Zezinho e Luisinho, também (surgiram em 17 de outubro de 1937).


Dentre as nove HQs selecionadas está a primeira aparição nos quadrinhos de um dos mais engraçados e cativantes personagens de Walt Disney, o Pateta. Publicada pela primeira vez em 1933 em tiras dos jornais norte-americanos, Pateta: Cheguei! permanecia inédita no Brasil. 

Já em Férias na Divertilândia, Tony Strobl reúne Capitão Gancho, Margarida, Donald, Gastão, Pateta, Vovó Donalda, Professor Pardal, Huguinho, Zezinho & Luisinho, Mickey, Minnie, Chiquinho e Francisquinho, Bafo de Onça, Pluto, Metralhas, Lobão, Bruxa Malvada e Tio Patinhas. Só mesmo o também 'Homem dos Patos' para juntar tantos personagens Disney de universos diferentes numa mesma (e bela) história.

Enquanto isso, Donald, coitadinho, novamente sofre na tira de Taliaferro. A HQ, de 1937, mostra a chegada dos sobrinhos, que iriam parar nas telas no ano seguinte, quando o trio de pestinhas e sem edicão tira em minutos a paz do pobre pato e boas gargalhadas do telespectador, claro!


Muitíssimo bem elaborada, com textos e curiosidades sobre a trajetória de cada personagem, a revista é uma daquelas para ler, reler e guardar. 

Clique aqui para comprar Aventuras Disney em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

17 de jul de 2009

Classic Uncle Scrooge Character #5: Gastão

Por E. Rodrigues

A Dark Horse divulgou a imagem da 5ª estatueta da série Classic Uncle Scrooge Character. Os personagens anteriores são Tio Patinhas, Donald, Professor Pardal e Maga Patalójika. O próximo, e último, será um dos Irmãos Metralha.





Turma da Mônica — Capas de Julho

Por E. Rodrigues

Divulgadas as capas dos gibis da Turma deste mês. Ficaram faltando apenas as capas de Almanaque Bidu e Mingau #3 e da Coleção Histórica #12. Na verdade, por conta do aniversário de 50 anos do Bidu, amanhã, pensamos que a MSP fosse dar mais atenção ao seu personagem símbolo este mês. O almanaque bem que já poderia ter chegado às bancas, com alusão ao aniversário na capa, e a Coleção Histórica deveria finalmente trazer Bidu na ilustração da caixa. Se a gente fosse exagerado, diria também que nada mais justo se o Almanaque Temático deste mês fosse inteirinho dedicado ao nosso cachorrinho azul (como em Coleção Um Tema Só Bidu 40 Anos, da Globo).













































































16 de jul de 2009

Boom! anuncia edições limitadas a 250 cópias

Por E. Rodrigues
Se você estiver passando pelo stand da Boom! Studios no Comic-Con International San Diego '09 da semana que vem, talvez consiga comprar uma das 250 cópias dos encadernados Cars, The Incredibles ou The Muppet Show que a editora colocará lá à venda. E só lá.

Os gibis de capa dura encadernam as minisséries — lançadas há poucos meses — com ilustrações exclusivas 'que nunca mais serão repetidas'. Bem, depois de lançar cada uma das edições das mínis com um zilhão de capas diferentes, e de já estar em pré-venda nos sites americanos uma edição em capa dura e outra em brochura desses mesmos encadernados, ficamos assustados com a possibilidade da editora repetir esse tipo de, digamos, estratégia com os vindouros lançamentos da Disney-de-verdade.

Capa de Turma da Mônica Jovem #12


Dudu e Dorinha

14 de jul de 2009

Carl Barks, Jack Kirby, John Stanley... juntos

por E. Rodrigues

Em abril de 2010, as livrarias americanas receberão um encadernado para lá de curioso: Golden Treasury of Krazy Kool Klassic Kids' Komics, da IDW.

Numa só edição, artistas de variadas vertentes, em mais de 300 páginas e com capa dura. O texto de divulgação informa que o 'enorme e luxuoso' volume é a primeira coletânea deste tipo, com artistas como Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko, Frank Frazetta, Walt Kelly, Dr. Seuss, Syd Hoff, Jules Feiffer, George Carlson, John Stanley, Dan deCarlo, Sheldon Mayer e Carl Barks, com HQs infantis dos anos 1940 e 50, sobretudo. Os quadrinhos são coloridos e trazem desde histórias de super-heróis até contos-de-fadas e os indefectíveis animais antropomorfizados.

Carl Barks, é sabido, teve alguns trabalhos fora da Disney. Na década de 1940, por sinal, fez quadrinhos para títulos da Dell, com personagens da MGM, Andy Panda (Walter Lantz) e até mesmo uma HQ de Pernalonga (Warner), entre outras. Na mesma época, contribuiu para o gibi March of Comics, que possivelmente será a fonte da coletânea em questão. A ver.

11 de jul de 2009

Pato Donald trará as HQs inéditas de Don Rosa no Brasil

Por José Rivaldo Ribeiro e E. Rodrigues

PLANETA GIBI EXCLUSIVO — A Editora Abril publicará histórias ainda inéditas no Brasil do mestre Don Rosa nas próximas edições do gibi Pato Donald. Além disso, está programada a publicação de diversas HQs especiais na revista, dentro das comemorações do aniversário de 75 anos do personagem, incluindo um remake de Carl Barks.



Em Pato Donald #2373, nas bancas no início de agosto, sairá The Once and Future Duck (roteiro e arte de Don Rosa). Com 24 páginas, esta HQ foi publicada pela primeira vez em maio e junho de 1996, em partes, nas 'co-irmãs' Anders And & Co. (Dinamarca), Kalle Anka & C:o (Suécia) e Donald Duck & Co (Noruega) #1996-21-22-23. Em seguida, saiu em diversos outros países europeus, como Itália, Alemanha, França e Holanda. Walt Disney Comics & Stories trouxe-a também em três partes, no início de 1997, nas edições # 607 a 609. Na aventura, Professor Pardal encontra-se com o Rei Arthur quando testa o capacete do tempo que acabara de inventar. Lampadinha, Donald e os sobrinhos completam o quadro. Curioso notar que trama semelhante ocorreu num episódio da série televisiva DuckTales (em 'Sir Gyro de Gearloose', exibido originalmente em 6 de outubro de 1987, nos EUA).


Em Pato Donald #2374 (set/09): The Sign of The Triple Distelfink. Roteiro e arte de Don Rosa, com 14 páginas. Primeira publicação em janeiro de 1998 na tríade Anders And & Co., Kalle Anka & C:o e Donald Duck & Co #1998-04. A aventura retrocede ao século retrasado para contar como começou a sorte que permeia a família de Gastão. E retorna ao presente, com Donald e Gastão jovens. A família Pato comparece em peso nessa HQ, inclusive antepassados (vide aqui um post nosso que cita essa história). Publicada em vários países europeus, Rússia incluída, nos EUA saiu em Uncle Scrooge #310, ainda pela Gladstone, em 1998.


Em Pato Donald #2375 (out/09): From Duckburg to Lillehammer. Roteiro e arte de Don Rosa, com 12 páginas. Foi publicada quase que simultaneamente em vários gibis europeus, no início de 1994. Mas a americana Donald Duck #283, da Gladstone, chegou às bancas primeiro que as outras, em janeiro daquele ano. Aqui, Donald tentará vencer Gastão numa competição. A Lillehammer do título é, de fato, a cidade norueguesa que sediou as Olimpíadas de Inverno de 1994. Na HQ, o desejo de Donald é participar desse evento.


Em Pato Donald #2376 (nov/09): The Duck Who Never Was. Roteiro e arte de Don Rosa, com 16 páginas. A história saiu em vários gibis que comemoravam o aniversário de 60 anos de Donald, entre maio de junho de 1994. O primeiro deles a chegar às bancas, contudo, foi o alemão 60 Jahre Donald Duck. Nos EUA, foi publicada em Donald Duck #286, uma edição especialmente dupla. Huguinho, Zezinho e Luisinho fingem se esquecer do aniversário do tio porque estão lhe preparando uma festa surpresa. Deprimido, Donald deseja nunca ter nascido.

Além dessas, o gibi trará outras histórias especialmente selecionadas para comemorar o aniversário de Donald. Entre elas, destacamos:


King Scrooge The First. Um clássico de Carl Barks, desenhado em 1967 por Tony Strobl. Aqui, um remake por Daan Jippes, com 21 páginas, publicada pela primeira vez em dezembro de 2007 em Carl Barks' Samlede Værker XXVIII (o equivalente dinamarquês/norueguês/sueco ao nosso O Melhor da Disney). No Brasil, a primeira versão saiu em Tio Patinhas #32 (mar/68), e ganhou republicação, mais recentemente, em O Melhor da Disney #24 (set/06), com o título Xá Patinhas, Primeiro e Único. Nesta aventura, Tio Patinhas, Donald e os sobrinhos são hipnotizados para localizarem, num deserto, um tesouro escondido há 4000 anos por seus antepassados.


The Amazon Queen. HQ de 24 páginas, roteirizada por John Lustig e desenhada pelo mestre William van Horn. Primeira publicação em janeiro de 1990, na americana Donald Duck Adventures #20 (Gladstone), ganhando a Europa em seguida. A história traz Donald, sobrinhos e Tio Patinhas numa nova aventura dos patos na amazônia brasileira.

Notas:

O Inducks registra ainda as seguintes HQs de Don Rosa, não listadas acima, também inéditas no Brasil:

Uncle Scrooge — A Matter of Some Gravity (1996, 16 páginas. Dinamarca Anders And & Co. #1996-32 — D96001), que será publicada em Tio Patinhas, em 2010.

Duck Tales — Back in Time for a Dime! (1990, 4 páginas, roteiro de Rosa, arte de Cosme Quartieri. EUA DuckTales Magazine #2 — KDTM90i).

Uma gag de uma página, Uncle Scrooge (da revista alemã Tempo Magazin #1995-10 — GTEM9510 ).

Crédito dos scans: outducks