' '

30 de set de 2009

Ivan Saidenberg

Por E. Rodrigues e José Rivaldo Ribeiro

Difícil calcular a imensa quantidade de brasileiros que não tenha dado alguma vez na vida boas gargalhadas com algum trabalho de Ivan Saidenberg. Pois esse foi o autor de centenas e centenas de roteiros de histórias em quadrinhos produzidos pelos Estúdios Abril, desde o início da década de 1970 até meados dos anos 80.

De Zé Carioca a Superpateta, de Tio Patinhas a Mickey, de Esquálidus a Zorro, teve seus textos ilustrados por artistas como Canini, Herrero, Moacir Soares, Roberto Fukue, Rodolfo Zalla e muitos outros.



Um dos melhores gibis brasileiros já publicados foi todo escrito por ele: a Edição Extra onde surgiu o Morcego Vermelho (mai/73). E também é dele a autoria do Pena Kid, personagem "criado" por Donald e Peninha para ocupar espaço no jornal A Patada, que depois levaria a criação de tantas outras variantes do amalucado primo do Donald. Apenas para ficar em dois exemplos de sua criatividade.

Podemos encontrar suas HQs todos os meses, praticamente, republicadas em Zé Carioca. Recentemente, Quadrinhos e Adivinhos (a estreia de Pena Kid) saiu em Disney Big #2, e muitas outras criações suas acompanhamos nas páginas de Aventuras Disney, dentro do trabalho de recuperação dessas gemas da HQ Brasileira promovido por Paulo Maffia.

Ivan Saidenberg morreu hoje, de complicações do diabetes e insuficiência arterial. Sua obra, no entanto, inquestionavelmente o eterniza.

4 comentários:

  1. O universo Disney acaba de ficar um pouco mais pobre sem o talento do Saidenberg. Morcego Vermelho Pena kid e outros tantos personagens dessa mente criativa e iluminada levem nossos sentimentos a família do Ivan nessa hora tão difícil.

    Mas você fica Ivan... impresso no coração de cada fã seu. E obrigado por todos os momentos felizes e as boas risadas que você nos proporcionou ao longo dos anos com suas tiradas geniais e engraçadas e seu talento incrível.
    Vá em paz e com Deus, você veio a o planetinha azul com uma missão e a cumpriu dignamente. A sua missão fazer milhares de pessoas que adoram quadrinhos Disney felizes. OBRIGADO SAIDENBERG
    Ludy - RS

    ResponderExcluir
  2. Nossa,apenas um comentário solitário do colecionador Ludy.
    Essa é uma situação que realmente EXIJE que os colecionadores comentem sua nota de luto a Ivan,e não fiquem reclamando.

    IVAN VOCÊ NÃO SERÁ ESQUECIDO.SEU NOME ESTARÁ SEMPRE EM UM DOS LUGARES DE DESTAQUE DOS MESTRES BRASILEIROS.

    Quando se realmente precisa comentar,só os verdadeiros fans e colecionadores Disney comentam...
    Pedro R.J

    ResponderExcluir
  3. Ninguém nunca vai esquecer toda a alegria que os trabalhos dele sempre nos proporcionou. O Morgego Vermelho por si só é genial. Valeu, Ivan, Descanse em Paz!

    ResponderExcluir
  4. Com atraso mas com carinho, obrigado pelo Morcego, Ivan.
    Eduardo Takeo Igarashi (Lizarkeo)

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.