' '

28 de ago de 2009

Tesouros Disney — em Quadrinhos


Em agosto de 2006, a editora americana Gemstone iniciou uma coleção em formato americano cujas capas mimetizavam as embalagens dos DVDs Disney Treasures (leia sobre eles aqui). 

Homônima, sua primeira edição foi DISNEY COMICS: 75 YEARS OF INNOVATION — THE OFFICIAL ANNIVERSARY BOOK. Por suas 164 páginas passeavam vários Mestres Disney, como Barks, Rosa, Taliaferro, Gottfredson, van Horn, Scarpa, Canini... 

Canini? Isso mesmo. Raridade num gibi dos EUA, o Brasil deu as caras ali numa HQ de Zé Carioca, por Canini e Fukue (Zé das Filas, de 1980).


O segundo número, de fev/2008, prestou homenagem aos 60 anos de Tio Patinhas: UNCLE SCROOGE: A LITTLE SOMETHING SPECIAL — SIXTY YEARS OF COMICS RICHES. HQs de Barks, Rosa e Rota, entre outros.


A terceira edição seria lançada dez/2008: MICKEY MOUSE IN DEATH VALLEY, em comemoração ao aniversário de 80 anos do camundongo — supõe-se, pois não há nenhuma menção assim na capa. 

Esse volume entrou na espiral de atrasos que os títulos da Gemstone enfrentaram no ano passado e que culminou com a transferência da licença de publicação dos quadrinhos Disney para a BOOM! Studios. Quem sabe daqui a cinco anos?


O quarto volume estava programado para julho passado: DONALD DUCK: 75 UNLUCKY YEARS — THE ONCE AND FUTURE DUCK. Mas as dificuldades financeiras da Gemstone acabaram por sacrificar essa passagem de data tão significativa. As capas dessas duas últimas edições, por sinal, indicavam que a quantidade de páginas do título já seria reduzida para 132.


Por E. Rodrigues
Postado originalmente em 21/abr/2009 dentro de 'Tesouros Disney'. O texto foi agora atualizado.

2 comentários:

  1. Cadê a editora abril fazer isso aki no Brasil??

    ResponderExcluir
  2. Realmente cade fazerem isso pra nós colecionadores aqui, dia de São Nunca talvez.....

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.