' '

31 de mai de 2009

Num mês de junho distante...

Por E. Rodrigues

1934: O Pato Donald apresenta-se ao mundo: estreia o curta A Galinha Sábia.

1973: morre Gwen Stacy, a namorada do Homem-Aranha, em Amazing Spider-Man #121. Depois disso, o aracnídeo e os gibis de super-heróis nunca mais foram os mesmos.

30 de mai de 2009

E Bolinha Teen, também...

Por E. Rodrigues


O Jornal da Tarde, de São Paulo, publicou matéria de capa em seu caderno de Variedades dedicada à onda de personagens adolescentes. Estão lá as Meninas Superpoderosas, Ben 10, Turma da Mônica Jovem e Luluzinha Teen, com a divulgação da transformação de Bolinha. Do Bolinha clássico, só se manteve a cor dos cabelos, por sinal. Agora ele trocou o violino pela guitarra e não é mais gordinho, como já havia sido previamente divulgado.

29 de mai de 2009

Luluzinha Teen revelada

Por E. Rodrigues
Fonte: blog Universo HQ


O jornal Valor Econômico publicou hoje texto e ilustração sobre o novo mangá da Ediouro, Luluzinha Teen, que está sendo produzido no Brasil e deverá ser lançado em junho, com tiragem de 100 mil exemplares.


O blog do Universo HQ publicou scan do jornal. Parte do texto diz: A Ediouro acompanhou atentamente o amadurecimento da Mônica de Maurício de Sousa, que também ganhou seu gibi como adolescente, e diz Pedroso que pensou "em como seria o mesmo processo com a Luluzinha". Depois de acertar a autorização com a detentora dos direitos da personagem, a Random House, a Ediouro começou a transformar Luluzinha, Bolinha (magro e músico), Glorinha (fashionista), Alvinho (surfista) e Aninha (geek) em uma turma que falasse com os adolescentes de 12 a 16 anos. O investimento foi de R$ 1 milhão e o lançamento terá ações no ponto de venda e na internet. O blog da Luluzinha (http://www.luluteen.com.br/) - uma atualização de seu diário da infância -, aliás, vai ser uma ferramenta para promover ainda mais a conexão com o público alvo. "Luluzinha ficou tão bonita e interessante que os meninos também vão se encantar."

Disney Comics na Boom Studios?!

Por E. Rodrigues


O boato da semana: a Boom! Studios teria obtido a licença para voltar a publicar os títulos clássicos Disney no mercado americano, como Comics & Stories e Donald Duck. A história começou, aparentemente, com nota postada por Rick Johnston no site Comic Book Resources.


A Boom! foi fundada em 2005 e tem licença para publicar nos EUA quadrinhos das linhas Disney Pixar e Disney Muppets.


A (até agora ainda oficial) editora americana da Disney, a Gemstone, tem um anúncio publicado em seu site há meses, informando que os títulos não estariam cancelados, mas apenas suspensos. Deve ser dito que a Gemstone, durante quase 6 anos, fez um trabalho primoroso com os quadrinhos Disney. Edições com papel de qualidade, com material bem selecionado, uma profusão de especiais memoráveis... Mas, aparentemente, sofreu com o encolhimento da demanda por comics, como de resto ocorre em todo o mundo há tempos.


Walt Disney Comics & Stories, que em mais duas edições chegaria ao seu nº 700, foi lançada em 1940. Durante a década de 1950 alcançou o invejável título de gibi mais vendido nos EUA. Um eventual cancelamento do título, para um colecionador de HQs Disney, seria como enfrentar - digamos - o desaparecimento de O Pato Donald no Brasil.


Leia mais sobre a situação Gemstone/Disney aqui.

28 de mai de 2009

Hans Staden e O Minotauro em HQ

Por E. Rodrigues


Depois de quase dois anos do lançamento de Dom Quixote da Crianças, a Editora Globo finalmente lançou novos volumes da série Monteiro Lobato em Quadrinhos: Aventuras de Hans Staden e O Minotauro, à venda nas livrarias. Os livros têm formato magazine e 64 páginas cada, à exceção de Hans Staden, com 96 páginas.

O plano da obra de Monteiro Lobato na Globo prevê, ainda, mais três futuros lançamentos desta coleção de adaptações em HQ da literatura infanto-juvenil: Peter Pan, Fábulas e Os Doze Trabalhos de Hércules.


Clique aqui para comprar quadrinhos do Sítio em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

26 de mai de 2009

Sai o Almanaque Maluquinho nº 8, pela Globo

Por E. Rodrigues

A Editora Globo anunciou o lançamento de Almanaque Maluquinho #8 O Som da Turma. O gibi/livro será vendido apenas nas livrarias, e segue o padrão das edições anteriores: formato pouco menor do que o americano (17 x 24cm), capa cartonada e 64 páginas de quadrinhos.



A série de almanaques começou em janeiro do ano passado, um mês depois de cancelados os gibis Menino Maluquinho (29 edições), Julieta (idem) e Junim (6 edições), que eram vendidos em bancas. Na época, as edições de janeiro chegaram a ser anunciadas, mas nunca viram a luz do dia.

Pela Globo também saíram 15 edições de quadrinhos em formato magazine da Coleção Ziraldo e 3 edições de Curta o Menino Maluquinho, de tiras, todos vendidos em livrarias.



Nas bancas, além dos gibis já mencionados, a Globo lançou 4 edições de Férias Maluquinhas (em formato magazine, com quadrinhos e passatempos) e 8 edições encadernadas dos gibis, chamadas de Almanaque Especial Turma do Menino Maluquinho. Sem falar das raras 6 edições de Menino Maluquinho - Suplemento do Jornal Expresso, de out/06.

Antes de ser publicado pela Globo, Menino Maluquinho teve 70 edições pela Editora Abril, além de especiais e edições em formato americano. Depois disso, a Editora Terra reproduziu ao menos 10 edições desses gibis da Abril.



TODOS OS ALMANAQUE MALUQUINHO:

#1 - Esportes Radicais - jan/08
#2 - O Japão dos Brasileiros - abr/08
#3 - Julieta no Mundo da Culinária - mai/08
#4 - Bocão e os Bichos - jun/08
#5 - Viagens da Carolina - jul/08
#6 - Pra Que Dinheiro? - ago/08
#7 - Shirley Valéria Tá na Moda - dez/08
#8 - O Som da Turma - jun/09


Clique aqui para comprar gibis do Ziraldo em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

Bidu terá Edição Especial de 50 Anos!

Por José Rivaldo Ribeiro

Publicado no jornal Correio Popular — Campinas:

"Para comemorar o aniversário, Mauricio prepara para julho uma exposição de seus originais. O autor, inclusive, andou recolhendo desenhos em Santa Isabel, cidade onde nasceu, e em Mogi das Cruzes, onde morou, já que tinha o costume de dar seus originais a amigos e conhecidos. Também está planejada uma edição especial com Bidu, ainda sem data para ser publicada."

Esta data tão especial e significativa para os quadrinhos brasileiros não passaria em branco pelo Planeta Gibi Blog.

Em homenagem aos 50 anos do primeiro personagem do Mauricio, estamos preparando um Guia do Colecionador repleto de curiosidades, ilustrado com as capas dos gibis dedicados ao cãozinho azul, desde o raríssimo Zaz Traz até o Almanaque Bidu & Mingau, da Panini.

Aguardem...

25 de mai de 2009

Luluzinha Teen e sua Turma

Por E. Rodrigues
 Saiu na revista Época desta semana a curiosa notinha: "Hoje a adolescência chega mais cedo com os tweens, faixa etária entre os 8 e os 14 anos. Daí o sucesso das revistinhas da Turma da Mônica Jovem, com a menina dentuça e seus amigos crescidos, em estilo mangá japonês. Em junho, a Ediouro lança Luluzinha Teen e sua Turma, em que a morena dos cachinhos e seu rival e amigo Bolinha vivem dilemas adolescentes. Será que em 2020 nossos heróis dos quadrinhos estarão vivendo aventuras como levar os filhos à escola ou tentar subir na carreira?"

O Planeta Gibi confessa que não achou nenhuma referência a essa variação da personagem clássica em nenhum canto da net. Se alguém tiver alguma pista...

24 de mai de 2009

Começa a minissérie sobre os games

Por E. Rodrigues


O gibi Turma da Mônica #29 já foi lançado e traz a primeira parte da minissérie Game na Real. Nessa aventura, Cascão e Cebolinha passam horas se divertindo com um game. Mas ficam estupefatos quando, inesperadamente... bem, é melhor não estragar a surpresa dos leitores!

O release informa que Game da Real abordará temas como a compulsão pelos jogos, a substituição da leitura pela eletrônica, a banalização da violência (por contraposição com a humanização dos heróis), entre outros. Como já acontece nessa primeira parte publicada, espera-se que a "turma" repense sua relação com os jogos e, eventualmente, que essa reflexão determine uma mudança sadia de comportamento.


Clique aqui para comprar Turma da Mônica — Uma Aventura no Parque em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

22 de mai de 2009

A vez do Professor Pardal

Por E. Rodrigues

Depois de Tio Patinhas e do Pato Donald, a Dark Horse anunciou a pré-venda da estatueta do Professor Pardal, dentro da série Classic Uncle Scrooge Characters. O lançamento será em setembro.

20 de mai de 2009

Apresentando Dr. Mouse

Por E. Rodrigues



Topolino #2775 chegou às bancas de São Paulo nesta semana trazendo o primeiro capítulo de Dr. Mouse, sátira ao bensucedido seriado televisivo House.

A minissérie tem arte de Alessandro Perina e texto de Fausto Vitaliano. Durou quatro episódios, com 67 páginas no total. No Brasil, tem publicação prometida pela Editora Abril para o próximo semestre, no gibi do próprio Mickey.



Vitaliano também escreveu a ótima minissérie Todos os Milhões do Tio Patinhas, publicada no Brasil no ano passado. Já Perina desenhou alguns episódios de Os Mágicos de Mickey, que saiu por aqui em 2007, no gibi Aventuras Disney.





O seriado House estreou nos EUA em novembro de 2004 e já está em sua quinta temporada, transmitida pela Fox. Na semana passada, estava entre as vinte maiores audiências da TV aberta norte-americana, com quase 14 milhões de espectadores. No Brasil, é transmitido pela Universal Channel.

Topolino é uma publicação semanal da Disney Italia. Foi lançado em abril de 1949 e hoje já está em sua 2791ª edição. No Brasil, o gibi é distribuído para algumas poucas bancas e nas livrarias de alguns aeroportos, com cerca de três meses de atraso em relação ao seu lançamento original.




Clique nos links para comprar em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop: Topolino   Mickey   Aventuras Disney   Todos os Milhões do Tio Patinhas

Capa definitiva de Tina nº 1

Por José Rivaldo Ribeiro

Agora é definitivo! O portal Turma da Mônica acaba de divulgar oficialmente a capa da revista Tina #1.


A ilustração é aquela mesma já divulgada em Turma da Mônica Jovem #9 e publicada aqui. Mas a quantidade de texto que adicionaram nesta versão final da capa faz-nos pensar que Tina será menos gibi do que seus fãs queriam. O subtítulo "a revista com a sua cara" também deixa essa impressão, de que seria uma coisa mais na linha 'revista para menininhas'. Veremos.

19 de mai de 2009

Novos Lançamentos de Tex Willer

Por José Rivaldo Ribeiro

Chegaram às bancas nesta segunda quinzena de maio, duas publicações aguardadas com ansiedade pelos colecionadores e leitores do ranger Tex Willer.

Almanaque Tex #37 – Batismo de Fogo

A publicação não conta apenas com HQs maravilhosas como Retorno a Culver City (que todo leitor de Tex tem que ler): a edição traz também reportagens e matérias sobre o universo western, dicas de filmes, fotos e curiosidades sobre atores, fotografias de desertos e cenários, biografia de personalidades afins... enfim, uma verdadeira enciclopédia de faroeste.

O almanaque inicialmente era bimestral. Depois passou a ter periodicidade irregular, oscilando entre bi e trimestral. Entre 2005 e 2008, saíram regularmente três edições por ano. A última edição da série tinha sido lançada em agosto do ano passado.

Tex Especial de Férias nº 08 - Grito de Guerra

Publicação com periodicidade anual, lançada regularmente desde junho de 2002. Quem deu início a essa maravilhosa mania de edições especiais anuais foi a extinta Vecchi, a partir da raríssima "edição quem tem, tem" Tex #22 — Edição Especial de Natal.

A editora seguinte da Bonelli no Brasil, RGE-Globo, fixou o número de páginas e simplesmente ignorou os especiais de férias e Natal.


Em 1999, a Mythos apostou de novo nesses especiais, mas com numeração independente. E para aqueles saudosistas que gostavam de ver um Tex de fim de ano com bastante páginas e HQs completas, a editora não deixou por menos, lançou Tex Anual, que chega às bancas todo mês de dezembro, desde de 1999.


Clique aqui para comprar Tex em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop. Todos os lançamentos Bonelli têm 20% de desconto.

17 de mai de 2009

Turma da Mônica Jovem nº 10 — Prévia

Por José Rivaldo Ribeiro


Mauricio divulgou no Twitter a prévia da capa de TMJ 10, sem detalhes editoriais. Abaixo, a capa definitiva:

Clique aqui para comprar Turma da Mônica Jovem em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

16 de mai de 2009

Disney Treasures 9ª Série: Zorro

Por E. Rodrigues

Já estão em pré-venda na Amazon os DVDs da 9ª Série de Disney Treasures (cujo histórico você pode conferir aqui). O lançamento será em novembro próximo.

Numa linha totalmente distinta das oito séries anteriores, apenas duas latas foram anunciadas e, ao invés do tradicional DVD duplo, desta vez cada volume trará 6 DVDs, contendo respectivamente as 1ª e a 2ª temporadas completas da série televisiva live-action Zorro, transmitidas entre 1957 e 1959.

Desta série cult é que surgiram os quadrinhos de Zorro, publicados com sucesso no Brasil, nos anos 1970, sobretudo em Almanaque Disney.

O personagem também estrelou três números de Edição Extra, que estão entre os mais raros e valorizados pelos colecionadores.

Zorro também estrelou dois almanaques (jun/82 e jan/83), que republicaram suas aventuras.


Edição Extra #57 — Maio de 1974

Traz HQs produzidas por artistas brasileiros, como Primaggio Mantovi, Ivan Saidenberg e Walmir Amaral de Oliveira. Na época, o gibi se chamava Mickey Especial. O número 57 foi atribuído posteriormente pela Editora Abril, no final da década de 1970, por ocasião da reorganização desta coleção. Este é, na verdade, o sexto número de Edição Extra, e também é conhecido como "Zorro Capa Vermelha".
Edição Extra #59 — Julho de 1974

Apenas uma das HQs desta edição não foi produzida no Brasil. Trata-se do 8º número da coleção — considerando que a Abril, quando da citada reorganização, estranhamente considerou o especial Festival Disney: Disney On Parade como um número de Edição Extra. Este gibi também é conhecido como "Zorro 1ª Capa Amarela".

Edição Extra #64 — Maio de 1975

Mescla histórias americanas e brasileiras. Também chamado, por colecionadores, de "Zorro 2ª Capa Amarela". Este é o 13º volume de Edição Extra, que somente passou a apresentar número na capa no final da década de 1970. Em breve voltaremos aqui a esta coleção e também às curiosidades que envolvem a adoção de numeração nas capas dos gibis da Editora Abril em geral.

Clique aqui para comprar Edição Extra em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

14 de mai de 2009

Mickey comemora hoje 81 anos

Por E. Rodrigues


Há exatos 81 anos surgia Mickey Mouse. Apesar de a Disney considerar 18 de novembro a data oficial de nascimento do camundongo, por ser esse o dia da primeira exibição do curta Steamboat Willie, mais de 6 meses antes, precisamente no dia 15 de maio de 1928, o verdadeiro debut acontecera com Plane Crazy, que seria sonorizado e relançado no ano seguinte.


Plane Crazy, de quebra, também marca a estreia de Minnie Mouse e de Clarabela. O curta, de 6 minutos e de direção creditada ao próprio Disney, pode ser conferido no DVD Mickey Mouse in Black & White Volume 1, da série Disney Treasures (para saber mais desta coleção, leia nosso post aqui).


Luluzinha em novos álbuns

Por E. Rodrigues


A Dark Horse acaba de lançar nos EUA um novo álbum de Luluzinha: Little Lulu: The Alamo and Other Stories. Com 200 páginas coloridas, o livro retoma a publicação em ordem cronológica de todas as HQs da turma que tanto inspirou os personagens de Mauricio de Sousa.

A coleção iniciou-se em maio de 2005 e teve, até janeiro do ano passado, 18 álbuns publicados, todos em preto-e-branco. No meio do caminho (em set/2006), também havia saído um único volume em cores, o Color Special. Além do novo álbum, a editora americana também já colocou em pré-venda o 20º volume, Little Lulu: The Bawlplayers and Other Stories, que trará as HQs que saíram originalmente em Little Lulu #94 a 99 (previsto para agosto próximo).

No Brasil, a Devir chegou a publicar 6 números da coleção Luluzinha, também em preto-e-branco e formato americano, mas com a metade das páginas das edições da Dark Horse (entre jun/2006 e abr/2008).

Antes disso, Luluzinha foi publicada aqui pela Editora O Cruzeiro, desde julho de 1955, e pela Editora Abril, entre julho de 1974 e julho de 1995 (que foi, infelizmente, a última vez que um gibi da turma chegou às bancas brasileiras).


Clique aqui para comprar Luluzinha e Bolinha em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

12 de mai de 2009

Franjinha na caixa da Coleção Histórica

Por José Rivaldo Ribeiro


A caixinha da Coleção Histórica #11 é estrelada pelo Franjinha. O título, agora bimestral, traz as republicações das edições #11 das revistas Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e Magali.

Lançada durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro de 2007, a coleção passou por vários percalços até alcançar uma periodicidade aceitável.

Entre os #1 e 8, os gibis da Coleção Histórica vieram acondicionados numa caixa colecionável, já montada e colada.

O #1, dentro da caixa, é uma raridade absoluta: quem tem tem. Segundo nos informou funcionário da Panini, as caixas devolvidas pelos jornaleiros voltaram imprestáveis para venda em sistema de redistribuição (até então, a distribuição era setorizada). A Panini não teria se interessado em imprimir e montar novas caixas, o que acabou tornando a primeira edição uma mosca branca.

Por sinal, todas as edições com as caixas intactas (leia-se: que não estejam amassadas) já atingem um valor respeitável. E talvez para evitar novos problemas, a partir do #9 a caixa passou a vir desmontada.




Clique aqui para comprar Coleção Histórica em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

Historinhas Sem Palavras nº 1

Por José Rivaldo Ribeiro

Chegou hoje às bancas o esperado Almanaque Historinhas Sem Palavras #1.

A publicação certamente irá agradar aos leitores de várias faixas etárias, pelo simples fato de proporcionar uma "leitura" fácil e agradável. Afinal, quem precisa de balões para dar boas gargalhadas?

Completam a linha Almanaque Historinhas... o de Uma Página, de Duas Páginas e de Três Páginas. As piadas em relação aos possíveis futuros lançamentos da coleção são inevitáveis. A melhor, em nossa opinião, foi o post de um internauta no Orkut: "Fiquem tranquilos: no máximo só vai chegar até o almanaque historinhas de 10 páginas, porque a Mônica só tem dez dedinhos para mostrar na figurinha que identifica a coleção"!

Detalhe só para colecionadores muito exigentes: a capa do almanaque lançado agora é de papel com gramatura bem superior aos demais da Panini.

Almanaque Historinhas Sem Palavras tem 84 páginas e é uma publicação semestral. A data do expediente do #1 é abril de 2009.


Clique aqui para comprar esses Almanaques em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

11 de mai de 2009

Gibis da DC Kids de abril

Por E. Rodrigues

Com algum atraso — o que não é incomum para estes títulos — saíram hoje as edições da DC Kids do mês de abril: Scooby-Doo! #55 e Tom & Jerry #35.

Tom & Jerry foi lançado pela Panini em ago/04. Teve sua publicação suspensa em jul/05, no #9, e retornou às bancas em jan/07, continuando a numeração de onde havia sido interrompida.

A dupla surgiu em fevereiro de 1940, no curta-metragem Puss Gets the Boot, do estúdio de animação da MGM, com direção (não-creditada) de William Hanna e Joseph Barbera, que conduziriam mais de 100 desenhos de Tom & Jerry antes de fundarem seu próprio estúdio, o famoso e criativo Hanna-Barbera.

Nos quadrinhos brasileiros, passaram pela Ebal (de 1952 a 1981, em diversos títulos) e chegaram à Editora Abril, em dois titulos: O Melhor de Tom & Jerry (29 edições, mai/90 a dez/92) e Tom & Jerry (23 edições, jul/02 a abr/04), além de almanaques especiais.

Sobre Scooby-Doo!, leia um post sobre suas revistas aqui.

Clique aqui para comprar Tom & Jerry da Panini em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop. Lá você também vai encontrar números publicados pela Editora Abril e gibis do Scooby-Doo!

9 de mai de 2009

Scooby-Doo ganha outro gibi na Panini

Por E. Rodrigues


Scooby-Doo! Especial #1, um gibizão em formato magazine com 52 páginas, foi lançado ontem pela Panini. A revista traz três HQs e algumas tirinhas, além de curiosidades, passatempos e um pôster nas páginas centrais.

O gibi periódico de Scooby-Doo! na Panini, por sua vez, saiu em ago/04 e já está na sua edição #54 (o número 55, de abril, não foi lançado até o momento).

A editora também publica, trimestralmente, o Almanaque Scooby-Doo! Lançado em jan/07, sua edição mais recente é a #8, do mês passado. Todas essas revistas reproduzem material inédito publicado pela americana DC Comics, em sua divisão Kids.

O cachorro mais famoso de Hanna-Barbera surgiu em set/69 na série animada Scooby Doo, Where Are You? (no Brasil, Scooby Doo, Cadê Você?). Outras 9 séries se seguiram, totalizando 250 episódios do desenho até 2008.

Nos quadrinhos brasileiros, estreou com título próprio em Scubidu Especial (Editora Abril, 5 edições, nov/73 a dez/1977). Hoje uma raridade, e desde sempre um cult, esse título reproduziu algumas histórias - e capas - publicadas nos EUA pela Gold Key, desde mar/70.

Outros títulos: Scubidu (RGE, 13 edições, jul/78 a nov/79), Scubidu (Abril, 6 edições, jun/81 a fev/82), Scubidu (Cedibra, 3 edições, 1988), Scooby-Doo! Quadrinhos e Atividades (Panini, 29 edições, set/04 a dez/06) e várias edições especiais.


Clique aqui para comprar os gibis do Scooby-Doo! em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.