' '

31 de jul de 2009

Num mês de agosto distante...

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro


1942: Zé Carioca vem ao mundo: no dia 24 estreia mundialmente no Rio de Janeiro o 6º Clássico Disney, Alô Amigos.

1972: Edição Extra chega às bancas — primeiro como Mickey Extra, com Pateta Olímpico. E dura 160 edições, em mais de 20 anos.
1973: Estreia a cultuada coleção Diversões Juvenis, da Abril. O Gordo e o Magro são os personagens do #1. Leia mais aqui.
1976: A Abril lança Super Mouse #1. Que antes já havia estrelado a edição #33 de Diversões Juvenis (como Possante). E que depois traria na capa, por duas edições seguidas, a numeração de outra série, a Diversões Infantis. Entendeu? Não? Tente aqui.
1977: A primeira das 18 edições bimestrais de Patolino chega às bancas, pela Abril. Pelezinho também. E se esgota em poucos dias. Uma nova tiragem é providenciada às pressas.
1978: A Editora Vecchi lança Zagor #1.

1980: Disney Especial Reedição é lançado, republicando parcialmente o original. Depois de 107 números, o título seria fundido com o próprio Disney Especial, em 1999, e duraria mais cinco edições, porém seguindo a numeração de seu 'pai'.
1981: Um personagem Disney ganha almanaque próprio pela primeira vez na Editora Abril: Almanaque do Peninha #1 supostamente integra a confusa Série Almanaque (veja propaganda aqui). É certo, porém, que os almanaques com personagens Disney tiveram duas levas distintas.

1983: Tex #164 é a última edição publicada pela Vecchi.

1986: Num lance polêmico, a Abril põe nas bancas Secret Wars (Guerras Secretas) muito antes do momento cronológico em que se encontravam as revistas de linha da Marvel no Brasil.
1988: A Cedibra lança gibis de Scubidu e Manda-Chuva. Conhecemos 4 edições de cada um. E He-Man chega à 32ª e última edição, pela Abril.

1989: Sai a deliciosa série fechada As Viagens de Lulu e Bolinha, em 4 números, pela Abril.

1993: Tex Edição Histórica #1, pela Globo.

2000: Carl Barks morre no dia 25, aos 99 anos.

2000: os títulos Marvel e DC Comics iniciam a fase Premium, na Abril.

2001: a fugaz Editora Atlantis lança quadrinhos inéditos do Pica-Pau. O gibi dura pelo menos 7 edições.
2004: a Panini se aventura pelos quadrinhos infanto-juvenis pela primeira vez: são lançados Scooby-Doo!, Tom & Jerry e Powerpuff Girls. Os dois primeiros continuam circulando até hoje.
2005: Almanaque Disney se despede definitivamente das bancas. Em seu lugar, a Abril lança Aventuras Disney. Curiosidade para colecionador: apesar da data no expediente, a última edição de Almanaque Disney chegou às bancas, na verdade, em julho de 2005.
2006: A 36ª e última edição de Almanaque do Gibizinho Mônica (2ª Série) é lançada pela Globo.

Um comentário:

  1. Saudades do Almanaque Disney. Principalmente o dos anos 70.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.