' '

7 de jun de 2009

Pato Donald, 75 anos

Por E. Rodrigues

Lá se vão 75 anos desde que o esquentado Donald Duck surgiu para o mundo.


Em 9 de junho de 1934, estreava nos cinemas o curtametragem The Wise Little Hen, da série Silly Symphonies. Dirigido por Bert Gillett, o curta de 7min40 mostrou o pato pela primeira vez, já com sua roupinha de marinheiro.


The Wise Little Hen - ou A Galinha Sábia - pode ser visto nos DVDs Disney Treasures (leia texto aqui). Abaixo, um storyboard de 1933. Antes disso, curiosamente, protótipos de Donald Duck já haviam aparecido, desde 1931, em dois livros (veja mais no post Família Pato: Donald, nesta semana).

6 comentários:

  1. Nossa! Esse 'Quackmania' é o mesmo desenho que saiu numa revista do Pato Donald, no comecinho dos anos 80, como decalque (daqueles com ferro de passar) de camiseta. Bons tempos aqueles...

    Parabéns ao nosso querido Donald.

    ResponderExcluir
  2. E nada da editora abril fazer uma edição especial dos 75 anos do Donald?
    xandro_gt@hotmail.com
    www.blogdoxandro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. André, é isso mesmo: a figura é da capa da emblemática Pato Donald nº 1470, de janeiro de 1980: pela primeira vez o gibi do Pato tinha capa em papel couché, a quantidade de páginas, assim, aumentou de 32 para 36, além disso estabeleceu o padrão usado por quase todos os demais gibis até hoje: o formatinho. A capa era um transfer (assim como a da edição seguinte e as 2 capas de Zé Carioca das semanas intercaladas).

    ResponderExcluir
  4. Isso! A edição seguinte (nº 1472) vinha com os Escoteiros-Mirins.

    ResponderExcluir
  5. A Abril não vai fazer nenhum especial comemorando a data?

    ResponderExcluir
  6. Expedito, não haverá especial no Brasil. Nos EUA haveria, mas a Gemstone suspendeu as publicações Disney. Veja post sobre este especial aqui no blog, em Disney Treasures.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.